sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Medalha Tiradentes

O professor da Faculdade Arthur Sá Earp Neto FMP/Fase, Pedro Paulo de Sá Earp, recebeu a Medalha Tiradentes. A homenagem foi este mês, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. Entre os destaques na carreira profissional do professor está o pioneirismo em Cirurgia Renal Percutânea no Brasil e a criação do Modelo Original de Ensino da Cirurgia Renal Percutânea com destaque no Congresso da S.I.U. em Amsterdam, na Holanda.


FMP/Fase realiza solenidade de Formatura dos Monitores da Exposição Itinerante 280 dias: gravidez e adolescência

A Exposição Itinerante 280 Dias: gravidez e adolescência da FMP/Fase percorreu quatro bairros do município durante 2014. No ano que vem, a mostra vai visitar outras regiões. Na última quinta-feira (18), os jovens monitores que vivem nas localidades onde a exposição esteve em evidência participaram da formatura.

O objetivo da exposição é percorrer as comunidades de Petrópolis capacitando os jovens atendidos pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) das regiões, para que atuem como monitores, propagando o conhecimento sobre o tema.

“Durante a pesquisa me deparei com situações de aspectos emocionantes, como medo, ausência de maternagem, o fato das adolescentes considerarem o nascimento do bebê como perda da adolescência, abandono da escola e a preocupação com o futuro. Não somos ingênuos achando que resolveremos a gravidez precoce, mas com esses projetos estamos no caminho para diminuir o índice de ocorrência”, ressalta Míriam Heidemann, coordenadora da pesquisa que deu origem à exposição.

A iniciativa tem o compromisso de formar adolescentes que moram nas próprias comunidades, para que eles possam interagir com os moradores. O monitor do bairro Quitandinha, Willan Silva, destacou que “Não existe pessoa ruim, existe pessoa que não conheceu o amor. Para amar os outros,
primeiramente, temos que nos amar”.

Através da parceria da FMP/Fase com a Prefeitura de Petrópolis foi possível identificar os bairros da cidade com maior incidência de gravidez entre jovens para receber a mostra. A exposição itinerante também contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Sou apenas uma diretora, mas tenho uma equipe muito qualificada para levar esse projeto à frente. Nós construímos uma família muito complexa com esse projeto, o que foi um desafio para nós. A nossa intenção com os projetos de extensão é fortalecer e desenvolver lideranças”, enfatiza Maria Isabel de Sá Earp, diretora geral da FMP/Fase.









Faculdade de Petrópolis é destaque em Avaliação do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quinta-feira (18), as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referentes a 17 cursos das áreas de saúde e agronomia. O resultado destacou a cidade de Petrópolis, que vem se consolidando como polo universitário devido à ampla oferta de cursos de ensino superior, apresentando a Faculdade Arthur Sá Earp.

Neto (FMP/Fase) com excelentes conceitos junto ao MEC, comprovando, mais uma vez, a qualidade do seu ensino. No Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que considera, dentre outros fatores, a nota do Enade, os cursos de Enfermagem e Nutrição obtiveram nota 4, e o de Medicina, nota 3, em um conceito que vai de 1 a 5. 

Vale ressaltar a conquista dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos, avaliados com nota 5 em outubro do ano passado. Referência nacional na área de saúde, a Fase também teve seu curso Superior de Tecnologia em Radiologia bem avaliado, recomendado com nota 4 pelo MEC.
O curso será lançado em 2015.

“Isso tudo é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela faculdade no sentido de estar sempre aprimorando os cursos, aproximando os alunos do mercado de trabalho e sensibilizando-os para as necessidades atuais. Para o município é muito bom, porque fideliza o morador que não precisa mudar de cidade para ter acesso à educação superior de qualidade, e qualifica o profissional para o mercado de trabalho, podendo ser aproveitado localmente”, avalia Abílio Aranha, coordenador geral de Ensino da FMP/Fase.