segunda-feira, 26 de maio de 2014

Guia Internacional sobre tuberculose tem participação de professor da FMP/Fase



O professor convidado da FMP/Fase, Marcus Conde, participou da preparação da terceira edição das Normas Internacionais para o Cuidado da Tuberculose (International Standards for Tuberculosis Care), elaborado em conjunto pela Sociedade Americana Torácica (American Thoracic Society) e a Organização Mundial da Saúde. O guia descreve o nível de cuidado que os profissionais, tanto do setor público quanto do privado, devem ter no manejo de pacientes que tenham ou possam contrair tuberculose. Marcus Conde recebeu prêmio internacional, recentemente, por seu estudo na área.

O guia aborda a doença de forma simples e objetiva, apresentando o que há de mais atual em diagnóstico e tratamento da tuberculose, além de ressaltar outros aspectos importantes ao combate da doença.  A publicação tem a coordenação do Dr. Philip Hopewell, da Universidade da Califórnia, São Francisco, uma das maiores autoridades em tuberculose do mundo.

O guia possui distribuição gratuita para graduandos e graduados da área de saúde e conta com um aplicativo para iPhone, iPad, Android e web, que inclui algoritmos exclusivos e interativos para o diagnóstico e tratamento da tuberculose, bem como todo o conteúdo das diretrizes publicadas. O aplicativo também oferece 21 padrões para atendimento eficaz dos pacientes com tuberculose, de acordo com as normas internacionais, e acesso a tabelas e orientação sobre interações medicamentosas e dosagem. O aplicativo pode ser adquirido no site http://www.tbcare1.org/publications/