sexta-feira, 19 de maio de 2017

Programação da Semana de 21 a 27 de maio de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO

Tema: O Trote e o Currículo Oculto nas Escolas Médicas                           
Com quantos quilos de medo se faz uma tradição? O verso da música “Senhor Cidadão”, de Tom Zé, serve para ilustrar o tema deste episódio do Em Questão: O Trote e o Currículo Oculto nas Escolas Médicas. A origem dos trotes remete às primeiras universidades criadas na Europa, na Idade Média. Um termo que vem do trotar dos cavalos e carrega um simbolismo de domesticação, de preconceito em relação aos ingressantes, que – nessa visão – são comparados a animais bestializados que precisam ser civilizados e, por isso, passam por rituais como a raspagem dos cabelos. O programa aborda as consequências do trote para os estudantes e também para os profissionais de Medicina, levando a um exercício da profissão de forma desumanizada, uma vez que a prática apresenta outras facetas que vão além dos momentos iniciais na faculdade e permeiam todo o curso. Nossos convidados são: a assessora da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, a DENEM, Alice Quadros, e o estudante do 3ºo ano de Medicina da FMP/Fase, André Felipe da Rocha.

Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                

Programa ARTE & CULTURA                

Tema: Fernanda Reis – Dançando com as cores
Fernanda Reis era uma menina quando aprendeu os primeiros passos, no estúdio de dança de sua prima. Não parou mais. Fez parte de grandes companhias de dança como Vacilou Dançou, Márcia Milhazes, o Grupo Corpo e a Susan Quinn Dance Company, na Áustria, onde também atuou como professora, na Academy of Dance. Paralelamente, desenvolveu outra paixão: as artes plásticas. Fez graduação em Design e criou a própria marca de produtos artesanais, a Fefafez, agregando parceiros com diversos talentos artísticos e artesãos.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                    

Programa MINUTO FASE
Tema: V congresso ABEM
A FMP/Fase sediou durante três dias, o quinto congresso regional da ABEM, a Associação Brasileira de Educação Médica. Foram três dias intensos, pautados por palestras, oficinas e até uma olímpiada, onde o objetivo era discutir as melhores maneiras de educar e formar os estudantes, para garantir a melhor capacitação profissional e humana.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 

Programa AO REDOR

Tema: Refugiados/Brasil - Basquete/Somália - Quinoa/Andes

No episódio, a questão dos refugiados. Gente que deixou sua casa devido a perseguições étnicas, religiosas ou políticas. O Brasil se tornou o refúgio para quase cinco mil pessoas nessa situação. E a liberdade também faz parte deste programa, que mostra como as escolinhas de basquete estão transformando a vida dos jovens da Somália, que até bem pouco tempo eram proibidos de praticar esportes e outras formas de entretenimento. O Ao Redor também mostra a redescoberta da quinoa, alimento tradicional, cultivado há milênios pelos povos dos Andes, eleito o alimento do ano em 2013 devido ao ser valor nutritivo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h

           

FAIXA INTERATIVA

21/05 – EM QUESTÃO – CARTAS DE ESPERANÇA

22/05 - SALA DE CONVIDADOS - SUSTENTABILIDADE, SAÚDE E AMBIENTE

23/05 - CIÊNCIA & LETRAS - DEPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO + EM FAMÍLIA - VIVENDO COM DOENÇAS CRÔNICAS

24/05 – EM QUESTÃO - PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

25/05 CIÊNCIA & LETRAS - SANEAMENTO: PROMOÇÃO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL + EM FAMÍLIA - FAMÍLIAS SUSTENTÁVEIS

26/05 - EM QUESTÃO – MAIO AMARELO - O SOCORRO ÀS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

27/05 - ARTE & CULTURA - MONTE RORAIMA + UNIDIVERSIDADE - EDUCAÇÃO GAIA

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
 

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA             

Tema: Burocracia X Ciência  
Um exemplo de dificuldades burocráticas que quase impediu o Brasil de desenvolver a primeira linhagem de células tronco nacionais: um líquido especial, que vem do Canadá e precisa ser conservado numa temperatura de menos 73 graus, ficou retido em pleno calor da Alfândega do Rio, obrigando os cientistas a fazerem um revezamento durante dias para levar gelo seco para preservar o produto até conseguir liberar a importação. Sem esse líquido, o “emitízer”, era impossível desenvolver as pesquisas. Neste caso, os pesquisadores acabaram encontrando uma solução criativa ao criar uma nova substância sensível, o “mêizer”, que custou um quarto do preço da substância importada. Mas nem sempre é assim neste jogo entre burocracia e ciência: pesquisadores narram casos de aparelhos danificados, amostras congeladas derretidas e dificuldades de contratação de pessoal, entre muitos outros. Por isso eles defendem mudanças na burocracia que atravanca o progresso da ciência
.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

 

Programa LIGADO EM SAÚDE           

Tema: Lúpus  

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro, mas também todos os demais órgãos. A apresentadora Marcela Morato conversa com o coordenador do ambulatório de lúpus do HUPE/UERJ, Evandro Klumb sobre os tipos de lúpus, as causas, fatores de risco e sintomas.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h
                               Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 

Tema: Meu encontro com os outros  

O livro "Meu Encontro com os outros: memórias de José de Albuquerque, pioneiro da sexologia no Brasil" traz de volta a ideologia do médico que, na década de 1930, ganhou notoriedade ao afirmar que a origem de vários problemas sociais estaria relacionada às questões sexuais. Pedro Albuquerque, filho do sexólogo, encontrou os originais da autobiografia de seu pai e após pesquisa na internet, localizou trabalhos realizados pelo antropólogo Sérgio Carrara, com quem iniciou o processo para a publicação do livro. Para conversar sobre a obra, o apresentador Renato Farias conversa com o doutor em antropologia social, Sérgio Carrara e com a professora associada do Instituto de Medicina Social (IMS), Jane Russo.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          

Tema: Augustinópolis – TO   

Em Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, serviços de atenção básica buscam oferecer algo mais para a saúde dos usuários do SUS. Na Unidade de Saúde da Vila Dezesseis, zona rural do município, o projeto “Adolescentes em Ação” oferece atividades lúdicas como dança, aulas de música e uma biblioteca para atrair os jovens da comunidade, cuidando de sua saúde física, mental e social. Outro projeto com bons resultados é o “Agentes da Alegria”. Os agentes comunitários de saúde do município utilizam a linguagem do teatro para trabalhar na prevenção das DST/Aids. Com muita irreverência, eles fazem da “Oficina do Riso” uma maneira de transmitir conhecimento acerca de métodos preventivos e contraceptivos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      

Tema: Depressão na adolescência    

O programa vai falar sobre um assunto sério e que demanda atenção, a depressão na adolescência. A doença, que pode atingir todas as faixas etárias, nos casos mais graves pode levar até ao suicídio, que é a segunda principal causa de mortes entre jovens, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a estudante, Juliana Andrade e com a psicóloga da Santa Casa/RJ, Lucia Marmulsztejn sobre o tratamento dessa doença e quais as formas possíveis de identificar os sinais de que um adolescente está deprimido.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

     
Programa UNIDIVERSIDADE                            

Tema: 1ª Conferência Nacional Libre de Comunicação em Sáude

O programa foi na I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde e o apresentador Renato Faria vai mostrar dois direitos fundamentais, saúde e comunicação, que devem ser discutidos juntos e debater o que se ganha quando esses dois direitos são contemplados.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30

 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Culinária e adaptação escolar
No programa, receitas super práticas e deliciosas para você fazer para o lanche do seu filho. Um bolo de cenoura e o sanduíche rocambole. O episódio também fala do primeiro contato dos pequenos com a escola e da adaptação. A psicóloga, Anna Maria São Tiago de Melo, explica como devemos agir nessa transição dos nossos filhos.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
Programa FASE.DOC - ONU

Tema: Heróis do Clima: Histórias de Mudança
O ator e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática. O documentário traz nove histórias inspiradoras – em lugares como Índia, Gana, Austrália, Bangladesh, Quênia, México, Filipinas e China – mostrando ações sobre as mudanças climáticas que estão criando postos de trabalho, melhorando a vida de muitas pessoas e transformando sonhos de um futuro melhor em realidade.

Programa FASE.DOC - ONU

Tema: Conferência de Paris sobre o Clima: Adaptando-se a um clima em transformação
Vivemos em um mundo de mudanças climáticas. A ciência continuará evoluindo, mas temos conhecimento suficiente para agir – e estamos agindo. Cometemos muitos erros, mas esta pode ser uma oportunidade para a transformação rumo a um planeta sustentável.

FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

 Programa SALA DE CONVIDADOS

Tema: Segurança no trânsito e SUS  

Estamos no Maio Amarelo, mês dedicado a chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O movimento internacional com o lema "atenção pela vida" foi criado com inspiração em outros que conseguiram repercussões positivas sobre os temas dos quais tratam, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama. Dentro dessa temática, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou entre 25 e 26 de abril, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito, com a participação de palestrantes do Brasil, Argentina, Canadá, Portugal, França e Espanha. Com o aumento da gravidade e do número de mortes em acidentes de trânsito que o Brasil vem acompanhando, o impacto deles no Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos pontos centrais de interesse do seminário. O apresentador Renato Faria conversa sobre esse assunto com a médica especialista em Medicina do Trânsito, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e perita do Detran, Manoela Mussel;com a médica do SAMU e membro do conselho de saúde do Distrito Federal, Olga Messias Alves; e com a doutora em Epidemiologia e pesquisadora associada do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Giseli Nogueira Damacena.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

 Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE

Tema: Desafios da comunicação em saúde
O programa segue no clima da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde (CNCLS), onde esta edição foi gravada, e discute os desafios da comunicação em saúde. Os convidados são a coordenadora geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro, e o assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Luiz Felipe Barcelos.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h
 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Arroz ecológico

O programa fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico, que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

 
Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

 

Avaliação Nutricional


Os professores e alunos do curso de Nutrição lançaram o projeto de pesquisa sobre Avaliação Nutricional e Promoção da Saúde dos Funcionários da FMP/Fase. Desde o dia 25 de abril, os colaboradores vêm participando do questionário sobre estilo de vida e consumo alimentar, medição de altura e perímetro da cintura, e pesagem. Uma vez coletados e analisados os dados, serão desenvolvidas as atividades de intervenção necessárias. Agende um horário no Apoio Acadêmico (2244-6465) e participe você também!