sexta-feira, 15 de julho de 2016

Programação da Semana de 17 a 23 de julho de 2016


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·        Programa Em Questão
        Tema: Intercâmbio Estudantil 
o    Estudar fora do país é mais que uma oportunidade de imersão no idioma estrangeiro. Ajuda a ver a profissão de uma outra perspectiva. E favorece o desenvolvimento de uma série de competências valorizadas como importantes diferenciais no mercado de trabalho. Motivos que têm feito o intercâmbio estudantil crescer ano a ano. O programa sobre Intercâmbio Estudantil recebe como convidados os estudantes Yuri Martins e Alexandre Almeida, da CLEV, Coordenação Local de Estágios e Vivências, da Faculdade de Medicina de Petrópolis, e Kamila Burg Bronguel, aluna do 6º ano de Medicina da FMP/Fase.
         
Em Questão: Segunda, 20h
                                Terça, 21h30
                                      Quarta, 22h30
                                Quinta, 21h30
                                Sexta, 22h
                                Sábado, 14h30
                                Domingo, 13h e 22h30
       

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Gigante do Papelão

o   Artista autodidata, Sergio Cezar dá um novo significado a objetos descartados. Com seu olhar apurado, enxerga beleza e harmonia onde a visão comum não vê função. Sua predileção por um desses materiais, deu a ele um codinome: Gigante do Papelão. Suas obras já correram o mundo. E puderam ser vistas em todo o Brasil em horário nobre, na abertura da novela “Duas caras”, da Rede Globo. Em seu depoimento ao Arte & Cultura, Sergio Cezar fala sobre sua trajetória e sobre o papel social da arte, como instrumento de transformação.

Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema: Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto de NY:
o  O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial
    Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe- leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.
Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                    Quinta, 20h30

·         Programa MINUTO FASE
Tema: CopaMed 2016
o   Durante 11 dias, alunos, professores e funcionários da FMP/Fase participaram da edição 2016 da CopaMed. Os jogos universitários reuniram mil pessoas no Clube Magnólia, no Bingen. Ao todo foram disputadas 86 partidas em 8 modalidades esportivas, incluindo vôlei, basquete, futsal e handebol.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o   O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o   O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o   A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o   O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o   Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o   Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 


·         Programa FAIXA INTERATIVA
         Segunda – Feira:
        Tema: Gustavo Monsanto - Arte & cultura
o   Gus Monsanto se tornou músico depois que presenciou um dos melhores shows de sua vida: A apresentação da banda Kiss, no Rio de Janeiro.  Foi a partir daí que começou a paixão do guitarrista pelo rock'n'roll.  No programa, Gus fala de sua carreira desde a primeira banda no Brasil até a experiência como vocalista da banda francesa Adagio, de Progressive Power Metal, e da produção de seu primeiro disco solo.

  Tema: Trio Dubrá - Arte & cultura
o   Juntos desde 2006, em Petrópolis, o Trio Dubrá tem suas raízes na MPB, fazendo a mistura do antigo com o novo, do tradicional com o moderno. Com criatividade, eles trazem arranjos que podem ser identificados com a genialidade de Cartola até a rebeldia de Cássia Eller. O nome do Trio se dá pela influência unicamente brasileira, e quer dizer "Trio do Brasil". O episódio mostra o processo de formação do Trio, a caracterização do seu estilo único, suas parceiras e expõem três canções do disco ao vivo lançado em 2012.
Terça – Feira:
· Tema: Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher – Em Questão
o   A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher“ foi criada em 1991 com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.  O evento é realizado simultaneamente em 150 países. O período escolhido para a ação é bastante simbólico, já que tem início no dia 25 de novembro - declarado como o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e termina no dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. O programa debate a questão com a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Drica Madeira.
Quarta- Feira:

·         Tema: Pita Cavalcante – Arte & cultura

o   Arquiteta por formação, Pita Cavalcanti descobriu as artes cênicas como terapia contra o estresse e acabou entrando de cabeça no universo teatral. Dé lá pra cá, são mais de 30 anos de trabalho com o grupo Pessoal Aí. No episódio, que faz parte da série Mulheres na Arte, Pita se emociona ao falar da vida no palco, das dificuldades financeiras para manter as produções em cartaz e do amor ao teatro.
Tema: Naná Martins – Contadora de Histórias – Arte & Cultura

o   Carioca, residente em Petrópolis, Naná é Conselheira da Federação Indígena Brasileira e integrante da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil. Além de escritora, poetisa e pedagoga, ela atua também como contadora de histórias. Acredita na importância da valorização da oralidade dos contos. Por isso, inclui em sua rotina apresentações em escolas e outras instituições frequentadas por crianças e adolescentes. Entre os livros já publicados estão: Pedzeré, A Lua e o Porto, Cunauaru, Pé de lata, Vai e vem, Carrinho de caixa, O Cavaleiro de Ferro na Antologia Trem de Histórias. Iyá Agbá e Os Mistérios de Itacueretaba são os mais novos lançamentos. No programa, Naná fala do interesse pela cultura indígena e da paixão pelo universo infantil, que surgiu com a chegada de sua filha.

    Quinta – Feira:
        
Tema: As grandes epidemias – Em Questão

o   A devastação de regiões inteiras da África Ocidental pelo Ebola acionou novamente o alerta das autoridades sanitárias internacionais. A Organização Mundial de Saúde está trabalhando com outras agências de ajuda das Nações Unidas para tentar conter o avanço do vírus, além de tratar os doentes, dar suporte às famílias e evitar o caos econômico dos países atingidos. A história da humanidade é marcada por tragédias humanitárias causadas por grandes epidemias: a peste negra, a gripe espanhola, o sarampo, a malária, a febre amarela, o tifo, a poliomielite, a aids e a gripe H1N1. O Em Questão debate o assunto com o infectologista Luis Arnaldo Magdalena Pereira, médico do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP).
 Sexta – Feira:

·         Tema: Giulia Marchesini – Arte & Cultura

o   Cantora desde os 14 anos, Giulia Marchesini tem grande experiência na área musical. Em sua infância, teve aulas de música e flauta doce e mais tarde atuou como cantora e solista em corais petropolitanos durante 7 anos, onde teve aulas de teoria musical e técnica vocal. O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a vida da cantora, seus desafios e planos para o futuro de sua carreira.
·         Tema: Ivna Chedier Maluly – Arte & Cultura

  O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a escritora infantil Ivna Chedier Maluly, petropolitana de nascimento e atualmente radicada na Bélgica. Autora do livro "Cadê seu peito, mamãe?", referência na abordagem da questão do câncer de mama para crianças, Ivna fala da importância da literatura na sua vida, da carreira no jornalismo, atuando em jornais importantes do país, como o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil, e também como correspondente, para outros tantos veículos, como a BBC, e como a relação com o filho Elias a fez querer explicar o mundo para os pequenos.

Sábado:
·         Tema: Respira Petrópolis – Em Questão

o   As doenças respiratórias representam um problema de saúde pública global. Em Petrópolis, o monitoramento desses casos está sendo feito pelo programa Respira Petrópolis, que busca sistematizar o diagnóstico e o tratamento das doenças respiratórias na cidade. A ação acontece em Unidades de Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), que coordena a iniciativa, em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa segue modelo criado pela Organização Mundial da Saúde, que já foi implantado em alguns países como a África do Sul. O Em Questão entrevista o coordenador do programa, o pneumologista Marcus Conde.

Domingo:
·         Tema: Imagem e memória – César Nunes– Arte & Cultura

o   Durante 40 anos, o jornalista César Nunes registrou grande parte da história de Petrópolis e do país. Ele produzia um jornal cinematográfico,  chamado Revista da Tela, que era exibido nos cinemas da cidade antes dos filmes. O resultado desse trabalho são registros históricos como a inauguração de Brasília, a Copa do Mundo de 1962, no México, o assassinato do presidente dos Estados Unidos John Kennedy, em Dallas. 90 mil horas de filme guardados na garagem de casa pelo neto do realizador, Márcio Nunes. No programa, o herdeiro narra a paixão do avô pela imagem e fala da da difícil missão de conservar esse patrimônio, sem apoio externo. O Arte & Cultura conta com trechos do filme "Uma joia entre montanhas" produzido por Márcio em parceria com Alexandre Pena, mostrando parte desse acervo precioso.

      Tema: Quitandinha
  Patrimônio cultural de Petrópolis e um dos mais tradicionais cartões-postais da Cidade Imperial, o Palácio Quitandinha completou 70 anos em 2014. Construído para ser o maior cassino da América Latina, o luxuoso prédio funcionou apenas dois anos para o propósito que foi criado. Com a proibição do jogo no Brasil, foi palco de eventos internacionais e até clube, hoje é um centro cultural mantido pelo Sesc. A história do palácio é contada pelo jornalista Flavio Menna Barreto Neves, que lançou o primeiro livro sobre a história da construção do cassino em 2009, com o título: Apostas Encerradas, O Breve Império do Cassino Quitandinha.



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Por debaixo do solo  
o   A extensão continental é tida como uma das principais características do Brasil e sempre citada quando se fala das possibilidades de crescimento econômico do país. Com tanta terra, podemos imaginar que existem muitas riquezas por debaixo do solo.  E é exatamente este o tema abordado no debate. Especialistas falam sobre os minérios que existem no território brasileiro, as técnicas de extração destas riquezas naturais, a preocupação com o meio-ambiente e a importância destes produtos para a economia nacional.
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Celulite facial

o   Uma doença pouco conhecida pelas pessoas: A celulite facial. O problema não tem nada a ver com a celulite causada pelo acúmulo de gorduras. A celulite facial é uma infecção grave provocada por uma bactéria e que pode se espalhar rapidamente pelo corpo se não for diagnosticada e tratada de forma correta.
Quarta, 10h                  
    Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Nomes do Amor           

o   “Nomes do Amor – O Amor que Ousa Dizer seu Nome”: Uma série de retratos de casais LGBT que vivem juntos, casados ou em união estável. Há mais de dois anos, o projeto foi idealizado e vem sendo desenvolvido pela fotógrafa Simone Rodrigues desde 2014.
                               Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia - GO

o   O Canal Saúde na Estrada foi até Goiás mostrar uma ferramenta inovadora para o Sistema Único de Saúde, o Conecta SUS. Em São Luís de Montes Belos, cidade do interior de Goiânia, agentes de saúde fazem visitas às moradoras para lembra-las de como é importante fazer periodicamente o exame do papanicolau. Essas visitas foram necessárias devido ao baixo índice de procura por este exame nos postos de saúde da região. Os baixos índices foram detectados graças ao programa Conecta SUS, que foi criado para ser trabalhado em tempo real com as secretarias de saúde reunindo os dados sobre a saúde da população feminina no Estado.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Órfãos  

o   Perder os pais faz parte da ordem natural da vida. E que lindo quando isso acontece na velhice com os filhos criados, os netos apresentados e quem sabe até os bisnetos brincando pela casa. Mas quando eles se vão cedo, antes que os filhos possam se ver criados? Além da dor, fica um espaço para responsabilidade que necessariamente precisará ser preenchida por alguém.
Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: XVIII Salão FNLIJ

o   Criada em 23 de Maio de 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, promove a leitura e divulga o livro de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. A fundação é o tema do programa Unidiversidade desta semana.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                              Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis