terça-feira, 23 de outubro de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Balanço FMP/Fase


Na última quinta-feira (18/10), a educadora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da Fase, foi uma das palestrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, durante ciclo de debates promovido pela FMP/Fase em parceria com a Fiocruz, no Palácio Itaboraí. Na palestra, Maria Isabel destacou o desenvolvimento e a necessidade de consolidação de Petrópolis como cidade universitária. 

No dia anterior foi a vez do professor Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da instituição, que participou da palestra “Ambiente e Saúde”. No evento, o professor contou com a colaboração das alunas do curso de Medicina, que apresentaram o projeto de coleta seletiva implantado no bairro Estrada da Saudade, em parceria com a companhia de limpeza da cidade (COMDEP).

Na mesma semana, alunos do 6º ano da Escola Municipal Abelardo de Lamare (Caxambu) visitaram a exposição “280 Dias: Adolescência & Gravidez”, no campus da faculdade.  Os estudantes foram guiados por representantes da instituição que explicaram cada detalhe da mostra. A visitação fez parte das ações comemorativas do município na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que incluiu a exposição como um dos destinos do ônibus da prefeitura que participa do circuito. A mostra gratuita será apresentada ao público até o dia 30 de novembro, no Centro Cultural da instituição (Av. Barão do Rio Branco, 1003). 

A FMP/Fase também ofereceu, durante a SNCT 2012, excursão à Cervejaria Petrópolis e palestra sobre sustentabilidade, em parceria com o Sebrae.

Veja as fotos:

 



FMP/Fase realiza projeto de incentivo à leitura


O projeto, que está sendo realizado na instituição, futuramente pode ganhar as ruas da cidade

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) deu início a ação inédita de incentivo à leitura e à educação em Petrópolis. Trata-se do projeto ”Livro Solto”, que consiste em espalhar livros de vários gêneros em diferentes locais da faculdade. A atividade, que já é sucesso em outros países, pode ganhar as ruas de Petrópolis, incentivando a população a participar dessa grande rede literária. 

A ideia é fugir dos padrões de uma biblioteca convencional. Desta forma, os livros doados são distribuídos em diferentes áreas da faculdade, permitindo que qualquer pessoa que visite o campus possa ler e até mesmo levá-lo para casa, tendo apenas o compromisso de passá-lo para outra pessoa ou colocá-lo em qualquer lugar na instituição.

Na primeira semana do projeto foram recebidos 37 livros, entre os quais Crônica de um amor louco, de Charles Bukowski, Elogio da Loucura, de Erasmo de Rotterdam e Memorial de Aires, de Machado de Assis, Stupid White Men, de  Michael Moore, e Passageiro para Frankfurt e Aventura em Bagdá, de Agatha Christie.

A ação foi apresentada pela ex-aluna Ruana Rueda, graduada em Medicina que, com base em projetos já existentes, como o Book Crossing (Estados Unidos), propôs a iniciativa. “Ao recebermos os livros, apenas colocamos a etiqueta com as informações da instituição e o nome da pessoa que o doou e, logo, o exemplar é solto em algum local do campus. Assim, contribuímos com o conceito de que a arte, a cultura e o conhecimento devem estar disponíveis em qualquer lugar”, comenta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase.

A campanha, criada em comemoração aos cinco anos do Centro Cultural da instituição, também é uma forma de contribuição para os alunos que possuem pouco tempo para participar de cursos, eventos e demais projetos que contabilizam como atividade complementar, algo obrigatório para a formação dos estudantes. “Para incentivar os alunos, a instituição concederá uma hora de atividade complementar a cada cinco livros doados para a campanha. Já as demais pessoas ganharão um adesivo com a mensagem: Eu soltei um livro, que comprova a contribuição com o projeto”, completa o coordenador.

Dependendo do número de exemplares doados, a intenção é que, futuramente, o projeto ultrapasse os muros da instituição e seja praticado em parques, lanchonetes, cafés e demais locais públicos da cidade, sempre visando a vida útil do livro, assim como o número de pessoas impactadas com ação.

Qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, basta doar qualquer livro, que não seja técnico.  Os exemplares podem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003). Caso não possa comparecer ao espaço, entre em contato por email: cpe@fmpfase.edu.br


PSF Nova Cascatinha promove gincana sobre lixo para crianças


A criançada teve diversão garantida no PSF Nova Cascatinha, gerido pela FMP/Fase, no sábado (dia 06/10). O Posto promoveu a Gincana do Lixo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação ambiental atrelada à qualidade de vida. Com uma programação divertida, o evento incluiu oficinas de reciclagem, contação de histórias e um jogo animado com premiações.
A ação foi proposta para incentivar uma série de iniciativas dentro da comunidade, como a coleta seletiva de lixo, ações de reciclagem que visem o aproveitamento do lixo para construção de outros materiais (poltrona de garrafa PET, brinquedos, tapetes de retalhos, decoração de vidros, e outros objetos úteis), além do reaproveitamento de alimentos, visando reduzir o desperdício. 

Para realizar a atividade, as crianças foram organizadas em grupos, coordenados por um agente do meio ambiente, para participarem de duas etapas da gincana, que visavam o recolhimento de materiais recicláveis e alimentos. No sábado, quando aconteceu a segunda etapa, houve a contabilização dos pontos de acordo com cada material entregue, que pêde ser latinhas de alumínio, garrafas Pet, caixa de leite/suco, tecido, jornais, revistas, entre outros.  Independente da pontuação, a gincana premiou todos os participantes.

Estação Solidária

A Gincana do Lixo faz parte de uma série de iniciativas propostas por alunos, professores da FMP/Fase e agentes do Programa de Saúde da Família, com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida dos moradores da comunidade Nova Cascatinha, por meio de ações de mobilização e educação.  

Futuramente, o projeto pode se tornar ainda maior, a partir da criação de um espaço, denominado “Estação Solidária”, que contribuirá para o desenvolvimento sustentável e tecnológico da comunidade, assim como o monitoramento de interações cooperativas vivenciadas.