segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Campanha “Anel de Solidariedade” realiza a entrega de mais três cadeiras de rodas


Ação realizada por alunos do curso de Medicina da FMP/Fase superou a meta de cadeiras doadas para a rede pública de saúde

A emoção falou mais alto na última sexta-feira (07/12). Os alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realizaram a entrega das últimas cadeiras de rodas do ano, da campanha Anel de Solidariedade, no PSF Estrada da Saudade. Desta vez, elas doaram três cadeiras, o que totalizou cinco entregues em 2012, superando a meta inicial de quatro unidades. Com o sucesso da ação, a campanha continuará no próximo ano, contando, mais uma vez, com a colaboração dos petropolitanos, para beneficiar ainda mais pessoas.

Devido à dificuldade de locomoção dos pacientes, as cadeiras foram entregues a familiares e representantes de cada um deles.  As cadeiras foram doadas para Ivone Maria Borré (PSF Estrada da Saudade), Alzemiro da Silva Simões (PSF Machado Fagundes) e Rosemary da Silva Brito (Ambulatório Escola).

Esse é o terceiro evento organizado pela campanha que, em 2012, entregou a primeira e a segunda cadeira de rodas, respectivamente, para as pacientes Gisele da Costa (PSF Boa Vista) e Hilda de Oliveira (PSF Nova Cascatinha).

Para conseguir as cinco unidades, os alunos arrecadaram 400 kg de anéis de alumínio, divididos em 600 garrafas Pet. “Agradecemos a colaboração de profissionais, estudantes, estabelecimentos comerciais e, especialmente, aos catadores de latinha, que contribuíram para a realização desse momento. É muito gratificante ver que a nossa ação beneficiará os pacientes”, destaca Andressa Lins, uma das idealizadoras do projeto.

Uma das cadeiras foi entregue à Rosemary da Silva Brito, paciente atendida pelos alunos do curso de pós-graduação em Psicologia Clínica da Fase, por meio da “Clínica Social” voltada para pacientes carentes, no Ambulatório Escola.  Ela sofre de degeneração cerebelar, doença que afeta o sistema nervoso. Comovida com o seu estado de saúde e com sua força de vontade, a coordenadora do curso, Virginia Ferreira, fez questão de indicá-la para receber a doação. “Gostaria muito de agradecer e parabenizar todo o grupo pelo admirável e impecável trabalho desenvolvido. É de pessoas como vocês que o mundo tanto precisa, contem comigo para o que precisarem”, declara Virginia Ferreira.

A ação que tem mobilizado os petropolitanos é motivo de grande orgulho para Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase. “A campanha mostra que o profissional deve exercitar o seu lado humano para promover a transformação da sociedade. Isso mostra que, ao contrário do que dizem, a geração Y não é apenas imediatista e egoísta, mas capaz de lutar por grandes causas, como essas alunas que, em breve, serão médicas”, ressaltou.


A campanha

A aluna Andressa Lins apresentou a campanha para a faculdade, após ter vivenciado o sucesso da ação em uma das escolas do Rio de Janeiro.  A iniciativa recebeu o apoio da instituição e conquistou mais adeptos.  Atualmente, o grupo é formado por nove estudantes de Medicina.

A campanha acontece graças à parceria com a empresa FRATO Ferramentas, que transforma anéis de alumínio em cadeiras. Desta forma, cada 120 garrafas Pet cheias de anéis (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivalem a uma cadeira de rodas.

Em 2013, a campanha para arrecadação de anéis de alumínio continua. Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato através do e-mail anelsolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).

 Maria Teresa entregando a cadeira à paciente Rosemary Brito.

 Os representantes dos pacientes recebendo as cadeiras pela campanha.

 Alguns dos alunos que fazem parte da campanha Anel de Solidariedade.


Um comentário:

  1. Maravilhosa campanha! Todos são contemplados: quem ajuda e quem é ajudado. Se, quando alunas, já se envolvem com a saúde e dignidade humana, imagine quando mádicas...Parabéns! Sinto orgulho e alimenta minha esperança de que o ser humano possa continuar HUMANO.

    ResponderExcluir

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis