Focando a redução de danos, o projeto orienta os participantes sobre as técnicas de relaxamento, visando diminuir o uso abusivo de ansiolíticos, e esclarece aos pacientes que o medicamento antidepressivo é importante, muitas vezes fundamental, mas que tristeza não significa depressão. “Depressão é uma doença séria e não pode ser banalizada, necessita de um diagnóstico preciso e apenas profissionais de saúde devidamente capacitados devem fazê-lo”, explica Regis Rodrigues Vieira, Médico da Unidade.
Outra grande preocupação abordada nas reuniões são os riscos da automedicação e o crescente uso crônico das mesmas, que podem levar à dependência química e a efeitos colaterais tão graves quanto os causados pelas chamadas drogas ilícitas.
Além disso, a Unidade promoveu, na última quinta-feira (27), uma ação educativa na Cooperativa de Reciclagem D’Esperança, localizada no bairro onde o posto atua, sobre os cuidados em relação à proteção no trabalho e a importância de procurarem o Posto para avaliações preventivas.
O posto também vem trabalhando junto à comunidade para o desenvolvimento de ações conjuntas visando à conscientização sobre o descarte correto do lixo doméstico. Essa medida contribui para um ambiente limpo e saudável, melhorando a qualidade de vida da população local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis