segunda-feira, 22 de junho de 2015

FMP/Fase e LNCC firmam parceria para desenvolvimento de pesquisas científicas




A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realizaram o primeiro encontro de trabalho, esta semana, para discutir a viabilização de pesquisas científicas, fruto de uma parceria entre as duas instituições. A expansão do Centro de Pesquisa da FMP/Fase e a aquisição de um supercomputador pelo LNCC foram fatores determinantes para essa aproximação.
Segundo o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da FMP/Fase, a faculdade tem como foco o fomento a pesquisas que atendam às necessidades da comunidade petropolitana e à sociedade de forma geral. “Nós temos grupos que estão trabalhando efetivamente com os problemas mais atuais das ciências da saúde, o que gerou necessidades, como agregar ao nosso dia a dia instrumentos de análise mais poderosos. O LNCC é uma instituição que tem profissionais especializados em tratar grandes volumes de informações e ferramentas tecnológicas e teóricas que fazem as nossas reflexões avançarem muito”, disse João Miranda.
“Esse contato aqui com a Fase mostrou uma série de oportunidades que vão ser benéficas para os dois lados. O LNCC tem um conhecimento muito profundo das técnicas de modelagem computacional, mas de uma forma geral, e é importante identificar alvos para a aplicação desse conhecimento”, revelou Pedro Leite Dias, diretor do LNCC.
Algumas linhas de pesquisa já começarão a ser trabalhadas por profissionais da FMP/Fase e do LNCC, como a pesquisa de Imunologia voltada para lúpus e diabetes, em conjunto com o grupo de modelagem molecular; o estudo de Medicina Regenerativa em parceria com profissionais de imagem, de sequenciamento e de construção de proteínas; e o projeto de realidade virtual, denominado Gameficação, que vai trabalhar com a equipe de imagens tridimensionais.
Outra pesquisa que poderá ser contemplada por essa parceria estuda o uso de agrotóxicos em Petrópolis. A FMP/Fase também mantém vínculo com outras instituições, como o Inmetro, a PUC-Paraná e a Fiocruz, esta última voltada para a pesquisa sobre Funcionalidade e Saúde do Trabalhador.