sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FMP/Fase recebe curso de capacitação no combate à dengue

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase recebeu, nesta sexta-feira (09), o curso de Capacitação em Serviço: “Dengue em 15 minutos”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é capacitar médicos e enfermeiros das unidades de saúde para um atendimento padronizado aos pacientes com suspeita de dengue.


Segundo Rodrigo Fabiano do Carmo Said, consultor técnico do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 62 mil profissionais da área sejam capacitados em todo o Brasil, atuando como monitores, informando às equipes das unidades de saúde sobre o novo modelo de manejo clínico. Essas informações poderão ser repassadas a todos os profissionais da área, que serão instruídos em apenas 15 minutos. “Este ano está caracterizado por um grande número de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro e há o risco de epidemia para 2012”, disse Rodrigo.

Dessa forma, o diagnóstico e o tratamento podem ser agilizados, seguindo a nova proposta do Ministério da Saúde, baseada no manejo clínico, que consiste em cinco passos essenciais: reconhecimento do caso suspeito; reconhecimento dos sinais de alarme da doença, para sua identificação precoce; realização da Prova do Laço, para identificar sangramentos na pele; orientação da classificação do paciente, que pode ser enquadrado em quatro tipos de grupo; e conduta mediante consulta ao protocolo.


Participaram do curso cerca de 50 representantes de 16 municípios que contemplam o Pólo Região Serrana.






Agentes Mirins da Dengue



A FMP/Fase iniciou, em março do ano passado, o curso de Agentes Mirins da Dengue, ministrado no Posto de Saúde da Família de Nova Cascatinha, no bairro Samambaia. O objetivo é disseminar ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.


A iniciativa ocorreu devido à incidência da doença na comunidade, que foi a mais atingida em Petrópolis, registrando 120 casos. A primeira etapa já formou mais de 70 crianças.


A inscrição no curso é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2235 - 2224.