quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Saiu na imprensa

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10786-Escolha-os-ingredientes-certos-para-preparar-uma-torta-levissima.htm

Escolha os ingredientes certos para preparar uma torta levíssima

Combinações e substituições dão passe livre para o prato no cardápio

Por Gabriela Pio

Figos, cogumelos, rúcula com tomate seco, batata com carne moída, queijo e presunto, ricota, frutas e até chocolate. Os recheios para tortas são tantos que fica difícil escolher o preferido para a torta que acompanha o cardápio no almoço, no lanche ou na sobremesa. Mas, antes de se decidir por algum, vale lembrar dos riscos para a balança. Existem os vilões da receita que podem fazer os ponteiros subirem, mesmo que a dieta esteja sendo seguida à risca. De acordo com a nutricionista Brigitte Olichon, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), o ideal é pensar no equilíbrio. "Se a massa já contém uma alta quantidade calórica, o ideal é que o recheio seja menos calórico", comenta.A nutricionista afirma que o ideal é apostar em recheios que levam vegetais, como o palmito, espinafre e cogumelos, pois acrescentam ao prato uma quantidade de fibras, necessárias para a digestão do alimento. Abóbora, repolho roxo e rúcula com tomate seco também estão na lista dos mais pedidos para recheios leves e que, de quebra, não prejudicam a dieta. Essa última combinação, porém, merece atenção. "O tomate seco não pode ser o que é curtido no azeite", alerta a nutricionista.
Além do recheio A massa da torta também pode ser uma bomba calórica. Ao menor deslize, ela pode sabotar o seu regime, mesmo que o recheio seja levinho. A combinação rotineira de farinha de trigo, margarina e leite pode engordar a receita, ainda mais quando há batata e gema de ovo no preparo da massa. Para fugir desta cilada, Brigitte sugere substituições, como trocar o creme de leite pelo iogurte natural. "Também é possível trocar a margarina por óleo vegetal", afirma. Além disso, a dica da nutricionista é fazer uma massa mais fina, deixando o prato mais leve e menos calórico.
Parece mais não é Outra alternativa para fugir das calorias é apostar em massas falsas de torta, que ficam bastante saborosas. Vale usar como base carolinas cortadas ao meio (sem cobertura e recheio) e até fatias de pão de forma integral. Segundo a nutricionista, basta embeber as fatias em gema e clara. "As fatias são menos calóricas", afirma.
O doce também cabe na dieta Morangos e creme, chocolate e até Romeu e Julieta. As tortas doces enchem os olhos antes de estarem prontas. A boa notícia é que elas podem ter as calorias reduzidas e serem incluídas no cardápio. A sugestão da nutricionista é driblar as calorias utilizando cacau na receita que leva chocolate. Segundo a nutricionista, o cacau é mais concentrado e não possui açúcar, apresentando menor quantidade calórica que o chocolate. Se quiser utilizar o chocolate, aposte no meio-amargo. "O chocolate diet não deve ser utilizado, tendo em vista que, mesmo sem açúcar, ele possui grande quantidade de gordura", salienta. Já quanto à combinação Romeu e Julieta, a nutricionista sugere fazer a receita em casa. Dessa forma, é possível controlar a quantidade de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis