segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Programação FASE TV - De 25 a 31 de janeiro

Programas produzidos pela FASE TV:

·         Programa Arte & Cultura                Tema: “Museologia Social”:

o  A memória é fundamental para a constituição do ser humano como ser humano. Os museus são os corações das memórias, e tomaram a dimensão de espaço aberto ao público na Europa do século XVIII, onde podemos citar exemplos clássicos como o Museu Britânico e o Museu do Louvre. O episódio conta sobre o início, a trajetória e as dimensões dos museus pelo mundo.

·         Programa Minuto Fase                   Tema: “Trotes Solidários”:

o   Os trotes solidários são o foco deste episódio, que acompanhou os calouros do curso de Medicina durante a doação de sangue no Hospital Santa Teresa, maior banco de sangue da cidade, que estava com o estoque defasado. O Minuto mostra também a iniciativa dos alunos de Nutrição e Enfermagem, que prepararam o terreno do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade para a criação de uma horta comunitária.

·         Programa Em Questão                   Tema: “Os desafios da psiquiatria”:
o    O programa aborda a evolução da psiquiatria ao longo do tempo no mundo e no Brasil, os desafios do momento atual e o que falta para a real implantação da reforma do modelo de assistência, criada por lei, sancionada em 2001 – incluindo questões como a desinstitucionalização dos pacientes (com o fim dos manicômios) e a atual falta de vagas para internação de pessoas em surto. O episódio tem as participações dos psiquiatras Eduardo Birman, professor da FMP/Fase e da vice-presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro, Fátima Vasconcellos. 
·         Programa Ao Redor                         Tema: “Oceanos”: 
o   O programa viaja pelos oceanos para falar da importância da conservação do ecossistema marinho. Uma questão ambiental e também de geração de renda, já que o mar é a fonte de sustento para milhares de famílias no mundo. O episódio aborda o cultivo de algas na Indonésia, a sobrepesca do atum nas regiões no Pacífico e também as pesquisas sobre a acidificação dos oceanos,  provocada pelo aumento das emissões de gás carbônico.  
·         Programa Cinema Livre                 Tema: “Se um de nós se cala 
o    O documentário dirigido por Célia Maria Alves e Vera Côrtes, insere Goiás no contexto do golpe militar de 1964. A partir de relatos de anistiados que à época eram jovens estudantes e militantes políticos, o filme resgata os motivos pelos quais o Estado sofreu intervenção militar e a crueldade sofrida pelos que ousaram não se calar. 
·         Programa Faixa Interativa              Arte & Cultura – Tema: “Cia de Teatro Livro Aberto”:
o    O episódio mostra o trabalho da Cia de Teatro Livro Aberto, que completa 25 anos de história em 2014. O Arte & Cultura traz o depoimento do fundador do grupo, Fernando Vianna, que junto com Sylvia Orthof, criou a companhia em Petrópolis, cidade onde a  escritora e dramaturga viveu os últimos anos de sua vida. O programa traz depoimentos emocionados de atores que dão continuidade à obra de Sylvia, levando sua literatura para as crianças, utilizando além da técnica teatral, muita música, bonecos e um arsenal elementos da cultura popular. Entre as belas histórias contadas no episódio, destaque para o relato do músico Renato de Resende que musicou o último poema da escritora.


Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ:

·         Programa Ligado em Saúde          Tema: “Pré-natal”:
o    O obstetra do Instituto Fernandes Figueira, o IFF/ Fiocruz, Marcos Dias fala da importância do pré natal, o número mínimo de visitas ao médico durante esse período e mostra os procedimentos que devem ser feitos em todas as consultas e os exames indispensáveis durante a gestação.
·         Programa Ciência e Letras                        Tema: “Ensino da escrita”:
o    Neste programa Renato Farias conversa com a escritora e diretora da Estação das Letras, Suzana Vargas e a professora de literatura, Ana Letícia Leal sobre a criação literária, através do trabalho da Estação das Letras e suas oficinas literárias. A formação do leitor, e as questões que estão por trás e fundamentam a criação literária, e a publicação de tudo o que já foi produzido no Estação conduzem este bate papo de forma leve mas bem objetiva.
·         Programa Canal Saúde na Estrada         Tema: “MT-Cuiabá”:
o    Em Água Boa, o Programa Saúde para Todos oferece aos usuários de todas as idades, através da Estratégia de Saúde da Família, atividades físicas, eventos e acompanhamento multidisciplinar no posto de saúde. Em Cuiabá, a Escola Joana Dark faz parte de uma iniciativa para aumentar a qualidade da alimentação escolar servida nas escolas e creches da rede municipal.
·         Programa Unidiversidade                          Tema: “Oceanografia”:
o    O Unidiversidade discute a importância do trabalho do oceanógrafo num país continental como o Brasil. Gravado na UERJ
·         Programa Em Família                                 Tema: “Não basta ser pai”:
              o    As novas configurações familiares exigem dos pais maior participação nas tarefas domésticas, no cuidado, criação e educação das crianças. Para debater o assunto, convidamos os engenheiros Thiago Queiroz e Francisco José Espinola e o psicólogo e psicanalista, Amaury Solon RIbeiro.

Escola de Nutrição e Gastronomia da FMP/Fase ensina o preparo de sanduíches práticos e saudáveis

Com a correria do dia a dia muitas pessoas trabalham até tarde e praticam atividades físicas na hora do almoço. A rotina, muitas vezes, torna a refeição tradicional inviável. Por isso, cada vez mais os sanduíches ganham espaço no cardápio dos brasileiros. Além de proporcionar uma variedade de sabores, eles oferecem a possibilidade de uma refeição rápida e nutritiva.

A nutricionista Caroline Geoffroy explica que, durante o verão, o organismo exige muita energia. Os alimentos mais leves oferecem o valor nutricional e o bem-estar que o corpo precisa para se manter saudável. Por isso, a Escola de Nutrição e Gastronomia da FMP/Fase vai oferecer um curso de extensão em sanduíches gourmet, que ensina como ter uma alimentação saudável, prática e diferenciada. 

“O nosso objetivo é ensinar os alunos a fabricar sanduíches rápidos e nutritivos. A ideia é estimular o emprego de técnicas de cozinha profissional voltadas para a elaboração dos mais diversos tipos de sanduíches, com pães variados e recheios gourmet”, frisa Caroline Geoffroy, nutricionista responsável pelo curso.

O curso, que será realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, vai ensinar o preparo de recheios mais requintados, que proporcionam grande valor nutritivo, além de sabores variados. Entre eles, Croque monsieur, Pastrami com mostarda a l´ancienne, Tapenade com tomate seco e Baguete de rosbife com chutney de tomate se destacam na culinária. 

“Os sanduíches gourmet são mais saborosos e nutritivos. Além disso, eles encantam os olhos. São ótimos como sugestão de cardápio, pois são práticos e rápidos de fazer, quando se vai receber uma visita, por exemplo,” ressalta a nutricionista.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, no site da FMP/Fase: www.fmpfase.edu.br. Na página também é possível ter acesso à programação completa do curso.