sexta-feira, 8 de junho de 2018

Comitê de Ética em Pesquisa elege novos membros

 

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/FMP/FASE/HAC) realizou ontem (07), na FMP/Fase, a posse dos novos membros do grupo que irão acompanhar e analisar os projetos de pesquisa que dependem do ser humano para as suas realizações. Na ocasião, os antigos participantes deram as boas-vindas aos novos e realizaram uma reunião, dando início às atividades. O Comitê conta com 11 membros, divididos em titulares e suplentes, sendo um representante da sociedade civil.  As áreas contempladas são: ciências médicas, ciências da nutrição, ciências da enfermagem, ciências humanas e sociais, e ciências da administração.
Caracterizam-se como pesquisas que dependem do ser humano aquelas realizadas em qualquer área do conhecimento e que, de modo direto ou indireto, envolvam indivíduos ou coletividades, em sua totalidade ou partes, incluindo o manejo de informações materiais, entrevistas, aplicações de questionários, utilização de banco de dados e revisões de prontuários. O objetivo do comitê é minimizar ao máximo os riscos, reais ou potenciais, que possam atingir os sujeitos humanos da pesquisa, além de ressaltar e assegurar os benefícios do estudo, de acordo com a resolução nº 466/12.

 

Conheça os membros do CEP:
Ciências Médicas:                
Claudia Martins de Vasconcellos Midão, médica, mestre (titular)
Hugo Macedo Ramos, médico, doutor (suplente)
 
Ciências da Nutrição:                      
Aline Gaudard e S. de Oliveira, nutricionista, doutora (titular)          
Talita Lelis Berti, nutricionista, mestre (suplente)
 
Ciências da Enfermagem:
Patricia Alvim Rodrigues, enfermeira, mestre (titular)      
Leila Shmidt Bechtlufft, enfermeira, mestre (suplente)
           
Ciências Humanas e Sociais:           
Márcia do Amaral, filósofa, doutora (titular)                    
 
Ciências da Administração:
Sonia Silva P. Mota Gonçalves, enfermeira, mestre (titular)
Maria Regina Bortolini de Castro, cientísta social, doutora (suplente)
 
Membros Institucionais:
 
Attilio Valentini, médico, mestre
Gabriel Mendes de S. Martins, médico veterinário, doutor.
Gabriela Caldeira Andrade Americano, dentista, mestre.
Natália Elisa Duarte, enfermeira, doutora.
 
Representantes indicados pelas respectivas instituições:
 
Hospital de Ensino Alcides Carneiro: Álvaro José Martins de Oliveira Veiga, médico, doutor
Usuários: Pedro Rodrigues de Almeida, conselheiro de saúde.
 
Mais informações sobre o Comitê de Ética em Pesquisa em: http://sites.fmpfase.edu.br/cep/
 
 
 

 

Curso de Odontologia promove debates reunindo diversas áreas do conhecimento


“Fissuras labiopalatinas: a importância do tratamento interdisciplinar”. Esse foi o tema escolhido pelo curso de Odontologia da FMP/Fase para nortear as discussões do evento que aconteceu na quarta-feira (06), na instituição. A programação contou com profissionais renomados na área, como o cirurgião plástico e coordenador da Operação Sorriso do Brasil, Henrique Cintra, debates sobre aspectos genéticos, cirurgias, e as formas multidisciplinares de abordagem da doença, com as visões das áreas de Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia e Psicologia.

Compondo a mesa de abertura, da esquerda para a direita: Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase; Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis; Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase; e Abílio Aranha, coordenador geral de ensino da FMP/Fase.

Palestra com o cirurgião plástico, Henrique Cintra, sobre “a importância do tratamento interdisciplinar das malformações congênitas faciais mais comuns em todo o mundo”.

 


Da esquerda para a direita: Bruno Dias, professor de Odontologia e organizador da semana da FMP/Fase; João Medeiros, cirurgião plástico; Henrique Cintra, cirurgião plástico; Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase; Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP; Edelto dos Santos, professor do curso de Odontologia da FMP/Fase; Diogo Franco, cirurgião plástico.

Palestra com a nutricionista e fonoaudióloga, Scheila Marques, sobre “Amamentação e cuidados nutricionais dos pacientes com fissura labiopalatina”.

Palestrantes , professor e alunos da FMP/Fase da comissão organizadora do evento.
 

Palestra com o enfermeiro e professor da FMP/Fase, Renato Duarte, sobre “atuação da enfermagem no tratamento de pacientes com fissuras labiopalatina”.
 

Palestra com o médico pediatra e professor da FMP/Fase, Álvaro Veiga, sobre “a atuação do pediatra diante das malformações faciais”.

Palestra com a psicóloga, Lucimara Rase, sobre “a atuação do psicólogo no tratamento de pacientes com fissura labiopalatina: tratando dos pacientes e de toda família”.