quarta-feira, 12 de abril de 2017

Dica de Especialista: Especial Páscoa

Nathalia Ferreira de Antunes
Professora da FMP/Fase e nutricionista



     1)    Qual chocolate escolher?
O ideal é preferir o chocolate com menor teor de gordura possível e maior quantidade de cacau. Atualmente o chocolate meio amargo (40-50% de cacau) é popularmente bem aceito, mas ainda existe resistência quanto ao seu consumo. O ideal é preferir aqueles com teor de cacau acima de 60%.

    2)    Qual o consumo máximo de chocolate por dia?
Não existe uma recomendação fechada. O ideal é conversar com um nutricionista para equilibrar o consumo de chocolate dentro de uma dieta saudável. Uma porção usual é estimada em 25 - 30g.

3)     Por que consumir chocolates que têm avelãs, castanhas e amêndoas?
A combinação chocolate e oleaginosas é interessante pois configuram melhor potencial antioxidante além de as oleaginosas auxiliarem na lentificação da absorção dos carboidratos. Mas não é por isso que vamos comer de forma excessiva, moderação é a palavra chave quando tratamos de alimentação saudável.

4)    Quais são os benefícios do chocolate?
O chocolate está cada dia mais sendo estudado e seus benefícios elucidados. Quanto mais amargo, melhor e mais benefícios terá! Já é bem documentado que o chocolate é rico em flavonóides que conferem capacidade antioxidante. Possui função cardioprotetora, especialmente relacionada à redução da agregação plaquetária. Também tem grande relação com bem estar, pois eleva os níveis de serotonina (sendo indicado no pré-treino para praticantes de atividade física) e possui capacidade anti-inflamatória.

5)    E quais os seus malefícios se consumido em excesso?
O chocolate contém cafeína e não deve ser consumido em excesso. Além disso, devemos pensar também no consumo excessivo relacionado a excesso de calorias ingeridas, o que pode levar ao ganho de peso. 

Assim, chocolate é delicioso e benéfico! Devemos ter atenção ao rótulo do produto para saber o teor de cacau e gorduras para se certificar de que estamos consumindo o melhor!


Feliz Páscoa a todos!