quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Começa a avaliação institucional para os cursos da FASE

Desde o início da semana, os alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Administração estão participando do processo de avaliação institucional, realizado ao final de cada semestre.
O sistema de avaliação institucional existe há dez anos e segundo a pedagoga Maria Thereza Sá Earp – que além de professora do Curso de Enfermagem é também uma das responsáveis pelo Núcleo Pedagógico – serve para legitimar a opinião do aluno em relação à Instituição e acaba se tornando parâmetro para melhorias e mudanças – “É um dever acadêmico, nós estamos criando essa cultura de avaliação, que nada mais é do que um diagnóstico para a faculdade”.
A avaliação é obrigatória e aplicada em horário de aula no laboratório de informática durante cerca de vinte minutos. As questões são relativas à qualidade de ensino, professores, infra-estrutura, atendimento, entre outros. “Os alunos conseguem ter uma visão melhor de como é o curso”, ressalta Maria Thereza.
Para os estudantes de Administração, o questionário é aplicado em todos os períodos; aqueles que cursam Nutrição ou Enfermagem, a avaliação é para alunos do primeiro ao sexto período. No Curso de Medicina a aplicação da avaliação começou mais cedo e cerca de 70% dos alunos já participaram.
No fim, os números são apresentados em uma reunião devolutiva, com professores, direção e representantes dos diretórios de cada curso. De acordo com a psicopedagoga Ana Helena Golden Stein , também responsável pelo Núcleo Pedagógico, os resultados estão disponíveis na coordenação, “na última pesquisa, os alunos assinalaram a infra-estrutura como a melhor coisa da Instituição, o que quer dizer não só os prédios, mas também a biblioteca e recursos áudio visuais”.
A psicopedagoga ainda lembrou que o estímulo a iniciação científica é uma das questões abordadas pelos estudantes, fator que já está sendo estudado para mudança.
A partir de dezembro, professores e colaboradores também vão responder a avaliação institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis