terça-feira, 5 de junho de 2018

Cardápio junino na medida

Já começou a temporada de se divertir no embalo da sanfona e das mais tradicionais delícias da culinária brasileira nas festas juninas. Mas, com um olho no baile e outro na balança. Para não perder a linha e o ritmo da dieta, a nutricionista Brigitte Olichon, professora da FMP/Fase, selecionou quatro receitas:

 
Bolo de milho leve

Ingredientes: 2 xícaras de chá de leite desnatado; 4 ovos; 10 colheres de sopa de fubá; 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado; 6 colheres de sopa de óleo; 1 colher de sopa de amido de milho; 3 colheres de chá de canela em pó; 1 colher de sopa de fermento em pó; 8 colheres de sopa de adoçante culinário forno e fogão.

Modo de preparo: Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o queijo e o adoçante. Acrescentar o fubá, o amido de milho e a canela em pó e, por último, o fermento. Transferir para uma forma untada com óleo polvilhada com amido de milho. Assar em forno médio pré-aquecido até dourar. Desenformar após esfriar e servir.
Rendimento: 15 porções.


Doce de batata doce diet

Ingredientes: 3 batatas doces roxas; ½ xícara de chá de leite desnatado; 2 colheres de sopa de adoçante culinário forno e fogão; 2 colheres de sobremesa de canela em pó.

Modo de preparo: Descascar as batatas e colocá-las em uma panela com água fria, levando ao fogo médio com a panela semi-destampada até as batatas amolecerem. Escorrer as batatas e ainda quente amassá-las. Colocar em uma panela essa massa, o adoçante e o leite, levar ao fogo brando e mexer até que solte do fundo da panela. Colocar a massa em um prato fundo e deixar esfriar. Fazer bolinhas com o auxílio de uma colher de sobremesa e polvilhá-las com pouco de adoçante ou com cacau em pó ou com canela.
Rendimento: 25 porções.

 

Cuscuz de tapioca leve

Ingredientes: 500 gramas  de tapioca; 1 litro de leite desnatado; 100 ml de leite de coco light; 8 colheres de sopa de adoçante em pó; 100 gramas de côco ralado sem açúcar.

Modo de preparo: Ferver o leite juntamente com o leite de côco light e o adoçante em pó. Quando já estiver fervendo, acrescentar a tapioca aos poucos, sempre mexendo para não empelotar. Deixar ferver em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos. Colocar o conteúdo em um pirex e polvilhar côco ralado por cima, para decorar.

 

Arroz doce leve

Ingredientes: 1 xícara de arroz branco (de preferência, do tipo arbóreo, para risoto); 1/2 xícara de água; 2 xícaras de leite desnatado; 2 bananas d'água bem maduras; 1 anis estrelado ou 1 pau de canela; 5 cravos-da-Índia.

Modo de fazer: Em uma panela, coloque o arroz e a água e cozinhe até ele ficar al dente. Caso sinta necessidade, acrescente mais água. Apague o fogo e reserve. Bater o leite com a banana no liquidificador até dissolver bem. Em outra panela, coloque o leite, o anis, os cravos, misture e deixe ferver. Adicione o arroz cozido e abaixe o fogo, e deixe cozinhando por mais 10 minutos, ou até a quantidade do leite diminuir um pouco. Apague o fogo e polvilhe canela em pó para servir.