sexta-feira, 24 de julho de 2015

Programação FASE TV - De 26 de julho a 1º de agosto



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV

· Programa ARTE & CULTURA
              
  Tema: Quarteto Kawabanga

o   O programa apresenta o Quarteto Kawabanga. Criado em 2011 por músicos experientes, vindos de outros grupos reconhecidos de Petrópolis, como o Taruíra e o Chutando o Balde, o quarteto é formado por João Felippe Ramos (cavaquinho e cavaco de 5 cordas), Guto Menezes (violão, cavaquinho e viola caipira), Leandro Mattos (pandeiro e percussão) e Yuri Garrido (bateria e percussão). Com repertório eclético que revisita clássicos da MPB, do baião à bossa nova, o grupo também garante nova roupagem a músicas internacionais e aposta em canções autorais. No episódio, os músicos falam da parceria dentro e fora do palco.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30


· Programa MINUTO FASE              
          Tema: Escola Parque

o   Ajudar a tirar dúvidas sobre o futuro profissional. Levar a cultura universitária para os estudantes que se preparam para enfrentar o vestibular. Metas da atividade realizada pela FMP/Fase na Escola Parque, no Rio de Janeiro. O programa mostra como o contato direto entre os alunos do ensino médio e da faculdade proporcionou um ambiente favorável à troca de conhecimentos e experiências.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


· Programa MINUTO FASE -  PROFISSÕES  
                            
 Tema: Tecnólogo em Radiologia

o        Investigar processos internos do organismo sem a necessidade de acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A evolução do diagnóstico por imagem favoreceu a medicina em várias frentes. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta do mais novo curso da FMP/Fase: o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. O episódio aborda o vasto campo de trabalho, que inclui desde a área responsável pela segurança dos equipamentos, até a produção industrial, além de clínicas odontológicas, veterinárias, hospitais e laboratórios. O programa traz também os depoimentos do coordenador do curso, André Kinder, e do especialista em proteção radiológica Alexandre Kuster.

Minuto Fase - Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa EM QUESTÃO
                              
 Tema: Autismo

o   Dificuldade de contato visual, problemas na comunicação e movimentos repetitivos. Estes são alguns dos sintomas que caracterizam o autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o distúrbio atinge 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões. O tema é debatido com a neuropediatra Carla Gikovate, especialista na síndrome, que fala das novas descobertas da ciência sobre o assunto, os avanços no tratamento e a importância da abordagem multiprofissional.
                                 Em Questão: Segunda, 20h
 Terça, 21h30
 Quarta, 22h30
 Quinta, 21h30
 Sexta, 22h
 Sábado, 14h30
 Domingo, 13h e 22h30

· Programa AO REDOR
                                  
Tema: Hiroshima e Nagasaki – Testes Nucleares –       Celulares/Filipinas

o   Uma reportagem especial das Nações Unidas relembra o desastre nuclear  de Hiroshima e Nagasaki, com o depoimento de uma sobrevivente das bombas atômicas, em 1945. O programa também mostra a importância do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares para evitar uma nova guerra atômica e como é feito o trabalho de monitoramento numa estação da Groelândia. O Ao Redor revela também como a tecnologia dos telefones celulares está facilitando a vida financeira das populações das áreas mais remotas das Filipinas.
 Ao Redor: Terça,  11h                                                                                        Quinta, 
                    20h30                                                                         
                    Domingo, 
                    22h


·         Programa FAIXA INTERATIVA            

EM QUESTÃO – Tema: Criminalidade - Sistema Prisional

o   O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo: mais de meio milhão de pessoas. 37% a mais que a capacidade das mil e quatrocentas unidades prisionais espalhadas pelo país. Nesse cenário de superlotação, rebeliões, facções organizadas e corrupção de agentes públicos, presos provisórios convivem com detentos já condenados. O tema é debatido pelo delegado Orlando Zaccone D’Elia Filho, mestre em Ciências Penais e Doutor em Ciência Política.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



Programas de parceiros da FASE TV:

· Programa TOME CIÊNCIA                   

  Tema: De Perto Ninguém é Normal
o   O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – considerado a “bíblia da psiquiatria” mundial –, teve sua quinta edição lançada em maio de 2013, dividindo psiquiatras por aumentar a quantidade de doenças mentais: são agora 300 patologias descritas em 947 páginas. Chega a ser difícil não se encaixar em nenhuma delas. As farmácias que o digam. Não é à toa, que o tranquilizante Rivotril virou o segundo medicamento com receita médica mais vendida no Brasil. Somos também o segundo maior país consumidor de metilfenidato no mundo – a famosa Ritalina, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mas o que é de fato um transtorno mental e como ele é tratado no Brasil, onde uma clara política antimanicomial tem reduzido o número de hospitais psiquiátricos nas últimas décadas? Afinal, como dizia Caetano Veloso, de perto ninguém é normal? Quais as fronteiras entre doença e normalidade?

                                     Tome Ciência: Quarta, 16h
                                   
Domingo, 14h



· Programa LIGADO EM SAÚDE    
      
          Tema: Demência Senil

o   Quando uma pessoa idosa começa a esquecer o nome das coisas, compromissos e algumas tarefas diárias, costumamos dizer que esses são alguns dos sintomas da velhice, não tem mais volta. Mas a demência senil, uma doença que atinge um número expressivo de idosos, pode às vezes ser revertida. Você sabia disso?

 Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                                                                 Quarta, 10h
                                                                                 Sábado, 11h



·         Programa CIÊNCIA & LETRAS   
             
Tema: Dossiê Abrasco contra os Agrotóxicos.  

o   Dossiê Abrasco. Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde.

      Ciência & Letras: Domingo, 15h
                                      Segunda, 22h30
                                      Quinta, 20h
                              


·         Programa NA ESTRADA                                            

Tema: Cachoeiro do Itapemirim/ Muqui – ES

o   Crescer com Saúde, uma experiência em educação nutricional é um projeto que acontece em escolas municipais de Muqui-ES para o controle da obesidade infantil. As mudanças geradas na merenda e nas cantinas escolares estão ajudando a melhorar hábitos alimentares nas crianças e em suas famílias. Em Cachoeiro do Itapemirim, a realidade dos que tem dificuldades de locomoção mudou. O projeto “IR e VIR Transporte Solidário” oferece atendimento especial para os cadeirantes do município, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência e contribui para sua inclusão social e exercício da cidadania.

                  Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                                              Terça, 23h
                                                                                           Sábado, 18h                                          


·         Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Divisão de tarefas na vida a dois.

o   Quem mora sozinho pode se dar ao luxo de realizar as tarefas domésticas na hora que bem entender. Mais para quem é casado, é diferente. O episódio aborda com os casais dividem essa função.

Em Família: Quarta,20h                                                                                         Domingo,16h                                                                                       Sábado, 22h   


·         Programa UNIVERSIDADE  
                          
Tema: Gestão de Pessoas

o   O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, de ajuda-lo de forma eficiente faz nascer em nós uma imensa energia. O episódio aborda como isso pode ser usado na gestão de pessoas dentro das empresas.

             Unidiversidade: Terça, 10h
                                         Quinta, 18h
                                          Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis