segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Programação FASE TV - De 9 a 15 de agosto


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
· Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Imagem e Memória – César Nunes

o     Durante 40 anos, o jornalista César Nunes registrou grande parte da história de Petrópolis e do país. Ele produzia um jornal cinematográfico, chamado Revista da Tela, que era exibido nos cinemas da cidade antes dos filmes. O resultado desse trabalho são registros históricos como a inauguração de Brasília, a Copa do Mundo de 1962, no México, o assassinato do presidente dos Estados Unidos John Kennedy, em Dallas. 90 mil horas de filme guardados na garagem de casa pelo neto do realizador, Márcio Nunes. No programa, o herdeiro narra a paixão do avô pela imagem e fala da difícil missão de conservar esse patrimônio, sem apoio externo. O Arte & Cultura conta com trechos do filme "Uma joia entre montanhas" produzido por Márcio em parceria com Alexandre Pena, mostrando parte desse acervo precioso.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                             Quarta, 20h30
                             Quinta, 22h30
    Sábado, 17h
    Domingo, 20h30

·  Programa MINUTO FASE                      
   Tema: Aprendendo com Helena

o    O Minuto Fase mostra como foi a visita de um grupo de moradores da Estrada da Saudade à Faculdade de Medicina de Petrópolis. Eles são pacientes da USF da comunidade. O tour pela instituição faz parte do projeto Aprendendo com Helena. Uma forma de agradecer a todos que colaboram com o aprendizado dos alunos de Medicina nas visitas domiciliares realizadas pela equipe da Unidade de Saúde da Família administrada pela faculdade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

·         Programa MINUTO FASE                      
Tema: Escola Parque

o    Ajudar a tirar dúvidas sobre o futuro profissional. Levar a cultura universitária para os estudantes que se preparam para enfrentar o vestibular. Metas da atividade realizada pela FMP/Fase na Escola Parque, no Rio de Janeiro. O programa mostra como o contato direto entre os alunos do ensino médio e da faculdade proporcionou um ambiente favorável à troca de conhecimentos e experiências.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·  Programa EM QUESTÃO
   Tema: Hipertensão Arterial

o    Um em cada quatro brasileiros em fase adulta sofre de hipertensão, a popular “pressão alta”. A doença está relacionada com a capacidade de circulação do sangue no nosso corpo.  A hipertensão provoca o estreitamento das artérias. Para impulsionar o sangue, o coração precisa bombear com mais força. Por isso, a longo prazo a doença acaba dilatando o coração e danificando as artérias. A pressão alta está na base de outros problemas graves de saúde, como o derrame e até mesmo complicações renais. O tema é debatido com o cardiologista Bruno Vogas, que também é professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30

·         Programa Faixa Interativa – Em Questão
Tema: Rede Cegonha

o   O programa debate a estratégia da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde em 2011 e em fase de implantação na região serrana do Rio de Janeiro, com as participações da coordenadora de programas da Secretaria de Saúde de Petrópolis, Adriana Jacques, e do professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, Vander Guimarães. A meta principal da Rede Cegonha é reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, através de um atendimento mais qualificado e humanizado à gestante, desde o planejamento reprodutivo, passando pelo pré-natal, até o segundo ano de vida do bebê.

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


·         Programa Ao Redor                                  
Tema: Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China

o    O programa mostra que a  venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.
Ao Redor: Terça, 11h
                   Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h


·  Programa TOME CIÊNCIA                    
   Tema: De perto ninguém é normal 

o    O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM – considerado a “bíblia da psiquiatria” mundial –, teve sua quinta edição lançada em maio de 2013, dividindo psiquiatras por aumentar a quantidade de doenças mentais: são agora 300 patologias descritas em 947 páginas. Chega a ser difícil não se encaixar em nenhuma delas. As farmácias que o digam. Não é à toa, que o tranquilizante Rivotril virou o segundo medicamento com receita médica mais vendido no Brasil. Somos também o segundo maior país consumidor de metilfenidato no mundo – a famosa Ritalina, usada no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mas o que é de fato um transtorno mental e como ele é tratado no Brasil, onde uma clara política antimanicomial tem reduzido o número de hospitais psiquiátricos nas últimas décadas? Afinal, como dizia Caetano Veloso, de perto ninguém é normal? Quais as fronteiras entre doença e normalidade.

Tome Ciência: Quarta, 16h
                           Domingo, 14h



·  Programa LIGADO EM SAÚDE           
   Tema: Amamentação

o      Todo mundo sabe a importância da amamentação na saúde do bebê e como ela fortalece a relação mãe e filho. Apesar de ser um ato intuitivo, a amamentação pode ser difícil para algumas mulheres. No ligado de hoje vamos mostrar porque amamentação e dor não combinam, as complicações que podem acontecer, o momento certo de parar e todos os benefícios que a amamentação pode trazer tanto para a mãe quanto para a criança.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Dossiê Abrasco contra os agrotóxicos

o    Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. O Brasil é o maior consumidor mundial de defensivos agrícolas e fertilizantes químicos. E também assiste a um crescimento vertiginoso do consumo de medicamentos. O mais perverso nessa história é que, com a unificação das indústrias químicas para a formação de grandes corporações internacionais, o ramo dos agrotóxicos articulou-se comercialmente ao de medicamentos. Ou seja: quem ganha gerando a demanda (os problemas de saúde) também ganha gerando a oferta (os remédios).
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                               Segunda, 22h30
                       Quinta, 20h

·         Programa NA ESTRADA                                          
Tema: Nova Friburgo- RJ
o        O Canal Saúde na Estrada faz um passeio por Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. O programa apresenta o trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do município. O episódio também visitou o Centro de Atenção Psicossocial da cidade e fala sobre as mudanças ocorridas a partir da reforma psiquiátrica.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                       Terça, 23h
                                            

·         Programa EM FAMÍLIA                     
Tema: Filhos superdotados

o   O episódio tem a proposta de auxiliar os pais a descobrir e lidar com filhos que tenham habilidades acima da média ou superdotação.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h



·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Ensino religioso nas escolas públicas

o   Na Constituição, o Brasil é definido como um Estado laico, ou seja, desvinculado de religião. Mas, na prática, a experiência é outra. Casos  de intolerância a diferentes profissões de fé vêm acontecendo nas escolas públicas, especialmente nas aulas de ensino religioso, como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro. O programa debate o problema.
 Unidiversidade: Terça, 10h
Quinta, 18h
Domingo, 10h e 16h30




Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis