quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Café Filosófico da FMP/Fase festeja cinco anos debatendo bioética

O Centro Cultural FASE–FMP sedia, nesta quarta-feira (27), às 17h, uma edição extra do Café Filosófico Quântico (CFQ), em Petrópolis. O evento debaterá "Medicina de rua e bioética", com lançamento de livros e uma mesa de confraternização de fim de ano, a cargo da oficina Natal das Etnias.

O motivo da realização do CFQ extra e em horário especial é para comemorar os cinco anos de existência do projeto com a equipe original. Estarão juntos o professor convidado Marcos Tadeu Varricchio, de Ciências Exatas; e as professoras Marcia C.B.N. Varricchio, de Ciências Biológicas; e a professora Marcia do Amaral, de Ciências Humanas. 

Todo time escalado para a edição extra possui a formação em bioética pela Fiocruz e inclui membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMP/Fase. O advogado Carlos Alberto de Oliveira, professor da Faculdade de Educação da Uerj, fará uma apresentação sobre o tema, ao lado de Marcia do Amaral e de Cláudia Gorini, professora de Graduação e de Residência Médica em Clínica Médica da FMP/Fase e coordenadora do CEP. 

"Medicina de rua não é medicina na rua, assistencial. Medicina de rua representa o desafio de lidar com a diversidade em toda a sua riqueza e criatividade. Para o ano que vem, prosseguiremos com o debate, falando sobre diversidades e bioética”, adianta Marcia Varicchio, que lançará no evento os livros “Diversidades” e “Estratégias para o pensar complexo” .

Segundo os organizadores do projeto, este ano o CFQ atingiu seu ponto de culminância. "Para além do corpo docente e discente, o projeto despertou interesse da comunidade petropolitana ao trazer reflexões sobre qualidade de vida e diversidades cultural e ambiental", completa Marcia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis