quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fase amplia oferta de cursos para Vestibular 50+


Pensar em como a vida traz novos desafios a cada instante e nos apresenta diferentes formas de realizar aqueles desejos e sonhos que ficaram adormecidos, também é uma maneira de avaliar as decisões que foram tomadas e traçar novos planos. E para falar a verdade, nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos, você não concorda?

Muitas pessoas deixam o sonho de cursar o Ensino Superior em modo de espera por um longo período, seja para dar conta das obrigações do dia a dia, como criar os filhos, trabalhar ou até para realizar outros desejos, como a construção de uma casa, a compra de um automóvel ou mesmo uma viagem. Em outra situação estão aqueles que já se formaram, mas almejam ter mais de uma graduação acadêmica, por diferentes motivos, ampliar os conhecimentos, as chances de uma nova carreira promissora ou com o objetivo de se aprimorar em uma área que sempre teve interesse.

Pensando nesses públicos, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com uma grande novidade este ano: pessoas com 50 anos de idade ou mais que se matricularem, já neste segundo semestre letivo de 2019, vão receber 50% de desconto no valor de todas as mensalidades dos cursos de Administração, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Nutrição, Psicologia ou Radiologia.

Na área de Administração, a Fase oferece um projeto pedagógico moderno, atualizado e dinâmico, com foco no empreendedorismo e nos cenários práticos, com duração de quatro anos. O quadro de professores é formado por mestres e doutores com vasta experiência em ensino, pesquisa e extensão. O curso, que tem avaliação máxima do MEC, nota 5, também é reconhecido pelo Guia do Estudante, da editora Abril, e oferece três opções de formação profissional: Administração em Gestão da Saúde, Administração em Sistemas de Informação ou Administração em Marketing. Os alunos contam com um laboratório de negócios dentro do campus, para atuação no mercado local, oferecendo assessoria e consultoria empresarial.

Já o curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Fase, com duração de dois anos, teve o currículo totalmente reformulado com o objetivo de formar profissionais qualificados para administrar organizações do setor público nos níveis de governo Municipal, Estadual e Federal, contemplando as diversas relações de governo na gestão de políticas públicas em áreas sociais, econômicas e de infraestrutura. Os alunos aprendem a desenvolver competências profissionais com ênfase na administração pública, análise dos cenários, estudo ampliado das políticas públicas e foco na atitude empreendedora. Recentemente, o curso foi avaliado pelo MEC com a nota máxima, 5. 

Voltado para a atuação do profissional nos mais diversos subsistemas que integram a área de RH das empresas, o curso de Recursos Humanos da Fase, que tem duração de dois anos, é um curso Superior de Tecnologia, bem avaliado pelo MEC, tendo recebido nota 4 (de 1 a 5). Os alunos participam de atividades de vivência profissional e da realização de seminários interdisciplinares, com estágios nas diversas áreas de atuação.

Já na área de Nutrição, o curso da Fase tem como objetivo formar profissionais com atitude empreendedora. Nos cenários de prática em parceria com outras instituições e nos laboratórios próprios do Centro de Nutrição e Gastronomia, os alunos vivenciam as diversas possibilidades que essa carreira proporciona: atuação em restaurantes, hospitais, clínicas, creches, academias, indústria alimentícia, vigilância sanitária e muitas outras.

Na formação em Psicologia, o profissional graduado pela FMP/Fase é capaz de realizar avaliações diagnósticas, clínicas, de gestão, educacionais, preventivas e de promoção da saúde. O aluno tem a possibilidade de realizar estágios supervisionados por professores, em todos os períodos. Assim, o perfil do egresso do Curso é o de um Psicólogo firmemente comprometido com valores humanistas, capaz de diagnosticar problemas de natureza tanto psicológica quanto psicossociológica. Todos esses atributos conferem ao curso a avaliação máxima do MEC, nota 5. 


O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FMP/Fase tem duração de 3 (três) anos, integrado aos demais cursos da saúde. O curso, que também tem a nota máxima do MEC, oferece 20% de sua carga horária a distância, além do aproveitamento de estágios e competências para pessoas que já tenham concluído o curso técnico de Radiologia ou em áreas afins. O aluno a sua disposição laboratórios com equipamentos de última geração e estágios supervisionados, em parceria com as principais clínicas radiológicas e empresas de Petrópolis.
 
Os interessados em ingressar em um dos seis cursos da FMP/Fase, que tenham 50 anos ou mais, podem começar os estudos através de transferência, reingresso ou vestibular agendado. As informações devem ser obtidas pelo telefone: (24) 2244-6471.

Alunos de Administração da Fase promovem Workshop Social


O que era para ser apenas mais uma matéria do curso de Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) ganhou outra dimensão e ultrapassou os limites acadêmicos. Através da disciplina curricular Marketing Social, os alunos elaboraram projetos em prol da comunidade petropolitana, que foram apresentados durante a 4ª edição do Workshop Social da instituição. 

O grande destaque desta edição foi o projeto Reviver e Recriar, que atua em dois âmbitos, social e ambiental. Após uma análise regional, foi identificado que há muito descarte de pallets e caixotes de madeira que poderiam ser reciclados e reaproveitados de maneira criativa. Ao verem notícias nos jornais sobre o aumento do número de moradores em situação de rua em Petrópolis, as alunas resolveram elaborar o projeto que atendesse às duas demandas. Uma alternativa sustentável com reciclagem de pallets de madeira e caixotes de feira, sendo utilizados para produção de itens de decoração (bancos, criado mudo, prateleiras, entre outros).

“O projeto tem como propósito a geração de “know how” para residentes da Comunidade Terapêutica Mateus 25:35 que realiza um trabalho de recuperação de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. O intuito do projeto é a agregação de valor para essas pessoas, motivando-as a recomeçar suas vidas e suas carreiras a partir de uma nova perspectiva. Toda a renda arrecadada com a venda dos produtos será destinada à ONG. Os materiais foram doados por empresas de Petrópolis, que se preocupam com a responsabilidade social e ambiental, pois reconhecem a importância da sustentabilidade, principalmente nos dias atuais, em que os recursos estão ficando escassos", explica Gabriela Carvalho, aluna de Administração da FMP/Fase que atua no projeto Reviver e Recriar.


"Esse projeto surgiu na hora certa, pois nossos acolhidos estavam ociosos. Eles adoraram a proposta e começaram a lixar os caixotes e a pintar. O nosso trabalho é conscientizar os moradores de que eles precisam voltar ao mercado de trabalho, precisam sonhar. Eu percebo que, por ter estado em situação de rua, muitos precisam apenas de um incentivo para conseguir seguir em frente", acrescenta Jonas Tavares, presidente da Comunidade Terapêutica ONG Mateus 25:35.

O Projeto Construção Financeira foi criado com o intuito de ajudar pessoas de todas as classes sociais a ter uma vida melhor, não vivendo apenas para pagar contas, mas conseguindo colher os frutos provenientes de seus esforços, desmistificando assuntos como investimentos e poupança. Além disso, os alunos incentivam a produtividade, o networking e um pensamento de sucesso.

O projeto 3ª vitrine surgiu a partir da necessidade de trazer mais visibilidade aos projetos sociais pouco conhecidos. O intuito é divulgar todos os projetos sociais de Petrópolis por meio das redes sociais, centralizando a lista em um site, onde as pessoas possam conhecer um pouco mais do programa, obter informações sobre os projetos e tirar dúvidas sobre como se voluntariar, caso haja interesse.

Já o Projeto do Bem, nasceu de uma parceria com o projeto do grupo 3º Vitrine, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, água e agasalhos para ajudar a população de Jardim Gramacho, um bairro do município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, onde funcionou, de 1976 a 2012, o maior lixão da América Latina, que apesar de ter sido oficialmente desativado ainda funciona, recebendo grandes quantidades de resíduos diariamente, faltando assim estrutura social para os moradores.

"Pesquisando, percebemos que muitos projetos sociais na cidade e no Estado não têm muita credibilidade, porque muita gente não entende o que eles fazem e o motivo dos trabalhos desenvolvidos. Atualmente, estamos ajudando a população de Gramacho, justamente para mostrar à comunidade que se envolver em um projeto social pode gerar muitos frutos positivos e que o trabalho dá certo", afirma Larissa Dutra Fraga, aluna de Administração da FMP/Fase inserida no Projeto 3ª Vitrine.

Através do empreendedorismo social, os alunos mostraram que a Administração vai além dos números, podendo se utilizar de técnicas de planejamento e organização de recursos para proporcionar qualidade de vida à população. 

"Eu acredito que quando conseguimos transformar o nosso conhecimento em ações do bem, ou seja, os alunos trabalham toda a teoria, eles aprendem as disciplinas e conseguem construir um projeto que tem introdução, objetivo geral e específico, visando ações que vão ser feitas para melhorar a sociedade, é um ganho profissional e humano difícil de mensurar", destaca a professora Mônica Fontes, coordenadora do Workshop Social da FMP/Fase.






FASE TV entrevista: Jonas Tavares, da ONG Mateus 25:35


Professora Mônica Fontes, coordenadora do Workshop Social.
Integrantes do projeto Reviver e Recriar.

Integrantes do projeto Educação Financeira.

Integrantes do projeto 3ª Vitrine.

Integrantes do Projeto do Bem.


Homenagem

O professor do curso de Odontologia da FMP/Fase, Ernani Abad, foi homenageado no Congresso Mundial de Endodontia, realizado este mês. Na ocasião foram destacados os serviços prestados pelo dentista à população, ao longo de 50 anos, e os trabalhos realizados por ele quando esteve à frente da Associação Brasileira de Endodontia.


FMP/Fase promove curso de Medicina Baseada em Evidências em parceria com a Universidade de Oxford

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) vai sediar, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o curso Teaching Evidence-Based Medicine (Ensinando Medicina Baseada em Evidências) em parceria com a Universidade de Oxford, através da Oxford-Brazil EBM Alliance. O curso é um dos mais famosos e procurados da instituição britânica, sendo oferecido apenas uma vez ao ano, e essa é a primeira vez que ele será ministrado em outro país. Em Oxford, esse curso é parte da grade ofertada para alunos de mestrado e doutorado em Saúde Baseada em Evidências da universidade. 

A aliança de cooperação científica terá a FMP/Fase como instituição acadêmica de referência no Brasil. Para a faculdade, essa parceria abre a oportunidade de intercâmbio de ensino e pesquisa no âmbito da graduação e pós-graduação com uma Universidade de ponta, referência em Medicina (figura entre as melhores no ranking mundial) e uma das pioneiras no ensino de Medicina Baseada em Evidências. 

“Este é o primeiro curso da parceria acadêmico-científica Oxford-Brazil EBM Alliance, e é focado em capacitar professores e profissionais de saúde para que desenvolvam suas habilidades no ensino de Medicina Baseada em Evidências (MBE) em suas Instituições. Eu acredito que essa aliança de cooperação vá abrir portas para alunos e professores que tenham interesse em programas de extensão e pós-graduação na Universidade de Oxford, além de projetar nacional e internacionalmente a FMP/Fase como um centro de referência nesta área. Além disso, existe a perspectiva de projetos conjuntos de pesquisa envolvendo as duas instituições na área de MBE”, frisa o médico e professor da FMP/Fase, Luís Eduardo Fontes, coordenador do curso de extensão “Ensinando Medicina Baseada em Evidências”. 

O médico ressalta ainda que o ensino adequado de MBE é um elemento fundamental para a prática clínica e de cuidados de saúde mais coerentes e fundamentados nas melhores evidências científicas, levando em consideração os valores individuais dos pacientes e a experiência clínica do profissional. Outro objetivo é que os egressos da primeira turma voltem para suas instituições como embaixadores do curso, estimulando a vinda de outros professores e fomentando novas turmas. Um outro ponto positivo é o intercâmbio que o evento oferece, permitindo e facilitando o contato com profissionais de outras instituições, abrindo espaço para a troca de experiências e novas oportunidades de cooperação dentro do Brasil. 

“O curso vai trazer a Petrópolis professores que atualmente são referência no ensino de Medicina Baseada em Evidências em suas Instituições de ensino, que participarão como alunos da primeira turma. Diversas universidades de todo o país serão representadas, entre elas a FMP/Fase, USP, UFRJ, PUC-Rio, Bahiana, UFScPA, UERJ, São Camilo, UNISUAM, UNIFESP, além de profissionais envolvidos com ensino em instituições como Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO), Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, entre outras”, finaliza o professor. 

Além do prof. Luís Eduardo Fontes, também ministrarão o curso, Enderson Miranda, CEO da OnSomble, empresa americana que desenvolve plataformas de aprendizagem virtual para profissionais de saúde, Rachel Riera, professora adjunta de MBE da Unifesp, e David Nunan, pesquisador sênior da Universidade de Oxford. Nunan passará a ser o primeiro professor visitante da FMP/Fase. Sua atuação em projetos do Grupo de Pesquisa em Medicina Baseada em Evidências - MBE, sob a coordenação do prof. Luis Eduardo, possibilitará a promoção do ensino, da prática e da avaliação da MBE na faculdade, além da projeção nacional e internacional da FMP/Fase como referência de excelência em ensino e pesquisa nessa área.