segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Gestão Estratégica


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, nos dias 25 de agosto e 01 de setembro, sábados, das 13h às 17h, o curso de extensão em “Gestão Estratégica – Balanced Scorecard (BSC) e Hoshin Kanri”.  O curso é voltado para pessoas interessadas em aprender ou aprimorar seus conhecimentos em ferramentas para desdobramento estratégico, desenvolvimento de produto e dos processos produtivos. Mais informações e as inscrições, abertas até o dia 22 de agosto, estão disponíveis no site da instituição: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/6718Gestaoestrategica2018/

Fase promove capacitação para trabalhadoras domésticas


Comemorando, este ano, os 20 anos do curso de Nutrição, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou uma capacitação para trabalhadoras domésticas, em parceria com a Casa da Cidadania de Petrópolis. O curso, realizado na última semana, teve como objetivo promover um aprimoramento profissional para reinserção no mercado de trabalho. Para isso, o grupo aprendeu sobre boas práticas higiênico-sanitárias, manipulação de alimentos com segurança, utilização e reutilização integral dos alimentos, preservando ao máximo os nutrientes, e algumas receitas.

Esta é a segunda vez que a faculdade promove o curso voltado para domésticas. Em 2015, outra turma passou por um treinamento semelhante, resultando na contratação de duas participantes. “É muito gratificante estar ajudando através do nosso conhecimento. Nós percebemos que elas são gratas por estarem tendo essa oportunidade. Na última edição, duas pessoas conseguiram emprego logo em seguida, e nós esperamos que o resultado seja parecido, apesar da crise em que o país se encontra”, diz Caroline Geoffroy, professora do curso de Nutrição da FMP/Fase e responsável pela capacitação.

 
As aulas teóricas e práticas, realizadas no Laboratório de Técnica Dietética da faculdade, buscaram abordar conhecimentos que serão importantes para a atuação profissional das domésticas ao trabalharem no contato direto com os alimentos. “Eu sei que para começar nessa área eu preciso ter conhecimentos, e agora acredito que estarei mais preparada, até porque a exigência hoje em dia está bem grande”, comenta a dona de casa, Teresa dos Reis.

O curso da Fase fez parte de uma programação elaborada pela Casa da Cidadania, instituição que trabalha a inclusão, a promoção e a reinserção social, através de cursos, oficinas e palestras. “Nós sempre buscamos parceria com a Fase e somos muito gratos, porque envolve a participação de muitas pessoas. Nós procuramos abranger outros temas, como a autoestima das mulheres e a legislação trabalhista para não buscar somente trabalho, mas também para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explica Carlos Guimarães, secretário executivo da Casa da Cidadania.

A oficina de capacitação de cozinheiras é uma das ações desenvolvidas pela FMP/Fase visando à integração com a comunidade e a promoção de alternativas para a sua autossustentabilidade, uma marca da instituição desde a sua fundação, há 50 anos, em Cascatinha. Ao longo desse tempo, a faculdade vem estreitando ainda mais o vínculo com os moradores petropolitanos, abrindo seus espaços para diferentes vivências e troca de conhecimentos. No Laboratório de Nutrição já foram desenvolvidas diversas oficinas gratuitas, dentre elas a de capacitação de cozinheiros das escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação, que começou no ano passado e vai formar os cerca de 500 profissionais da rede.
Algumas das receitas ensinadas durante o curso: doce de abóbora e bolo com a casca da abóbora.
 
Aula teórica sobre manipulação correta dos alimentos. 
 
 
 



Fase realiza curso de Gestão Estratégica em agosto


O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, exige que os profissionais busquem conhecimentos diferenciados e que possam contribuir com a implementação de melhorias nas empresas em que atuam. Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, nos dias 25 de agosto e 01 de setembro, sábados, das 13h às 17h, o curso de extensão em “Gestão Estratégica – Balanced Scorecard (BSC) e Hoshin Kanri”.

Voltado para pessoas interessadas em aprender ou aprimorar o conhecimento em ferramentas utilizadas por grandes empresas, o curso tem o objetivo de capacitar os participantes nos conceitos e metodologias do BSC, um sistema de suporte à decisão da controladoria, e sua integração com a técnica de gestão Hoshin Kanril. Os participantes receberão certificado.

“A ideia é auxiliar na rotina de trabalho do aluno, fornecendo um maior entendimento dos principais indicadores utilizados para medição do desempenho de uma empresa e demonstrando o raciocínio estratégico que as empresas utilizam para visualizar o futuro”, afirma Talita Hansen Guerra Frinzi, responsável pelo curso.

Talita é engenheira de produção, tem MBA em Gestão de Negócios e é mestranda em Sistemas de Engenharia, 6 Sigma Black Belt (Nortegubisian Consultoria) e auditora líder da norma ABNT NBR ISO 9001 (HGB Consultoria). Além disso, possui experiência nas áreas de Engenharia e Qualidade em empresas multinacionais e nacionais como Carl Zeiss Vision, GE Aviation e Grupo Petrópolis, entre outras capacitações.

Mais informações e as inscrições, abertas até o dia 22 de agosto, estão disponíveis no site da instituição: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/6718Gestaoestrategica2018/

Programação da Semana de 19 a 25 de agosto de 2018



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Saúde Mental e Humanização do Cuidado
3 % dos brasileiros sofrem de transtornos mentais graves. Outros 12% têm dependência química (álcool ou drogas). Isso sem contar os casos mais brandos de depressão, ansiedade e as pessoas com algum tipo de sofrimento psíquico que não chegam a procurar tratamento médico ou psicológico. É muita gente precisando de ajuda e muitos problemas a serem solucionados para garantir o atendimento adequado a esses pacientes. O programa sobre saúde mental e humanização do cuidado tem como convidado o enfermeiro, Tiago Braga do Espírito Santo, tutor da Residência Uniprofissional de Saúde Mental do Hospital Pedro Ernesto, da UERJ, no Rio de Janeiro.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Alfaiate de Asas
O mais recente trabalho do artista plástico e designer, Claudio Partes, “Alfaiate de Asas” surgiu de um poema. As peças são feitas com elementos naturais ou objetos reutilizados, que acrescidos de asas ou penas ganham um novo significado. Alguns “alfaiates” surgiram de materiais pequenos e leves como agulhas e alfinetes. Outros, brincam com o contraste, como é o caso de um paralelepípedo, que - apesar do peso - também alçou voo no projeto do artista.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Grupos de Pesquisas – 23ª Semana Científica
Aproximar a produção científica da rotina dos estudantes universitários. Essa foi a proposta das palestras de apresentação de pesquisas da 23ª Semana Científica da FMP/Fase. Uma oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada a importância e os resultados do trabalho desenvolvido pelos nove grupos de pesquisa da faculdade. Estudos realizados nas áreas de Imunologia Básica e Aplicada, Medicina Regenerativa, Dor Crônica, Epidemiologia em Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Epidemiologia do Câncer, Pesquisa Clínica em Pneumologia e Tuberculose, Inovação, Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social e Representações Sociais, Saúde e Trabalho.

Tema: Apresentação de Trabalhos – 23ª Semana Científica
Compartilhar o conhecimento, seja ele construído no âmbito acadêmico ou na rotina profissional e na comunidade. Essa foi a proposta da 23ª Semana Científica da FMP/Fase ao abrir espaço para outras instituições de ensino e para os profissionais de saúde que atuam em Petrópolis. Ao todo, foram apresentados 107 trabalhos e evidências científicas. Entre eles, um panorama nutricional dos beneficiários do programa Bolsa Família em Petrópolis, uma estratégia inovadora de abordagem de paciente com paralisia cerebral e ações de redução de danos em relação aos desastres ambientais.

Tema: Recepção de Ingressantes 2018.2
Os novos alunos da FMP/Fase, que ingressaram na faculdade no 2º semestre de 2018, foram recepcionados com uma semana inteira de atividades especiais: da meditação à defesa pessoal. A programação de acolhimento contou ainda com momentos de reflexão, que incluíram palestras sobre temas importantes, como o feminismo, o racismo, a acessibilidade e a Saúde Trans.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Futebol
O futebol como instrumento de mudanças sociais. O programa traz três iniciativas que estão ajudando a melhorar a vida de centenas de crianças e adultos, através do esporte: Nas Ilhas Maldivas, ao sul do continente asiático, o Ao Redor apresenta a primeira equipe feminina de futebol do arquipélago – jovens que entram em campo prontas para vencer os preconceitos de gênero. A brincadeira com a bola também tem ajudado crianças que vivem num campo de refugiados da Síria a vencer os traumas da guerra O episódio mostra ainda um exemplo de solidariedade: craques internacionais participam de um jogo contra a pobreza, na Suíça.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Como Vai Você – Medicina – Turma de 1975 - Hélio Aguiar – Ortopedista (Rio de Janeiro, RJ)
O ortopedista Hélio Aguiar falou ao “Como Vai Você” sobre sua formação na Faculdade de Medicina de Petrópolis. O médico, que é da turma de 1975, foi jogador de futebol quando era jovem. A paixão pela prática esportiva teve reflexos na carreira profissional. Hélio acabou cursando três especializações, entre elas a Medicina do Esporte.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte & Cultura - Grupo Teatral Povo do Cafundó - Mergulho nas Tradições Populares

SEGUNDO: Arte & Cultura - Dançando com a alma: A intensidade das Bailaoras da Cia Flamenco de Mi

