terça-feira, 13 de novembro de 2012

FMP/Fase participa da 12ª edição do Petrópolis Gourmet


A instituição realizará palestras e oficinas que incentivarão os participantes a aprenderem a arte de cozinhar

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto é uma das instituições participantes do festival gastronômico, Petrópolis Gourmet. Com uma programação variada, a instituição, que também patrocina o evento, realizará palestras e oficinas para estimular a arte de cozinhar, entre os dias 12 e 20 de novembro, incluindo uma atividade especial em escolas da Comunidade 24 de Maio. 

É a 8ª vez que a instituição participa do festival, que neste ano, está na 12ª edição, com a previsão de receber mais de 15 mil participantes. Com o tema “Os Sabores da Nossa Terra”, o evento conta com a participação de 28 restaurantes que farão uma homenagem à gastronomia dos estados da Região Sudeste. Além de apreciar a boa culinária, o festival trará oficinas para mostrar que qualquer pessoa está apta a cozinhar. 

“Para a faculdade é uma grande satisfação participar de um evento como esse, que apresenta o melhor da gastronomia brasileira, reúne sabor e história, promove o turismo e ainda promove oportunidades de participação da comunidade em oficinas que integram nutrição, educação para a saúde e arte. É também a oportunidade de mostrar que qualquer um pode produzir um prato bonito, saboroso e nutritivo, a partir da experiência que pode ser adquirida nas oficinas”, destaca Maria Isabel de Sá Earp, diretora da Fase. 

A programação inclui técnicas de conservação e de higienização de alimentos, preparo de cup cakes, feijoda light e dicas para servir em taças. As atividades promovidas pela FMP/Fase contam com a colaboração de alunos e professores do curso de Nutrição. Outra atividade de destaque é a oficina “Fazendo Arte Semeando Especiarias”, realizada em duas escolas da Comunidade 24 de maio. Ministrada pelas professoras Maria Helena Oliveira e Elenice de Araújo e pela aluna Daniela Minuzzo, a atividade demonstra o plantio de pequenas hortas em garrafas PET.  “Essa oficina é a única da programação que também será realizada em uma comunidade ao invés do Palácio de Cristal. Desta forma, conseguiremos integrar a comunidade ao circuito do evento, utilizando a gastronomia como um fator comum”, explicou uma das coordenadoras da oficina, Elenice de Araújo. 

A programação contou ainda com a participação da nutricionista e gastrônoma Caroline Geoffroy, coordenadora dos cursos de extensão em Gastronomia da FMP/Fase. Com uma vasta experiência em estabelecimentos comerciais, que inclui a famosa Confeitaria Colombo, ela ministrou a oficina “Verrines Doces e Salgadas: A arte de servir em taças".

Programação
DIA
LOCAL
HORÁRIO
OFICINA
ALUNOS
PROFESSORES
12/11
PALÁCIO DE CRISTAL

9h às 11h
PALESTRA:
TÉCNICAS DE HIGIENIZAÇÃO
6º período
CINTIA RAMOS PEREIRA AZARA
12/11
PALÁCIO DE CRISTAL

13h30 às 15h30
ARTE COM SABOR:
CUP CAKE

MARIANA RAESK DE CARVALHO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
13/11
PALÁCIO DE CRISTAL

14h30 às 16h30
VERRINES DOCES E SALGADAS: A ARTE DE SERVIR EM TAÇAS

CAROLINE GEOFFOY
13 /11
ESCOLA NA COMUNIDADE 24 DE MAIO (E. M. Clemente Fernandes e E.E. Augusto Meschick)
14h às 16h
FAZENDO ARTE SEMEANDO ESPECIARIAS

DANIELA ALVES MINUZZO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
16/11
PALÁCIO DE CRISTAL

9h às 12h
SOUS VIDE
NOVA TECNOLOGIA NO PREPARO E CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
LILIAN KLING CASTRO MIRANDA E DANIELA ALVES MINUZZO
ANETE CORREA ESTEVES E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
17/11
PALÁCIO DE CRISTAL

13h às 14h30
FAZENDO ARTE SEMEANDO ESPECIARIAS

DANIELA ALVES MINUZZO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO
20/11
PALÁCIO DE CRISTAL

9h às 12h
COMIDA REGIONAL
FEIJOADA LIGHT

DANIELA ALVES MINUZZO E MARIA EDUARDA DE S. LOPES CARDOSO
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA E ELENICE MARIA GONCALVES DE ARAUJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis