quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FMP/Fase recebe oficina de Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde

Teve início na terça-feira (27) a oficina de Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde das sete regiões atendidas pelos Postos de Saúde da Família em Petrópolis. O evento, que ocorre até novembro, foi realizado no campus da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) pela Secretaria Municipal de Saúde.


Segundo o supervisor técnico gerencial do Departamento de Atenção Básica do município, a estimativa é recapacitar, este ano, 285 agentes comunitários de saúde das 42 equipes existentes. “Essa é uma ação que visa melhorar o processo de trabalho dos agentes junto às equipes dos Postos de Saúde da Família, tendo como foco o manual lançado, recentemente, pelo Ministério da Saúde, sobre a abordagem dos agentes nos diferentes ciclos de vida”, explicou o Dr. Oswaldo Alberto Filho.


No primeiro dia da oficina foi exibido um vídeo sobre a história do agente comunitário de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao término, os participantes foram divididos em grupos para responder a perguntas relacionadas ao trabalho.


De acordo com o professor Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP, “a metodologia de trabalho do manual foi montada pelos próprios enfermeiros dos Postos de Saúde da Família de Petrópolis, com o intuito de que os agentes conheçam melhor suas atribuições”. A FMP/Fase possui cinco equipes de PSFs com cerca de 30 agentes comunitários de saúde, são elas: Machado Fagundes, Boa Vista, Nova Cascatinha, e Estrada da Saudade I e II.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis