terça-feira, 26 de junho de 2018

Fase está com inscrições abertas para o vestibular


Ingressar em um curso de nível superior de uma faculdade de alto nível é o sonho de muita gente.  A boa notícia é que os interessados não precisam mais sair de Petrópolis para ter esse sonho realizado.

Isso porque a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) está com inscrições abertas para o vestibular 2018/2 dos cursos de Administração, Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Enfermagem, Gestão Pública, Odontologia, Radiologia, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia.

A próxima turma de Radiologia já iniciará os estudos no período da noite. Outra novidade para o curso é o aumento da carga horária a distância, de 10% para 20%, o que permite maior flexibilidade aos alunos. Aqueles que já possuem formação técnica e atuam na área ainda poderão tentar o aproveitamento de competências e de estágio.

As provas serão realizadas no dia 05 de julho, quinta-feira, às 19h, no campus da instituição.  Além das vagas via vestibular para o segundo semestre de 2018, também será aceito o ingresso direto com a nota do Enem.

Mais informações e as inscrições, que encerram no dia 03 de julho, terça, às 15h, estão disponíveis no site http://www.fmpfase.edu.br/vestibular/indexFase.asp

Meditação e Saúde


Prof. Paulo K. de Sá
Coordenador da Faculdade de Medicina de Petrópolis e do Curso de Extensão em Meditação da FMP/Fase.

O ser humano, há milhares de anos, procura um entendimento sobre o que é a vida e a morte e, para tal, adotou inúmeras crenças na perspectiva de tentar decifrar o enigma. Nesse sentido, em muitos movimentos religiosos e/ou espirituais, criou-se um conjunto de práticas, comportamentos e rituais que nos ajudam a nos conhecermos melhor e a encontrarmos um eu mais profundo e mais isento de tantas influências da sociedade.

Reconhecemos que a vida é rica em estímulos e nós somos educados a reagir a esses estímulos de modo criativo e inteligente, o que nos levou ao grande avanço material da modernidade. No entanto, continuamos sem saber por que viemos ao mundo e por que vamos embora. A angústia do que é a vida nos leva a buscas mais interiores. A agitação do mundo nos desestabiliza e buscamos um local de paz onde possamos ser nós mesmos, o ser original que nascemos, com alegria e equanimidade.

Essa preocupação com a saúde mental é uma constante na Faculdade de Medicina de Petrópolis. Mais do que qualquer outra área, é na Saúde que os profissionais lidam com a linha tênue entre a vida e a morte e precisam estar preparados não só tecnica mas espiritualmente para essas situações. Jovens estudantes e profissionais sem o devido preparo psicológico acabam sucumbindo ao estresse constante da profissão e, com o acesso às mais diversas drogas, muitos optam por viver anestesiados à realidade.

Procuramos utilizar diversas práticas para que nossos alunos aprendam a alcançar um estado de liberdade e felicidade internas e encontrar respostas. A meditação é uma ótima ferramenta para esse processo. Meditar é aprofundar-se em si mesmo para, ao se conhecer melhor e a natureza e a origem dos nossos pensamentos e emoções, nos libertarmos dos aprisionamentos de nossos condicionamentos, dos nossos desejos e aversões, que nos escravizam e criam julgamentos e sentimentos negativos voltados para os outros. Menos identificados com o ego, podemos atuar com lucidez e sabedoria em meio ao mundo.

Devido ao fato de a meditação descobrir em nós o melhor que pudermos ser como seres humanos, esse aspecto proporciona a verdadeira saúde. Essa saúde não tem a ver com ficar ou não doente, mas de como encaramos a doença, como lidamos com ela. A recuperação da saúde é consequência da meditação, assim como o relaxamento é seu efeito colateral, e por isso ela melhora doenças em geral, reduz a pressão arterial, a ansiedade, melhora o sono, previne a depressão e ajuda no tratamento de pessoas com câncer. Não é uma panaceia para resolver problemas de saúde, mas uma estratégia para se alcançar a verdadeira felicidade e, consequentemente, a boa saúde.