quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

FMP/Fase divulga residência médica

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) lançou o Concurso de Residência Médica 2015. São oferecidas vagas para dez cursos, sendo dois novos: o de Endoscopia Digestiva e o de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Os outros programas em residência médica são em Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Neonatologia, e Pediatria. A prova será no dia 12 de janeiro de 2015.

Entre as novas opções, a residência em Radiologia forma médicos com proficiência na realização e interpretação de exames radiológicos e de diagnóstico por imagem, além de poderem atuar na terapêutica radiológica de algumas patologias. Os residentes atuarão no setor de radiologia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em Petrópolis. A FMP/Fase faz convênios com a clínica MultImagem, para treinamento em ressonância magnética, e com o INCA, para treinamento em PET-Scan e radiologia intervencionista. Uma das especialidades mais procuradas nos últimos anos, a Radiologia tem duração de três anos.

Já a residência em Endoscopia Digestiva forma médicos com proficiência na execução de procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos. Os residentes atuarão no setor de endoscopia, no centro cirúrgico e demais unidades fechadas e ambulatório do Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Também existe um convênio com o INCA para treinamento em ultrassom endoscópico. O curso tem duração de um ano e possui como pré-requisitos as disciplinas de cirurgia do aparelho digestivo ou gastroenterologia ou coloproctologia.

Para o coordenador da Comissão de Residência Médica da FMP/Fase e supervisor do curso de Endoscopia Digestiva, professor Miguel Koury Filho, os atrativos da cidade de Petrópolis, a oferta de alojamento para moradia dos residentes e a parceria da faculdade com o Hospital de Ensino Alcides Carneiro estão entre os pontos positivos para o interesse dos candidatos.

“O hospital conta hoje com dois aparelhos de videolaparoscopia que atendem aos programas de residência em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia. Possuímos dois aparelhos de colonoscopia e endoscopia, com o terceiro sendo comprado para cada um dos exames. Temos aparelho intensificador de imagens que atende aos programas de Radiologia, Cirurgia Geral e Endoscopia Digestiva”, lista Miguel Koury Filho.

Ainda sobre o Alcides Carneiro, o professor conta que há obras no setor de pediatria e que o de endoscopia é novo, reformado com recursos da FMP/Fase. “O centro cirúrgico tem novas salas e está programada uma grande reforma para o setor de radiologia, para a aquisição de um aparelho de ressonância magnética”, diz o coordenador.

Segundo Miguel Koury Filho, os bolsistas da residência em Medicina de Família e Comunidade da FMP/Fase terão contato com as rotinas de sete Postos de Saúde da Família de Petrópolis, do Hospital Nelson de Sá Earp e da Secretaria de Saúde. O site da faculdade (www.fmpfase.edu.br) traz mais informações do Concurso de Residência Médica 2015.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis