sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Programação da Semana de 18 a 24 de novembro de 2018


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Meditação
Exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia, fizeram com que a ciência constatasse os impactos da meditação no organismo. As pesquisas revelaram que a prática, adotada pelos orientais há milênios, auxilia na produção de neurotransmissores vitais e aumenta a produção de hormônios saudáveis. A meditação foi incluída em 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas do Sistema Único de Saúde. O episódio sobre o tema tem como convidado o médico Paulo Sá, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz e coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


        
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Nathan Cardoso: vivendo o circo
Nathan Cardoso tem mais de 30 anos de carreira artística, no circo e no teatro.  A paixão pelo picadeiro vem de berço. Desde os 7 anos, já fazia papéis no circo da família. No programa, ele conta sua trajetória na arte.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h

                            Segunda, 18h

                            Terça, 9h e 21h

                            Quarta, 15h

                            Quinta, 20h

                            Sexta, 18h

                            Sábado, 9h e 21h                    

Programa MINUTO FASE
Tema: Dia D de combate ao câncer – Vale do Carangola
O Dia “D” de combate ao câncer contou com uma programação especial no Vale do Carangola, em Petrópolis. O evento foi o resultado de uma parceria articulada pela FMP/Fase com a Secretaria Municipal de Saúde, a APPO - Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos -  e as diversas instituições públicas que atuam no bairro. União que proporcionou à comunidade, formada por mais de 5 mil moradores , uma série de atividades educativas e recreativas, além da realização de exames preventivos. As ações foram voltadas para a prevenção dos dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo do útero e o de mama.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Hiroshima e Nagasaki – Testes Nucleares – Celulares/Filipinas
Uma reportagem especial das Nações Unidas relembra o desastre nuclear de Hiroshima e Nagasaki, com o depoimento de uma sobrevivente das bombas atômicas, em 1945. O programa também mostra a importância do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares para evitar uma nova guerra atômica e como é feito o trabalho de monitoramento numa estação da Groelândia. O Ao Redor revela também como a tecnologia dos telefones celulares está facilitando a vida financeira das populações das áreas mais remotas das Filipinas.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 2003- Clara Campos Fernandes – Gastropediatra

Atuando em Brasília tanto na rede pública de saúde quanto na particular, a gastropediatra Clara Campos Fernandes retornou a Petrópolis para se reunir com a  turma de Medicina da FMP, com a qual se formou em 2003. Quinze anos depois, os antigos colegas trouxeram suas famílias e o auditório ficou cheio de crianças. Um reencontro marcado pela emoção.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 FAIXA INTERATIVA
DOMINGO: Em Questão – Racismo e Saúde Mental

SEGUNDA: Em Questão – Cultura Afro-brasileira

TERÇA: Arte & Cultura – Som de Preta: Música e Ativismo

QUARTA: Em Questão – Cotas Raciais e Genética

QUINTA: Em Questão – Raça, Saúde e Educação

SEXTA: Em Questão – A Saúde da População Negra

SÁBADO: Em Questão – População em Situação de Rua

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Doenças dos pobres: endêmicas e negligenciadas
De repente o sarampo, doença considerada extinta no país por organismos internacionais, reaparece com ocorrências em várias partes do Brasil. Uma das explicações foi a da invasão de pessoas vindas da Venezuela, onde a doença ainda existe. O que não justificou-se quando da divulgação de falhas no processo de vacinação que era responsável pela fama de erradicação da doença no Brasil. E a tuberculose, doença antiga, que ainda resiste por conta da interrupção de tratamento pelos pacientes, o que só faz reforçar a resistência dela aos antibióticos existentes no mercado? Doenças antigas e primárias que persistem a tratamentos e campanhas, essencialmente por conta da pobreza e condições precárias de vida de grande parte de nossa população. É o que se discute no programa: doenças negligenciadas e endêmicas por quê? O que será que está acontecendo?
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Prevenção de doenças transmitidas por pombos
Os pombos são comuns na maioria das grandes cidades do país. Fazem parte da paisagem de praças, ruas e avenidas e, muitas vezes, encontram abrigo e alimento bem perto das nossas casas. Mas existe a possibilidade dessas aves transmitirem doenças aos seres humanos e, por isso, a apresentadora Marcela Morato conversa com o veterinário, técnico do Centro de Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Sílvio Pimentel.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Atenção Primária à Saúde no Brasil
O livro “Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa” foi lançado no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018, e tem como objetivo apresentar um panorama da atenção primária à saúde no país, destacando o debate em torno da concepção de um novo modelo de atenção. O Ciência & Letras entrou nesse debate com as duas organizadoras, e também autoras da publicação, as pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), a socióloga Maria Helena Magalhães de Mendonça, e a médica Lígia Giovanella.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SE - Sergipe - Lagarto Ambulatório Trans
O Canal Saúde na Estrada foi a Lagarto, a maior cidade do interior do Sergipe, conhecer o primeiro ambulatório voltado para o processo transexualizador fora de uma capital no Brasil. A iniciativa foi premiada na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, no ano passado, e é também um espaço que contribui para a formação de profissionais de saúde sensíveis às questões que envolvem a transexualidade. Além disso, o Ambulatório Trans de Lagarto, criado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 11 especialidades para atender as demandas de saúde de pessoas trans.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Autonomia dos filhos
Com que idade uma criança já é capaz de sair sozinha de casa? Quando eles estão preparados para ficar em casa sem supervisão de um adulto? E em que medida eles devem evoluir na resolução dos problemas do cotidiano para não depender dos pais e conquistar sua autonomia? O que os pais devem fazer nesse processo? Essas e outras questões são abordadas no Em Família sobre autonomia dos filhos.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Palhaços
“Cara de palhaço, pinta de palhaço, roupa de palhaço”, mas por aqui, ao contrário da música de Miltinho, não tem amargo fim. O Unidiversidade foi saber tudo sobre o universo dos palhaços e traz nesta edição a história, as técnicas, as escolas e vertentes da palhaçaria para o nosso respeitável público.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa de Aniversário
O Histórias de Mãe está em clima de festa! A apresentadora Daniela Moreira conversou com a organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, sobre os temas mais pedidos e dicas sobre a quantidade certa de docinhos pra festa do seu filho. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
 
Tema: Documentário da ONU Brasil sobre o Dia da Consciência Negra
Considerado o maior herói negro nacional, Zumbi dos Palmares é figura presente na história do Brasil. O dia 20 de novembro, feriado nacional, é um convite para relembrar a luta pela libertação dos escravos e para refletir sobre os avanços e desafios da população negra no Brasil. Confira neste documentário, parte da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU.

Tema: Trabalho de Conclusão de Curso - Anna Beatriz Bernardo de Souza - Dislexia
A aluna Anna Beatriz Bernardo de Souza, do 9º período, graduanda em Enfermagem, produziu um vídeo educativo sobre dislexia. Ela é disléxica, passou por muitas dificuldades até aqui e durante o seu caminhar acadêmico, como futura enfermeira e professora, notou a falta de informação da população quando se trata do transtorno. Durante o vídeo, ela explica o que é o transtorno, seus sinais e sintomas, quais são os profissionais que podem ajudar na identificação para um diagnóstico precoce e como a família e a escola devem estar juntas neste processo.
A Anna pretende alcançar muitas famílias e professores, fazendo com que muitas crianças tenham um futuro brilhante, sem abandonar os estudos. E ai, vamos compartilhar esse conhecimento? Compartilhe e deixe sua opinião que é de extrema importância.

FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Suicídio
O suicídio é a causa da morte de 800 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele é a segunda maior causa de morte entre os jovens no Brasil e é um problema de saúde pública mundial. A esmagadora maioria das pessoas que tiram a própria vida sofrem com problemas de saúde mental tratáveis e, muitas vezes, o preconceito dificulta a prevenção. Para trazer mais informações sobre o assunto, o programa fala sobre como o Brasil e o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando o desafio de reduzir esses números e como é o trabalho de cada um nesse campo. Os convidados são a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Patrícia Fanteza; a psicóloga clínica, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Cristina Felisberto; o psiquiatra e psicanalista, coordenador do Grupo de Pesquisa em Prevenção ao Suicídio (PesqueSUI), professor e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Carlos Estellita-Lins; e a socióloga e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Gepesp/UERJ), Dayse Miranda.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Segurança e Saúde nas Fronteiras
A América do Sul atravessa um momento delicado com o grande contingente de pessoas que sai da Venezuela em busca de melhores condições de vida em outros países. O apresentador Paulo Bellardi conversa com o professor de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), Michel Misse, e o especialista em Saúde nas Fronteiras do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Paulo Peiter, sobre o funcionamento dos sistemas de segurança e saúde nas fronteiras.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha vida
"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres , que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.