Percebendo a necessidade de maiores orientações a
estudantes de escolas públicas a respeito das formas de ingresso no Ensino
Superior, o aluno de Gestão Pública da FMP/Fase, Romario Garcia, resolveu
desenvolver um projeto para suprir essa carência de informações. Denominada de
“Esclarecer”, a iniciativa teve início no ano passado e conta com a
participação de alunos de outras instituições de ensino.
Até o momento, o projeto já contemplou 265 jovens, que conheceram as
modalidades de ensino, cursos e instituições disponíveis no município, além das
formas de ingresso, como Enem, Sisu, Prouni, Fies, Educa Mais Brasil, Sisutec e
Pronatec. Segundo
Romario, já é possível identificar os resultados. “Um dado que me chamou
bastante atenção é que 59% dos alunos entrevistados não sabiam como ingressar
no ensino superior e hoje, através do projeto, vemos que o adolescente possui
essas informações, apesar das variáveis do ingresso de uma pessoa no ensino
superior”, explica.
Neste ano, o projeto já foi apresentado para o
Ensino Médio do Colégio Estadual de Araras, que contou com exibição de vídeos,
textos motivacionais, teste vocacional e um questionário que busca entender
quais são as informações que os alunos possuem sobre o assunto, suas reais necessidades
e, também, para identificar o resultado do projeto. A ideia é expandir a
iniciativa à rede municipal de ensino, através de uma parceria com a Prefeitura
de Petrópolis, inserindo o conceito do projeto Esclarecer nas grades
curriculares das escolas.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis