Escolher
a profissão é um dos maiores desafios enfrentados pelos adolescentes que cursam
o ensino médio. Para facilitar o entrosamento dos estudantes com a realidade da
vida acadêmica, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/ Fase) promoveu, no dia 1º
de setembro, a primeira edição do evento Fase das Profissões, que contou com a
participação de mais de 1000 alunos de escolas públicas e privadas do
município.
“Quando
estava no primeiro ano achava que iria demorar chegar ao terceiro. Esse ano
termino o ensino médio e preciso escolher uma profissão. Penso em fazer o curso
de Psicologia, pois sempre gostei da área da saúde, mas queria trabalhar com
crianças. Aqui percebi que, como psicóloga, posso atuar em diferentes locais,
inclusive em escolas, o que me ajudou a decidir”, disse a aluna Nathália de
Castro, que estuda no Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim.
Ao
longo do dia, foram oferecidas diversas atividades práticas e culturais,
orientações sobre carreiras e sobre financiamentos estudantis, stands sobre os
cursos oferecidos pela FMP/Fase e sobre as Ligas Acadêmicas da faculdade,
palestras e depoimentos de como é a vida universitária, entre outras atrações.
“Nosso
objetivo é proporcionar experiências que auxiliem os estudantes do ensino médio
na tomada de decisão. O ensino médio e a vida acadêmica são totalmente
diferentes, pois na escola estamos pensando em um futuro profissional, mas é na
faculdade que começamos a construir o alicerce dessa carreira. É importante que
a escolha da profissão seja feita da melhor maneira possível, para que possamos
ter profissionais comprometidos atuando no mercado de trabalho”, explica
Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.
A
influência da família e o desejo de ser uma pessoa bem-sucedida são avaliados
pelos estudantes como pontos fundamentais na escolha de ingressar em um curso
acadêmico. “Minha família sempre me apoiou, diz que devo fazer o que mais
gosto, mas ainda estou um pouco indeciso. Penso em atuar na área da saúde,
talvez Medicina, por isso decidi vir conhecer um pouco mais sobre os cursos e
ver onde mais me identifico”, contou Hugo Esteves, aluno do 3º ano de um
colégio particular da cidade.
A
diferença entre a escola e o ambiente acadêmico também é uma questão que deve
ser avaliada pelos estudantes, já que em um curso de nível superior, a proposta
é que o aluno tenha iniciativa de pesquisar e se aprofundar nos temas debatidos
dentro de sala de aula e possa construir seus conhecimentos, na prática e na
teoria.
“É
um choque de realidade sair do ensino médio e ingressar na vida acadêmica. No
primeiro momento, o aluno se vê como alguém que precisa ter notas para passar
de série, já na faculdade é muito diferente, pois ele precisa se formar, ter
conhecimentos que envolvem sua área de atuação e estudar muito para se tornar
um bom profissional. Por isso, é importante que esses estudantes do ensino
médio sejam inseridos no contexto acadêmico e possam se dedicar a conhecer o
segmento profissional em que pretendem atuar, para que façam a melhor escolha”,
destaca o médico Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de
Petrópolis.
Os
alunos que ainda estão indecisos podem passar pelo processo de orientação
vocacional e profissional que, quando bem elaborado e conduzido, é fundamental
para a tomada de decisão, uma vez que ajuda o adolescente a desenvolver o
autoconhecimento e a descobrir possíveis carreiras profissionais e o mercado de
trabalho.
“Esse
conjunto organizado de informações e conhecimentos permite que o adolescente
proceda à escolha de uma profissão com a qual se identifique de fato, o que faz
com que haja mais possibilidades de que se desenvolva em todas as suas
potencialidades. Isso significa que tende a ser um profissional competente no
que faz, porque sua atividade laboral demanda e incentiva que aplique e
aprimore suas potencialidades. Sendo assim, tende a ser um adulto mais
equilibrado e feliz porque é capaz de identificar a utilidade social do
trabalho que desenvolve na sociedade”, explica Rovena Paranhos, coordenadora do
curso de Psicologia da Fase.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis