sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Saúde da mulher é tema de simpósio na FMP/Fase

Temas como anticoncepcional oral e alterações da libido, o parto humanizado, violência sexual e imunização contra HPV estarão em debate no I Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. O encontro acontece nesta sexta, das 19h às 21h, e no sábado, das 9h às 16h30, no campus da faculdade.

Segundo os professores Vander Guimarães e Cláudio Batista, da disciplina de Tocoginecologia da FMP/Fase, o objetivo do simpósio é atender aos anseios dos profissionais da área quanto a temas polêmicos sobre o ambiente hospitalar e ambulatorial, proporcionando atualizações em ginecologia e obstetrícia. “O intuito sempre é promover mais saúde e qualidade de vida à mulher”, diz Vander.

Entre os palestrantes está a professora Daphne Rattner, doutora em Epidemiologia/Universidade da Carolina do Norte (EUA), presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento e Integrante da Diretoria da International MotherBaby Childbirth Organization. Ela participará da mesa “O parto humanizado no século XXI”

As inscrições custam R$ 25 para acadêmicos e R$ 50 para profissionais de saúde, com entrega de certificados. A FMP/Fase fica na Av. Barão do Rio Branco, 1003.

Programação:
 
8/11 – Sexta-feira
19h – Abertura.
19h30 – Conferência do ALSO (Advanced Life Support in Obstetrics)com a LTFMP.
Professor Milber Fernandes Guedes Júnior - ginecologista e obstetra; chefe da Unidade Materno Fetal do Hospital Federal dos Servidores do Estado; membro da Coordenação de Ensino de Obstetrícia da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

9/11 – Sábado
9h – Mesa: Mastectomia preventiva - Como orientar a paciente?
Professor Carlos Vinicius Pereira Leite – ginecologista e obstetra; mastologista; professor auxiliar da disciplina de Tocoginecologia da FMP.
Professor Sérgio Luiz Cardoso Maciel – cirurgião plástico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro.
Professora Cristina Ruiz Volker – psicóloga clínica e hospitalar/CTO - Petrópolis; Pós-graduada em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.
11h – Anticoncepcional oral e alterações da libido.
Professora Françoise Quintanilha Padula – Ginecologista e obstetra especialista em sexologia/Petrópolis.
13h – Mesa: O parto humanizado no Século XXI.
Professora Daphne Rattner – Doutora em Epidemiologia/Universidade da Carolina do Norte, EUA; Presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento; Integrante da diretoria da International MotherBaby Childbirth Organization.
Professora Christieny Mochdece - pediatra neonatologista; professora assistente da disciplina de Pediatria da FMP/Fase; Mestre em Saúde da Mulher e da Criança/IFF-Fiocruz.
Professor Marcos Augusto Bastos Dias – ginecologista e obstetra; mestre em Saúde da Mulher e da Criança; doutor em Ciências na área de Saúde da Mulher e da Criança/IFF-Fiocruz.
Professor Ricardo José O. Mouta – mestre em Enfermagem eEspecialista em Gestão em Saúde Pública; coordenador do Programa de Saúde da Mulher do Município de Rio das Ostras-RJ.
14h45 – Violência Sexual: Abordagem e Manejo.
Professora Ana Beatriz Azevedo Queiroz – mestre e doutora em Enfermagem na área de Saúde da Mulher/UFRJ; vice-presidente da ABENFO/RJ.
15h45 – Imunização contra HPV: Mitos e Verdades.
Professor Fábio Bastos Russomano – ginecologista e obstetra, mestre em Saúde da Mulher e doutor em Pesquisa Clínica/IFF-Fiocruz.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis