sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FMP/Fase ganha apoio à pesquisa

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase foi uma das selecionadas por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para o financiamento de projetos para a realização de ensaios clínicos em seres humanos. Além da instituição, outros sete trabalhos foram contemplados, todos de instituições públicas.  O título do projeto da FMP/Fase é "Estudo clínico para avaliação da segurança e eficácia de condrócitos autólogos para o tratamento de lesões degenerativas da articulação temporomandibular”.
 
A ideia é utilizar células do próprio indivíduo no tratamento das alterações degenerativas da Articulação Tempomandibular (ATM). O problema atinge a região oral e facial, podendo comprometer a qualidade de vida do paciente, causar dores crônicas e dificuldades de mastigação, segundo o coordenador do curso de pós-graduação em Dor Temporomandibular e Dor Orofacial da FMP/Fase, professor Ricardo Tesch, que realizará os estudos com o professor convidado Radovan Borojevic.
 
“A proposta é que, pela primeira vez, possamos oferecer essa terapia, depois de provar sua eficácia e segurança em humanos. O benefício esperado é o fim da dor do paciente, que poderá voltar a falar e a mastigar normalmente. No processo de regeneração da cartilagem articular, utilizaremos células retiradas do adepto nasal. O acesso é fácil e elas têm as características adequadas. Conseguiremos isolar as células da cartilagem e multiplicar os condrócitos para depois injetá-las na articulação. Depois, com uma tomografia computadorizada, avaliaremos a capacidade de regeneração da cartilagem”, explica Ricardo Tesch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis