segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alunos de Medicina da FMP/Fase promovem gincana para festejar dia do meio ambiente


No dia nacional do meio ambiente, comemorado em cinco de junho, os alunos do primeiro ano de Medicina da FMP/Fase, em parceria com o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, realizaram uma gincana sobre reciclagem.

Cerca de 80 alunos do Centro Comunitário participaram de diversos jogos, com foco na reciclagem.  O trabalho foi desenvolvido na comunidade de Cascatinha, região que recebe os cuidados do Posto de Saúde da Família Machado Fagundes, unidade da FMP/Fase. 

“A competição não é o mais importante e sim saber o que fazer com o lixo para ajudar o meio ambiente e proporcionar melhor vida para as pessoas e para os animais. A integração dos alunos no projeto também foi algo que decidimos explorar, o espírito de equipe, para que saibam como é fundamental estarem juntos para conseguir realizar um ótimo trabalho, visando o bem comum”, comenta Vitoria Pessoa, aluna de medicina da FMP/Fase.

A gincana ressaltou ainda a necessidade de separar os materiais que podem ser reciclados, para que eles possam ganhar novas utilidades. Aos oito anos de idade, João Guilherme ficou maravilhado ao perceber que o lixo pode se transformar em brinquedos.

“Nós aprendemos muitas coisas nessa gincana, inclusive outras brincadeiras super legais. O que eu mais gostei foi saber para onde vai o lixo depois que sai da minha casa e no que ele pode se transformar. Dá até para fazer joguinhos”, disse João Guilherme Araújo, aluno do Centro Comunitário da LBV.

Latinhas de metal e garrafas pets foram os itens escolhidos para arrecadação dos estudantes durante a gincana. As equipes foram divididas por cores, que representavam cada um dos materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, para que as crianças entendessem a importância de separar os materiais que podem ser reciclados.

“É importante mostrarmos a importância da reciclagem para o bem-estar das pessoas. Nossos alunos estão inseridos nesse trabalho social, o que nos mostra uma consciência ímpar, porque os alunos de hoje partem de um novo paradigma da saúde. Não ficam apenas dentro dos hospitais, mas trabalham com a sociedade na área de prevenção, intensificando a educação na área da saúde”, afirma Isabela Vogel, professora de PCSS (Programa Curricular Saúde e Sociedade) da FMP/Fase.

Todo o material recolhido foi doado para a cooperativa D’Esperança, que segundo a presidente Marli Gonçalves, recicla cerca de 30 toneladas de material por mês.

“Foi muito importante ver que as crianças e os pais estão trabalhando juntos, porque esse material deixa de ir para o aterro sanitário. Além disso, a venda dos itens garante renda para as 12 famílias que sobrevivem desse trabalho de reciclagem na cooperativa”, destaca Marli.