quarta-feira, 27 de março de 2013

Alunos e Colaboradores da FMP/Fase arregaçam as mangas em prol das vítimas das chuvas


Para ajudar as vítimas, o Posto de Saúde da Família Estrada da Saudade, da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase, colocou-se à disposição da população. As duas equipes do posto e duas alunas do sétimo período de Enfermagem ajudaram no atendimento e medicamento dos moradores desalojados e desabrigados, e a padaria local doou o café da manhã na segunda-feira (18). As vítimas receberam vacina antitetânica e foram cadastradas pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social (Setrac). 

A equipe do PSF Estrada da Saudade tem visitado regularmente o abrigo instalado no Colégio Municipal Paulo Saldanha, para se certificar de que nada falte. Graças aos treinamentos realizados pela Defesa Civil e o uso de pluviômetros foi possível executar ações de remoção de pessoas das áreas de risco a tempo. Ao todo, três casas ficaram completamente destruídas, mas ninguém se feriu.

A agente Isaura Silva dos Santos mora há 57 anos no bairro Estrada da Saudade. Ela viu o pluviômetro marcar 130 mm entre 16h de sábado até 1h de domingo. De acordo com orientações da Defesa Civil, a remoção torna-se necessária a partir dos 80 mm. "Comecei a ligar para os vizinhos saírem de casa e orientei que não dormissem naquela noite. Estava falando com outra agente quando ouvi pelo telefone a barreira cair" conta. Ela também atribui à organização dos agentes e aos treinamentos o fato de não ter ocorrido nenhuma morte. 

A aluna do PSF Estrada da Saudade e moradora do local, Naythielle Klim Medeiros, de 21 anos, conta que se sentiu impotente diante da tragédia, mas que estava preparada para ajudar a quem precisasse. "As pessoas gritavam por socorro, mas, na hora, eu não tinha noção do que estava acontecendo direito. Estavam todos descompensados, com pressão alta e então os levamos para o abrigo na escola e ficamos à disposição. Me senti triste e um pouco impotente. Mas, como estudante de enfermagem, vejo nesta situação o quanto estou preparada".

Quitandinha
A FMP/Fase criou uma campanha para arrecadar itens de primeira necessidade às vítimas das chuvas e, na última sexta-feira (22), visitou o CIEP Santos Dumont no bairro Quitandinha para entregar uma parte do material às famílias que ali se encontram. Marcio Freitas Peixoto é morador da comunidade do Serrinha, localizada no bairro Quitandinha, onde também houve queda de barreira. Voluntário no abrigo CIEP Santos Dummont, onde há 41 famílias, totalizando 183 pessoas, ele está com a esposa, a filha de 2 anos e a enteada de 5. "Ficamos presos porque a barreira fechou a saída da comunidade. Tivemos que derrubar o muro para poder passar. Nosso medo agora é ter q voltar pra lá", contou.

Rosemere Vicente do Vale está com o marido, os dois filhos, de 11 e 14 anos, a neta de 2 e a ex nora. "Está tudo comprometido lá. As casas estão caindo. No Serrinha já deu enchente de entrar água duas vezes na minha casa. A gente está acostumado com a nossa própria casa, e ter que vir para um abrigo onde há um monte de gente é muito ruim. Não conseguimos dormir desde que viemos para cá e não sabemos se podemos voltar pras nossas casas”.

Na terça e na sexta-feira, mais de 40 alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase doaram sangue no Hospital Santa Teresa e arrecadaram mais de mil e quinhentos reais para cooperar com as vítimas.
  
A equipe do posto mostra o local onde houve deslizamento de terra.

Momento da entrega dos donativos arrecadados pela FMP/Fase
aos desalojados da Comunidade do Serrinha.

 Alunos de Medicina em campanha para doação de sangue.

 



FMP/Fase realiza palestras contra violência sexual infantil


A instituição visitará as unidades do grupo Mil em diferentes cidades do Rio de Janeiro, como uma das apoiadoras da campanha nacional “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”

Antecipando as comemorações do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto, a partir deste mês, realiza um ciclo de palestras sobre o assunto em várias cidades do estado do Rio de Janeiro. A faculdade que é uma das apoiadoras da campanha nacional “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, tem como porta-voz, Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da instituição, que visitará várias unidades do Grupo Mil até o final de abril.

A violência sexual é o segundo tipo de violência mais comum contra crianças de zero a nove anos e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo responsável, respectivamente, por 35% e 10,5% das notificações de agressões. Esses números fazem parte de um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, com base em dados do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), divulgado em maio de 2012.

Para alertar sobre esse problema, que acontece em escala mundial, Ricardo Tammela, durante as palestras, aborda conceitos e características de crianças e adolescentes que sofrem com esse tipo de violência. “Na apresentação, a intenção é mostrar diferentes formas de exploração, como turismo sexual, prostituição, tráfico de pessoas, além da violência física e psicológica sofrida pelo menor” explica.

Após a palestra, o ministrante exibe o clipe do show do Biquini Cavadão, cantando a música “Camila”, canção tema da campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, que fala sobre exploração sexual infantil.


Calendário de Palestras nas Lojas do Grupo Mil


Dia
Hora
Local

20 de março


9h
11h
Areal
Posse
22 de março
11h
Nova Friburgo
26 de março
11h
Petrópolis - Itamarati
14h
Petrópolis - Itaipava
10 de abril
11h
Barra Mansa
17 de abril
11h
Valença
19 de abril
11h
Miguel Pereira
22 de abril
11h
Vassouras
24 de abril
11h
Barra do Piraí
26 de abril
11h
Matias Barbosa