quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ambulatório-Escola realiza festa no mês das crianças

Na última terça-feira (23), a equipe de Enfermagem do Ambulatório-Escola, unidade gerida pela FMP/Fase, e alunos do sétimo período do curso promoveram uma festa em comemoração ao mês das crianças. Dentre as atividades, um palhaço voluntário ofereceu apresentação de fantoches e brincadeiras com bexigas. As empresas da região contribuíram com doces, salgados e bebidas para a festa.

A atividade faz parte do módulo Saúde da Criança, disciplina ministrada no curso de Enfermagem da Fase. Todas as crianças que participaram da festa são assistidas pelo serviço de puericultura do ambulatório, que consiste no acompanhamento do processo de desenvolvimento da criança desde o nascimento até os quatro anos de idade.



 

Coordenadora do curso de Enfermagem da Fase fala sobre ensino e pesquisa no 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem


A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, enfermeira Dra Míriam Heidemann, será conferencista no 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que este ano ocorre em Porto Alegre, de 29/10 a 01/11. A especialista participará de uma mesa redonda no dia 30, às 13h30, no III Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem.

Bastante reconhecido, o curso de Enfermagem da faculdade recebeu em 2012, pelo segundo ano consecutivo, o selo de qualidade Melhores Universidades, do Guia do Estudante (GE). Esta é a segunda vez que Míriam participa como conferencista no evento. Alunos e professores da FMP/Fase também participarão do congresso por meio de apresentação de trabalhos científicos. Os oito temas que foram aprovados abordam assuntos como atividade educativa na atenção básica, a percepção da dor em recém-nascidos em CTI, câncer de mama, dependência tecnológica na adolescência, perfil profissional  dos enfermeiros, ausência dos trabalhadores da Enfermagem, perfil da assistência de Enfermagem, e relato de experiência sobre implantação do Protocolo de Curativo
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

O Congresso Brasileiro de Enfermagem, organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem, é o encontro mais importante da categoria no Brasil e a cada ano acontece em um estado. Em 2013 ocorrerá no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é promover um intercâmbio de experiências de profissionais de todas as regiões do país e atualizá-los nas várias áreas do saber. Haverá cursos, oficinas e até mesmo testes de novos procedimentos e materiais. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site http://www.abeneventos.com.br/64cben/.



FMP/Fase promove feira de saúde no Itamarati

A ação, que fez parte das comemorações do Outubro Rosa, disponibilizou diversos serviços de saúde gratuitos

Para os petropolitanos ficarem em dia com a saúde, na quarta-feira (24/10), os profissionais do Ambulatório-Escola e do PSF Nova Cascatinha, e estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Neto participaram da feira de promoção à saúde, das 9 às 16h, no supermercado Bramil, no Itamarati. Na ação, que fez parte das comemorações do Outubro Rosa, a população contou com diversos serviços gratuitos. Os participantes ainda puderam conhecer as atividades realizadas no Ambulatório-Escola, entre elas, o curso de gestantes e o atendimento a pacientes que necessitam de cirurgias na face.

A ação consistiu em atividades de aferição de pressão, teste de glicose (HGT), avaliação do estado nutricional, além de orientações sobre câncer de mama e de colo do útero, hipertensão, diabetes, saúde da criança, do homem e da mulher, doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Para realizar essas atividades, o evento também contou com o apoio dos estudantes do curso técnico de Enfermagem do Senac.

Conforme a necessidade dos participantes, os alunos do curso de Enfermagem da FMP/Fase puderam fazer o encaminhamento imediato para um dos serviços oferecidos pelo Ambulatório-Escola (Rua Hívio Naliato, no bairro Loteamento Samambaia, nº 869).

Confira as fotos!