terça-feira, 18 de outubro de 2011

FMP/Fase leva peças do corpo humano para a SNCT

A instituição também ofereceu mini-cursos sobre drogas lícitas e ilícitas

Teve início na segunda-feira (17), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com diversas instituições do país. A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) mais uma vez foi convidada a participar do evento, que ocorre no espaço do MCT até o dia 20 de outubro, das 10h às 19h, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

A FMP/Fase realiza anualmente a Semana Científica, que está em sua 17ª edição, onde são oferecidos cursos, concursos e palestras. Parte de sua programação consta no cronograma de atividades da SNCT 2011, para a qual a instituição reservou uma versão reduzida da mostra Corpo – Anatomia, Arte e Tecnologia – exposição que obteve sucesso de público durante sua realização, entre agosto de 2010 e abril de 2011. Nesta edição da SNCT não foi diferente. Os alunos que ali chegavam faziam fila para ver as peças do corpo humano com câncer e receber as explicações dos estudantes de Medicina.

“Eles explicaram por que o câncer fica na mama. Eu nunca tinha visto isso antes, mas pelo microscópio é muito interessante”, disse Wendel Valentim Chagas, aluno do 8º ano da Escola Municipal Clemente Fernandes. A professora de Ciências, Bete Alt, cujos pais faleceram de câncer no estômago, ficou impressionada com o que viu. “Eu gostei bastante do visual, porque a criança se interessa mais com a peça em si do que com uma figura no livro”.

Segundo o coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase, “com a SNCT, nós damos a oportunidade aos alunos de perceberem que a ciência tem que sair dos espaços específicos e ganhar outros horizontes, para que o público leigo tenha conhecimento de questões que visam à promoção da saúde”, explicou Ricardo Tammela.

A FMP/Fase também ofereceu mini-cursos sobre Toxicomania, orientando os participantes a respeito das consequências das drogas lícitas e ilícitas no organismo, além de fornecer dicas e conselhos sobre o tema. O curso, com duração de uma hora, foi aplicado pelos alunos de licenciatura em Enfermagem da Fase, com supervisão de seus professores.

A expectativa é que o espaço do MCT no LNCC receba 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento, sendo uma parte desse público, proveniente de 198 escolas da rede municipal de ensino.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis