segunda-feira, 4 de junho de 2018

Reunião Respira Petrópolis


Na última quarta-feira (30), aconteceu a 1ª reunião clínica do projeto de pesquisa, extensão e docência “Respira Petrópolis”, na FMP/Fase. O encontro reuniu os coordenadores do projeto, o professor da FMP/Fase, Marcus Condes, a Fisioterapeuta, Erica Lopes, as preceptoras da USF Boa Vista, Julia Morelli e Stella Vieira, o médico da USF Machado Fagundes, Régis Vieira, e os residentes do programa de Saúde da Família e Comunidade da instituição. O projeto busca discutir os casos clínicos das doenças respiratórias mais frequentes na Atenção Básica, visando ampliar os conhecimentos dos profissionais para o atendimento e orientações da população.



Fase promove Curso Avançado de Ortodontia


Os constantes avanços tecnológicos e científicos na área de Ortodontia, assim como a crescente competitividade no mercado de trabalho e o aumento de exigência pelos pacientes, fazem com que dentistas já especializados na área precisem buscar novas atualizações de conhecimento. Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto promove, em julho, o “Curso Avançado de Ortodontia”, que terá duração de 12 meses.

O objetivo do curso é fornecer aos profissionais, já pós-graduados, as ferramentas necessárias ao aprimoramento profissional, com enfoque na validade dos meios diagnósticos e no estabelecimento de protocolos terapêuticos baseados em evidências ou decorrentes de processos de inovação.

Ao todo, serão 12 aulas de 8 horas, uma aula por mês, sempre às quintas. As 96 horas de carga horária serão divididas em três módulos (diagnóstisco, protocolos terapêuticos ortopédicos com ancoragem esquelética e mecânica ortodôntica), compreendidos pela parte teórica, que abordará as atualidades em diagnóstico e planejamento de casos ortopédicos e ortodônticos, e a prática laboratorial. O conteúdo será complementado por seminários de discussão de casos clínicos e também haverá consultoria virtual de diagnóstico e planejamento de casos documentados em 3D.

“A ideia do curso é fornecer um método que auxilie o especialista a escolher as melhores e mais válidas ferramentas para os diferentes tipos de diagnóstico, para que, a partir disso, possa definir os protocolos de tratamento baseados nas melhores evidências disponíveis”, afirmou Ricardo Tesch, coordenador do curso, que é professor de graduação em Odontologia e de especialização em ortodontia, além de ser coordenador da pós-graduação em Disfunção Temporomadibular e Dor Orofacial, na FMP/Fase.

Ricardo será auxiliado por Rafael Leite Oliveira e Leticia Tesch, que também são professores de graduação e pós-graduação da faculdade. O curso ainda oferece a possibilidade de os interessados realizarem os módulos separadamente. Os detalhes podem ser obtidos no site: www.fmpfase.edu.br ou pelo telefone (24) 2244-6497.