sexta-feira, 7 de abril de 2017

Programação da Semana de 09 a 15 de abril de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Mobilidade Urbana
Nos grandes centros urbanos, o direito de ir e vir se transformou num desafio diário. Gastamos cada vez mais tempo nos nossos deslocamentos de rotina, para o trabalho, para a escola, para o mercado. As ruas estão abarrotadas de carros, o transporte público é ineficiente, os acidentes de trânsito viraram rotina. Isso sem falar na poluição ambiental e nos problemas de saúde. O programa sobre mobilidade urbana tem como convidado o pesquisador do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ, Juciano Martins Rodrigues. Ele que é um dos autores do livro “Mobilidade Urbana no Brasil: Desafios e Alternativas”.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: LUME Teatro – Projeto Dançantes
O programa apresenta o trabalho do grupo de teatro LUME, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Um coletivo que se tornou referência internacional no que se refere ao estudo de técnicas e do ofício do ator. Entre os projetos, destaque para o “Dançantes”, que pesquisa as poéticas do corpo.  Em quase 30 anos de dedicação às artes cênicas, o LUME criou mais de 20 espetáculos, atingindo públicos diversos e de maneiras não-convencionais. O grupo já levou seu trabalho para mais de 26 países, em quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial.
 Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           



Programa MINUTO FASE
Tema: Ingressantes Fase 2017 – 1º Semestre
A partir deste semestre, duzentos novos alunos começam a construir seus futuros profissionais no campus da FMP/Fase. São estudantes que iniciam agora a graduação em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Administração e também a primeira turma de Psicologia, o mais novo curso da Fase. Ao longo dos primeiros dias, os alunos foram apresentados aos coordenadores, diretores e funcionários da instituição. Dinâmicas de grupo e oficinas também fizeram parte dessa semana especial, para que cada aluno pudesse conhecer e interagir com os professores e também com os companheiros de turma.

Programa MINUTO FASE
Tema: Ingressantes de Medicina 2017 – 1º semestre
Oitenta sonhos que se realizam em 2017. Esse é o número de estudantes que ingressaram no curso de medicina da FMP/Fase no primeiro semestre. Depois de um vestibular concorrido, eles puderam experimentar pela primeira vez a emoção de estar na faculdade. Nesses primeiros dias no campus universitário, tudo é novo. Muita expectativa, outras tantas descobertas e o contato inicial com professores e a direção do curso. Alunos que já entram fazendo história. Afinal, este é um ano de comemorações. A Faculdade de Medicina de Petrópolis completa cinquenta anos de existência.

Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto Raízes Literárias
Na era da cultura digital, a leitura disputa espaço com as mil e uma possibilidades e os atrativos dos smartphones e tablets. Mas a literatura convencional tem uma função própria na nossa vida e pode fazer parte da rotina das novas gerações. Resgatar o papel do livro na rotina das pessoas é a meta do projeto de extensão Raízes Literárias desenvolvido na Unidade de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O projeto visa incentivar a formação do hábito da leitura na idade em que todos esses hábitos se formam, ou seja, na infância. Para dar início ao projeto, brincadeiras tradicionais também foram resgatadas. Atividades como pique-bandeira, corrida e bambolê se uniram à contação de histórias. As crianças puderam perceber na prática que oportunidades de aprendizado podem estar em toda parte e não apenas na sala de aula. E que construir conhecimento pode ser divertido e prazeroso. Para aprofundar esse relacionamento com os livros e permitir que essa convivência se estenda ao longo dos anos, a comunidade vai ganhar uma biblioteca, que funcionará no posto de saúde.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa AO REDOR
Tema: Hiroshima e Nagasaki – Testes Nucleares – Celulares/Filipinas
Uma reportagem especial das Nações Unidas relembra o desastre nuclear de Hiroshima e Nagasaki, com o depoimento de uma sobrevivente das bombas atômicas, em 1945. O programa também mostra a importância do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares para evitar uma nova guerra atômica e como é feito o trabalho de monitoramento numa estação da Groelândia. O Ao Redor revela também como a tecnologia dos telefones celulares está facilitando a vida financeira das populações das áreas mais remotas das Filipinas.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – EM QUESTÃO – DISTÚRBIOS DO SONO
SEGUNDA – EM QUESTÃO – CUIDADOS COM A VISÃO
TERÇA – ARTE & CULTURA – TRIBO DE GONZAGA
QUARTA – EM QUESTÃO – SAÚDE DO HOMEM
QUINTA – ARTE & CULTURA – SKATE E ART + SEBASTIÃO BARBOSA
SEXTA – EM QUESTÃO – EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
SÁBADO – ARTE & CULTURA – CAXOTE
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Ciência na mesa de negociações
A publicação de uma descoberta em revista científica, durante muitos anos foi o único processo de reconhecimento e de intercâmbio entre os pesquisadores. A velocidade das comunicações no mundo globalizado alterou o processo de produção de conhecimento, que se tornou também mais claramente vinculado aos conceitos de soberania nacionais. Recentemente os cientistas da Associação Americana para o Avanço da Ciência defenderam o uso do desenvolvimento tecnológico como ferramenta diplomática para o governo dos Estados Unidos. Mais que nunca a ciência faz parte agora da mesa de negociações. Neste programa, especialistas esclarecem quais seriam as novidades, as demandas e os obstáculos para um desempenho mais amplo, profundo e efetivo da colaboração científica em busca do desenvolvimento sustentável para todos os países, sem prejuízos e perdas para as condições de vida no planeta.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Slow food
O programa vai falar sobre o movimento criado na Itália, que se contrapõe aos hábitos nada saudáveis do fast food. O Slow Food propõe dar mais atenção ao que vai à mesa, evitando comida industrializada e priorizando os alimentos naturais e produzidos localmente. O movimento repensa o ato de se alimentar levando em conta a nossa saúde e a do meio ambiente. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a chef de cozinha e líder do Convívio do Rio de Janeiro, Carolina Sá.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Eliane Potiguara
O apresentador Renato Farias conversa com a professora, formada em Letras e Educação, poeta, escritora, ativista e empreendedora indígena, Eliane Potiguara sobre a literatura Indígena e a sua obra.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30



Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Augustinópolis - TO
Em Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, serviços de atenção básica buscam oferecer algo mais para a saúde dos usuários do SUS. Na Unidade de Saúde da Vila Dezesseis, zona rural do município, o projeto “Adolescentes em Ação” oferece atividades lúdicas como dança, aulas de música e uma biblioteca para atrair os jovens da comunidade, cuidando de sua saúde física, mental e social. Outro projeto com bons resultados é o “Agentes da Alegria”. Os agentes comunitários de saúde do município utilizam a linguagem do teatro para trabalhar na prevenção das DST/Aids. Com muita irreverência eles fazem da “Oficina do Riso” uma maneira de transmitir conhecimento acerca de métodos preventivos e contraceptivos, brincando.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Viver com Down
Tempos atrás, as pessoas com a Síndrome de Down eram tratadas como incapazes. Mas hoje já se sabe que com os estímulos certos, elas são capazes de vencer limitações, se desenvolver, trabalhar e participar ativamente da vida em sociedade. A apresentadora Yasmine Saboya vai conversar com a mãe do João Marcus, Nelcy Lopes de Andrade; com o advogado e ativista do Movimento Down, Gonzalo Lopes e com o próprio João Marcus sobre como é a vida de quem tem Síndorme de Down.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Escritoras Negras – parte 2
A segunda edição do programa continua o debate com várias escritoras negras falando sobre seus trabalhos, temáticas, processos de criação, representatividade e desafios em um mundo machista e racista.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Shantala
Esta semana iremos abordar um assunto bem tranquilo, a Shantala. Você conhece? É uma massagem feita em bebês e crianças que traz inúmeros benefícios.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Exposição Fica Decretado que Agora Vale a Verdade
Há 50 anos, o Brasil entrava em um dos períodos mais obscuros de sua história: o golpe militar de 1964, que jogou o país em uma ditadura por 21 anos. A partir da exposição "Fica Decretado Que Agora Vale A Verdade", realizada pelo Centro Cultural da FMP/Fase, o programa aborda as consequências do regime de exceção para o país e a sociedade e o desafio, ainda hoje, da reconstituição histórica dos fatos. O episódio conta com o depoimento do presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Legislação ambiental, a serviço de quem?
O programa vai trazer a discussão a partir do questionamento: a quem serve a legislação ambiental vigente? O Brasil possui um conjunto de leis ambientais, que é um dos mais avançados do mundo. Com a aprovação da Lei de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza (Lei 9.605 de 13 de fevereiro de 1998), a legislação criou uma relação entre os bens ambientais e instituiu um mecanismo de punição aos infratores do meio ambiente. O engenheiro ambiental, mestre em Geografia e membro do Grupo de Trabalho em Assuntos Agrários da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), da seção Rio de Janeiro – Niterói, Eduardo Barcelos e o advogado, professor e doutorando em conflitos sócioambientais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Laone Lago, estarão conversando com o apresentador Renato Faria sobre o tema e respondendo aos questionamentos dos espectadores.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Agrotóxico  
O programa vai falar sobre agrotóxicos, que são considerados extremamente relevantes no modelo de desenvolvimento da agricultura no País. O Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo. Os agrotóxicos, para serem produzidos, exportados, importados, comercializados e utilizados devem ser previamente registrados em órgão federal, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura. O Ibama realiza a avaliação do potencial de periculosidade ambiental de todos os agrotóxicos registrados no Brasil.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha vida é no meio do mundo
O documentário conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres, que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30