terça-feira, 26 de maio de 2009

FASE promove XI Seminário de Estratégias de Marketing

O grande volume de informações disponibilizadas pela Internet desafia as empresas a buscarem meios adequados de utilizá-las em benefício dos negócios. No XI Seminário de Estratégias de Marketing, realizado pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) no dia 6 de junho, especialistas abordarão técnicas e estratégias para utilizar essas informações como ferramentas para aumentar a competitividade das organizações no mercado.

O surgimento de novas plataformas de comunicação, como Orkut, Facebook e Twitter, torna essa discussão mais urgente. Segundo o professor da FASE José Ferrari, que coordena o evento juntamente com o professor Maurício Pinheiro, isso fica evidente pelo fato de muitas empresas estarem criando a função de gerente de informação. Este profissional dedica-se a cuidar da análise sobre tudo o que é dito a respeito da concorrência, mercado, novas tecnologias e outros assuntos de interesse da organização.

Com o tema “Inteligência de marketing e competitividade”, o encontro contará com a participação do estatístico Ricardo Villaça, que abordará os meios de integrar as informações externas e internas das empresas na palestra “Tomada de decisão e informação de marketing”; da doutora em gestão do conhecimento e inteligência competitiva, Elizabeth Gomes, autora de três livros sobre o assunto, que ministrará a palestra “Sistemas de inteligência competitiva: reforçando a competitividade das empresas com uso de informação analisada”; e do especialista em informações de mercado do Senac Rio, Vinicius Alves, que apresentará um caso prático no painel “A informação como arma para conquistar e manter clientes”.


* Programação


8:30h - Credenciamento e abertura


9:00h - Tomada de decisão e Informação de marketing
A natureza da informação e dos dados e sua importância nos processos de comunicação. Fontes de Informação de Marketing. A diferença entre solução de problema e tomada de decisão. Por que a informação é chave para boas decisões?

Palestrante:Ricardo VillaçaEstatístico, gestor de empresas. Diretor da AgeMcia - Inteligência Artificial e diretor da Competenza - Seguros Personalizados. Ex-executivo da IBM, SulAmerica Seguros e Telefônica de Espanha.

10:30h - Coffee Break

11:00h - Sistemas de Inteligência Competitiva: reforçando a competitividade das empresas com uso de informação analisada
Descrição de um sistema de inteligência competitiva (SIC). Seus objetivos, subsistemas, componentes e, principalmente, benefícios para as empresas. Relação entre SIC e Competitividade. Interação ente o SIM (Sistema de Informação de Marketing) e o SIC (Sistema de Inteligência Competitiva). Ajustamento desses sistemas ao processo decisório. Importância da gestão da informação para um diferencial competitivo. Casos reais de empresas que usam informação para tomar decisão.

Palestrante:Elisabeth GomesDoutora em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva pela COPPE/UFRJ. Possui três livros publicados no Brasil e na área: "Inteligência Competitiva: como transformar Informação em um negócio lucrativo” – 2001, atualizado em 2004, “Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento” - 2001, ambos da Editora Campus e Gestão Estratégica da Informação e IC da Ed. Saraiva, 2005. Possui dois livros publicados no exterior: “Gestão de Empresas na Era do Conhecimento”. Ed Silabo, 2004, Portugal e “Knowledge management and Competitive Intelligence for Nuclear Area”, 2004, Ed.IJNKM, França. Possui mais de 15 artigos publicados sobre o assunto em revistas nacionais, internacionais e congressos nacionais e internacionais. É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, da Pós Graduação lato sensu em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento da COPPE/UFRJ, do Curso de Especialização em Gerência Estratégica da Informação da UFRJ, do MBA em Gestão de Negócios e IC da Uni Rio. Já participou de vários projetos para implantação da Gestão por Conhecimento e Inteligência Competitiva em empresas públicas e privadas desde 1999, tais como Embratel, Shell, Syngenta, Anatel, Contax, Petrobras, Eaton Trucks, Rede Globo, entre outras.


12:30h - Intervalo para almoço

14:00h - Painel: A informação como arma para conquistar e manter clientes.
Como adotar um modelo de negócios centrado no cliente. As vantagens, desafios e riscos de se incorporar às informações individuais dos clientes. Políticas de gestão da informação de clientes. Gestão e compartilhamento da informação de clientes. Qualidade da aquisição e privacidade de dados. Como medir resultados de programas de fidelidade.

Apresentação de um caso prático sobre o tema

15:30h - Debate com a presença de todos os palestrantes

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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis