sexta-feira, 1 de abril de 2016

Programação da Semana de 03 a 09 de Abril de 2016.

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: FIBROMIALGIA
o    Dor constante, dificuldade em movimentar regiões específicas do corpo, distúrbios do sono, cansaço crônico. Esses são alguns dos sintomas da Fibromialgia. Uma síndrome crônica que afeta 5% da população mundial. A fibromialgia não tem cura, mas o diagnóstico correto e o tratamento adequado podem melhorar os sintomas e garantir mais qualidade de vida para essas pessoas. O episódio conta com a participação da reumatologista Wanda Heloisa Ferreira.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: TV Morrinho

o    O programa traz o depoimento de um dos criadores do projeto Morrinho: o artista plástico Cirlan de Oliveira. Feito de tijolos e sucata, o Morrinho é uma maquete da favela do Pereirão, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O projeto teve início em 1997. A cada ano, a instalação incorporava novos detalhes e contornos que vão além da representação estética da comunidade. A miniatura gigante ganhou vida. Nela convivem quase mil bonecos, em constante ação. Tem dona-de-casa, tem moleque, tem traficante, tem policial e tem até artista. Nas vielas, moto-táxi e caveirão. Em 2001, a gravação de um documentário sobre o projeto despertou nos criadores da miniatura o interesse pelas câmeras. Surgia a ideia da TV Morrinho, que tem como eixo central a capacitação profissional de jovens da comunidade para a produção audiovisual e artes visuais. O canal também ajuda a refletir as questões do cotidiano e cria a oportunidade de reinterpretar a realidade, tendo o vídeo como veículo de transformação e reinvenção criativa.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema: Década internacional de afrodescendentes – Quilombo do        Dandá/ Bahia - Guerra civil e paz- ONU
o    Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.

Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                   Quinta, 20h30
              Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Recepção dos ingressantes/ Fase - 2016
o    Rostos novos no campus da Fase. Os ingressantes dos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Enfermagem, Nutrição e Radiologia foram recebidos pelos diretores da instituição, coordenadores e professores. A primeira turma de Odontologia também contou com uma programação especial de boas-vindas. Esses alunos representam o primeiro grupo de cirurgiões-dentistas que será formado em Petrópolis.     

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o            O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
 

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o     Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  
    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.  
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Terapia Celular  
o    O corpo humano possui 216 tipos diferentes de tecidos. As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer um deles. Um potencial terapêutico ainda incalculável. A esperança de cura para milhares de pessoas com doenças crônicas ou degenerativas. É o caso do Mal de Parkinson. Um grupo de cientistas brasileiros conseguiu reverter os sintomas da doença em camundongos, usando células-tronco embrionárias. O Em Questão entrevista uma integrante dessa equipe, a pesquisadora Mariana Acquarone, doutora em Morfologia, mestre em Biologia Celular e Molecular e também professora da FMP/Fase.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Falando porque o homem fala  
o    É mais que normal um brasileiro falar, emitindo sons que viram palavras, e outro conseguir entender. Mas se for um americano, ele só vai entender se aprender o português. E são quase 6 mil línguas no mundo e, pelo menos, umas 10 teorias diferentes em busca de uma explicação para a origem da fala humana. Uma questão que já intrigou tanto os cientistas, que um congresso mundial, em 1880, chegou a decretar o fim da busca. O que já se tem certeza é que uma cultura, expressada por uma língua, é capaz de suprimir outras. O latim, por exemplo, que chegou a dominar o mundo, hoje é considerada uma língua morta, embora geradora de um alfabeto ainda amplamente utilizado. As modificações que o uso e a cultura conferem à fala do homem continuam gerando polêmica, como no caso de livros, que contrapõem a língua falada popularmente com a chamada norma culta. E a influência da escrita simplificada da internet, pode afetar o futuro da língua escrita?
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Microcefalia

o    Microcefalia é uma alteração que prejudica o desenvolvimento do cérebro do bebê. Recentemente, o Ministério da Saúde identificou um aumento no número de casos no Brasil. A infecção de gestantes pelo zika vírus vem sendo investigada como uma causa provável desse crescimento, mas existem outras teorias. O Ligado em Saúde procura entender por que o diagnóstico pode ser complicado, quais as consequências da microcefalia e quais as orientações para as gestantes.
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                  Quarta, 10h                                                                
                  Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Artur Azevedo     

O programa aborda a obra de Artur Azevedo, o jornalista maranhense que fundou a Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, ao lado do irmão Aluísio Azevedo. Observador atento dos hábitos cariocas, Artur se tornou um dos maiores contistas e teatrólogos brasileiros.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Rio de Janeiro (Manguinhos) – RJ

o    O Canal Saúde na Estrada te leva a conhecer o Museu da Vida, uma super atração do campus da Fiocruz, em Maguinhos, no Rio de Janeiro.  
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Zika Vírus e gravidez

o    Primeiro surgiram os casos de microcefalia. Muitos bebês numa mesma região do país, no nordeste, nascendo com má formação do crânio e do cérebro como consequência. Depois a notícia de que a epidemia se espalhava pelo país e estaria sendo causada pela transmissão de um vírus através de um velho conhecido da população brasileira, o mosquito aedes aegypti. O assunto então se tornou frequente não só na internet ou em grande mídia, mas também em casa. Uma preocupação que passou a fazer parte da rotina das famílias brasileiras.
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Diálogos entre economia e política

o    Duas áreas do conhecimento intimamente ligadas ao poder e ao seu dia a dia. O Unidiversidade desta semana discute as relações entre economia e política.
          Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35