TERÇA: Arte & Cultura - Rodrigo Andriàn – Arte em movimento

QUARTA: Arte & Cultura - Daniel Miranda – A música me define

QUINTA: Arte & Cultura - Culinária da Serra: Qualidade na mesa

SEXTA: Arte & Cultura - Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

SÁBADO: Arte & Cultura - Calebe Pimentel: Histórias com som e imagem

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Vacinas, o melhor remédio
Nos primeiros anos de 1900, quando o cientista Oswaldo Cruz tratou de vacinar a população do Rio de Janeiro contra a varíola, uma revolta popular que durou uma semana causou 23 mortes, dezenas de feridos e mais de mil presos. Muitos achavam que Iam ficar doentes por causa da vacina. Hoje a varíola é considerada doença erradicada no Brasil, exatamente por conta da vacina.O mesmo aconteceu com a poliomielite. E não há pais que reajam mais contra a vacinação dos bebês. Uma vacina contra a AIDS ou uma vacina que impeça a dengue é uma realidade próxima para os cientistas brasileiros. Uma solução capaz de economizar vidas, recursos financeiros e muito sofrimento. Afinal, desde que o médico inglês Edward Jenner criou, em 1796, a primeira vacina contra a varíola, se tornou consenso entre a comunidade científica que não há método melhor para se erradicar uma doença.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: PICS: Quiropraxia
O Ligado em Saúde apresenta mais uma edição da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS. O tema da vez é a Quiropraxia, prática de correção da coluna para tratar problemas que muitas vezes o paciente ainda nem tinha identificado e promover a saúde de modo geral. Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o bacharel em Quiropraxia e especialista em anatomia humana, Paulo Gomes.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Do Socialismo à Democracia
O livro “Do Socialismo à Democracia: tática e estratégia na Reforma Sanitária Brasileira” analisa o projeto da Reforma Sanitária desde seu início, nos anos 1970, até os dias de hoje de maneira profunda nos campos, teórico e político. Para aprofundar o assunto, o apresentador Renato Farias conversa com o autor do livro, o doutor em Serviço Social André Vianna Dantas e com a historiadora e doutora em Filosofia Virgínia Fontes.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: MS - Campo Grande - Assistência em Saúde para Diabéticos
O Canal Saúde na Estrada foi à capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, para conhecer as ações desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS) para o controle do diabetes por lá. Esta edição mostrou as ações de prevenção e promoção da saúde, o acompanhamento da população desde a infância, o estímulo à prática de atividades físicas e à manutenção de uma alimentação saudável e o programa Hiperdia, que envolve um conjunto de ações para a prevenção e o diagnóstico precoce do diabetes e da hipertensão arterial.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Crianças com altas habilidades
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a psicóloga e Doutora em Educação, Cristina Delou; com a estudante, Bruna Matias; e com a empresária, Roberta Alevatto sobre o que é ter altas habilidades e conhecer os desafios que crianças super dotadas precisam passar para se desenvolverem.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Corpo, Sexualidade e Tabus
Corpo, sexualidade e tabus: mesmo com toda a revolução de costumes que o mundo viveu nos anos 1960/1970 e a nova revolução que acontece a todo vapor nos dias de hoje, o corpo e a sexualidade humana ainda são cercados de tabus nas mais diversas sociedades. Por que esses temas ainda são cercados de aspectos sensíveis? É o que esteve em debate nesta edição do Unidiversidade. Gravado no Sammasati Terapias Integradas, no Rio de Janeiro.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem linfática, separação e escolhas de parto
O Histórias de Mãe mostra os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Além de um bate-papo com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

 
Programa FASE.DOC
Tema: Heróis do Clima: Histórias de Mudança
O ator e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática.

Tema: Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil
O vídeo traz entrevistas com especialistas, acadêmicos e cidadãos de Norte a Sul do país e conta um pouco do histórico de criação das regiões metropolitanas brasileiras, passando por marcos como a constituição de 1988 e o Estatuto das Metrópoles. “Um olhar sobre as Regiões Metropolitanas no Brasil” recupera o debate sobre sobre as dificuldades e os desafios de gestão nos municípios e fomenta a necessidade do envolvimento da população com o tema, estimulando a descoberta e o uso de indicadores e dados socioeconômicos como uma ferramenta de cobrança ao poder público e transformação social.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: 130 anos da Abolição
O programa discute questões que vêm do passado e ainda repercutem diretamente nos dias de hoje em situações como a diferença salarial entre brancos e negros, que recebem 28% menos na média salarial do país; os números assustadores de assassinatos de jovens negros no Brasil, onde um desses jovens morre a cada 23 minutos; e a taxa de analfabetismo entre pretos, que é mais do que o dobro da taxa entre brancos: respectivamente 11,2% e 5%. As convidadas para falar sobre o tema são a pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz e professora do programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, Tania Pimenta; a professora de História do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e uma das idealizadoras do Saravá CBNB e da Campanha Vista Nossa Palavra Flip 2016, Janete Santos Ribeiro; e a pós doutoranda no departamento de História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, Helena Theodora.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Bio-Manguinhos 42 anos
O programa vai falar sobre os 42 anos de Bio-Manguinhos – Instituto de Tecnologia Imuno Biológico da Fiocruz. O apresentador Paulo Bellardi conversa com o Diretor de Bio-Manguinhos – Fiocruz, Maurício Zuma sobre os compromissos com o Sus e sobre a busca pelo aperfeiçoamento da gestão.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha Vida
"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres , que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h Sábado, 22h

 

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.