quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Alergia alimentar será tema de jornada na FMP/Fase


No próximo dia 14, acontecerá a 1ª Jornada de Alergia Alimentar da Região Serrana, com o tema “Na mesa com o especialista”. Serão debatidos diagnósticos e formas incomuns de alergia, entre outros temas. Promovida pela Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), a reunião será na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), das 9h às 13h, aberta a pediatras, alergistas, gastroenterologistas e clínicos.

O primeiro debate entre os especialistas terá como foco o “Microbioma na alergia alimentar”, com Ney Bartolomeu, da Soperj, às 9h. Na sequência, “Alergia ou intolerância ao leite de vaca?” será a questão apresentada por Cassia Freire (HUGG-Unirio). O “Papel da alergia alimentar na dermatite atópica” ficará a cargo de Monica Soares (HFSE). A moderação das apresentações estará com Claire Tesch (Soperj) e Ana Paula Neves (FMP/Fase).

Às 11h, as apresentações começarão com as “Formas incomuns de alergia alimentar”, com Verônica Santos (HFB e HMJ). Depois, o “Diagnóstico laboratorial e provocação com alimentos” será abordado por Norma Rubini (HUGG-Unirio). Coordenador da especialização em Alergia e Imunologia Clínica da FMP/Fase, José Luiz Rios enfocará a “Anafilaxia alimentar e imunoterapia oral”. A moderação será conduzida por Albertina Capelo (HUGG-Unirio) e Felipe Moliterno (FMP/Fase).

As inscrições gratuitas para os médicos que quiserem participar da 1ª Jornada de Alergia Alimentar da Região Serrana podem ser feitas através do site soperj.org.br. A FMP/Fase fica na Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis. 

Enfermagem Intensiva


As alunas da Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva da FMP/Fase, Nathália de Oliveira e Fernanda Siqueira, participaram do 2º Simpósio Multiprofissional em UTI, promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), nos dias 30 e 31 de agosto, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, as enfermeiras apresentaram trabalho sobre "avaliação da conduta de manobra de recrutamento alveolar e pronação ao paciente portador de síndrome da angústia respiratória aguda".