quinta-feira, 11 de abril de 2013

Alunos da Fase recebem visita de comandante da PM


Os alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Pública da Fase receberam uma visita inusitada na última quinta-feira (04), durante as aulas de Planejamento Governamental, ministrada pelo professor Jorge Bezerra, e de Logística Pública, com o professor Gabriel Mamede. O comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Rubens Peixoto, foi convidado a falar sobre Gestão da Segurança Pública em Petrópolis e respondeu a diversas perguntas dos acadêmicos.

A palestra foi iniciada com uma pergunta-chave: "Você se sente seguro?". O comandante informou que, “baseado nos registros oficiais, os índices de criminalidade de Petrópolis são semelhantes à cidade de Oslo (capital da Noruega), que apresenta um dos mais baixos registros de ocorrências do mundo. No estado do Rio de Janeiro, das cidades com uma população de 200 mil habitantes (15 cidades), Petrópolis é a mais segura”, disse.

Para o professor Jorge Bezerra, autor do convite, “foi uma ‘aula’ de Gestão Pública. O coronel Peixoto mostrou um modelo que implantou de policiamento, o mesmo adotado na cidade norte-americana de Dallas (Texas), a partir de fotos de satélite. Ele explicou o funcionamento do sistema e informou que o Centro de Petrópolis foi mapeado, assim como todos os demais bairros do município”, comentou. 

Durante a palestra, os alunos fizeram perguntas envolvendo assuntos de modelo de gestão, planejamento, aspectos legais, corrupção, imagem institucional, gestão participativa e gestão de pessoas. Todas respondidas prontamente pelo palestrante.

O comandante Peixoto atua na Polícia Militar há 21 anos, faz mestrado em sociologia na UFRJ, e é instrutor da Academia de Cadetes da PM (Sulacape) e em diversos outros cursos.