quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Exposição "Imagem de um quilombo"

A exposição “Imagens de um quilombo” faz parte da pesquisa de mestrado “Escola e contexto social: um estudo de processos de construção de identidade racial numa comunidade remanescente de quilombo” de autoria da pesquisadora e doutora Maria Clareth Gonçalves Reis.
As fotografias foram feitas entre dez/2001 e mar/2003 na Comunidade Remanescente de Quilombo Chacrinha dos Pretos por Abílio Maiworm, compõem um acervo de cerca de 750 fotos. Foram construídas dentro do contexto da pesquisa e submetidas a ela, abarcando as múltiplas dimensões sócio-ambientais da comunidade quilombola em questão. Isto não significa que estejam isentas de interpretação e de um olhar fotográfico específico, construído aos poucos conforme as visitas ao campo aconteciam, a pesquisa avançava e as relações humanas e com o ambiente geográfico circundante tornavam-se mais íntimas e ganhavam confiança mútua.
Abilio Maiworm Weiand também é poeta, com algumas premiações, e militante do movimento de agroecologia em Petrópolis.


Centro Cultural FASE - FMP, Casa Hercílio Esteves

De 19 de novembro de 2009 à 18 de dezembro de 2009.
Visitação: De 2ª à 6ª feira, das 9h às 18h.

Veja programação completa do Centro Cultural FASE - http://sites.google.com/a/fmpfase.edu.br/centro-cultural-fase-fmp/programacao-1/imagens-de-um-quilombo

Um comentário:

  1. João Carlos Wayand Kronnenberg19 de janeiro de 2011 às 13:09

    Tive a oportunidade de presenciar esta exposição e achei o trabalho do fotógrafo belíssimo e de grande sensibilidade. Infelizmente, desde então, não vi mais de seus trabalhos pela cidade.
    Petrópolis é assim, as pessoas precisam sair daqui para serem reconhecidas e valorizadas.

    J.C. Wayand Kronnenberg.

    ResponderExcluir

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis