segunda-feira, 4 de junho de 2012

FMP/Fase realiza a entrega da primeira cadeira de rodas para o PSF Boa Vista

A ação faz parte da campanha “Anel de Solidariedade” que tem mobilizado os petropolitanos a arrecadarem milhares de anéis de alumínio
Na última sexta-feira (01/06), a Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto realizou a entrega da primeira cadeira de rodas da campanha “Anel de Solidariedade”, promovida pelas alunas do curso de Medicina, no PSF Boa vista. A cadeira foi entregue a paciente Gisele Costa da Silva, 17 anos, que sofre de um tipo raro de autismo (Síndrome de Rett). Com a ajuda dos petropolitanos, as idealizadoras buscam alcançar o objetivo da ação, que é conseguir mais três cadeiras de rodas para serem doadas aos PSFs Machado Fagundes, Estrada da Saudade e Nova Cascatinha, geridos pela instituição.
Na abertura do evento, Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase destacou a iniciativa das seis alunas para promover a campanha. Ela ainda frisou a felicidade em entregar a primeira cadeira na comunidade, que tanto fez parte do cotidiano dos alunos, quando o campus da instituição ainda era na localidade. “A campanha mostra que o profissional deve exercitar o seu lado humano para promover a transformação da sociedade. Isso mostra que, ao contrário do que dizem, a geração Y não é apenas imediatista e egoísta, mas capaz de lutar por grandes causas, como essas alunas”, ressaltou.
Após as palavras da supervisora, as alunas se emocionaram ao realizar a entrega da primeira cadeira de rodas da campanha. “Agradeço a colaboração de profissionais, estudantes, estabelecimentos comerciais e, especialmente, aos catadores de latinha, que contribuíram para a realização desse momento. É muito gratificante vermos que a nossa ação contribuirá para o bem-estar de um paciente. Estamos confiantes que, com a participação de todos os petropolitanos, alcançaremos a nossa meta” concluiu Andressa Lins, uma das idealizadoras do projeto.
A cadeira fará diferença na vida de Gisele, que passa o dia inteiro acamada, uma vez que ela possui um tipo raro de autismo, que afeta a coluna e é caracterizado por movimentos repetitivos das mãos. Ela não tem qualquer relação com o mundo exterior.  “Eu dedico o meu dia para cuidar dela. É um verdadeiro desafio precisar carregá-la de um lado para o outro. A minha sorte é que a equipe do posto, vendo a minha luta, tenta me ajudar da melhor maneira possível. A cadeira facilitará e muito a locomoção dela pelos cômodos da casa e até na área externa”, explicou Carla Márcia Costa, mãe da paciente.
Para finalizar, as alunas realizaram a pesagem dos anéis de alumínio, que totalizou 82 kg de material, distribuído em cerca de 120 garrafas Pet, 2 Kg a mais do que o necessário para a troca da cadeira. “É uma honra ter a oportunidade de participar de um evento como esse. Há cinco anos realizamos esse trabalho, contabilizando a entrega de mais de 700 cadeiras em todo o país. É emocionante ver a alegria estampada no rosto de cada beneficiado”, comemorou Fabio Manzano, gerente geral da Frato Ferramentas, unidade Rio de Janeiro.
Essa foi apenas a primeira conquista, mas a campanha para arrecadação de anéis de alumínio continua. Para isso, as idealizadoras do projeto contam, mais uma vez, com a colaboração dos petropolitanos para alcançar a meta. Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato através do e-mail mailto:aneldolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).