A cada dia, o empreendedorismo
conquista mais adeptos. Muitos jovens resolvem montar seus próprios negócios ao
invés de procurar a inserção no mercado tradicional de trabalho, com carteira
assinada e carga horária definida. Mas, para conquistar um investidor em potencial,
é preciso convencê-lo de que a sua proposta vale a pena. No mundo dos negócios,
não basta ter o poder de persuasão, é preciso ser rápido na hora de transmitir
uma ideia. Diante desse cenário, uma técnica que vem sendo utilizada é a do
Elevator Pitch, que consiste em uma abordagem mais eficaz, com uma apresentação
breve e objetiva de um projeto.
“Em muitas situações, o empresário
tem pouco tempo para demonstrar uma oportunidade de negócio. Pode acontecer de
encontrar parceiros ou investidores no intervalo de um congresso. Em outros
momentos, precisará conquistar o interlocutor ao encontrá-lo em um rápido café.
A tática do Elevator Pitch é uma grande aliada que permite maior eficiência na
apresentação dos projetos, possibilitando que a pessoa seja sucinta e efetiva
em sua apresentação”, explica o especialista em Marketing, José Ferrari,
professor do curso de Administração da FMP/Fase.
O empreendedor precisa selecionar os
pontos mais importantes e utilizá-los para conquistar investidores para seu
projeto. É semelhante a uma propaganda em que a empresa tem poucos segundos para
passar uma mensagem e, por isso, deve selecionar um elemento específico e focar
nele.
“Não dá pra falar tudo ao mesmo
tempo. Nem pra dizer muita coisa, pois isso toma tempo das pessoas, que não
estão dispostas a ouvir longas apresentações. Na FMP/Fase, os alunos são
treinados, desde o primeiro período, para serem eficazes e eficientes em suas
apresentações. Isso irá auxiliá-los muito em suas carreiras profissionais”,
destaca José Ferrari.
Os projetos de todos os alunos do curso de Administração da
Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) foram avaliados pelos professores. A
proposta dos avaliadores foi a de selecionar os dois melhores projetos de cada
período, do primeiro ao oitavo, para que os empreendedores responsáveis por
cada ideia pudessem apresentá-las aos investidores durante a 22ª Semana
Científica da Fase, realizada entre os dias 18 e 21 de outubro.
“Foi uma grande oportunidade para os alunos apresentarem suas propostas para investidores chamados de “anjos”, que estão dispostos a investir e acompanhar o projeto, dando assim mais credibilidade e base para a futura empresa. O desejo de empreender vem junto com uma suposta liberdade e autonomia de ter o seu próprio negócio e eu acredito muito em negócios por paixão, você trabalhar no segmento que gosta”, frisa Breno de Moraes Botelho, aluno de Administração da FMP/Fase.
Especialistas na área de gestão
empresarial afirmam que a inovação é vista como o fator mais importante na
estratégia das empresas, pois elas precisam de um diferencial junto à concorrência
para sobreviver no mercado que está cada vez mais competitivo.
“Um momento de crise pode
representar também uma situação de oportunidade. Nessas horas, pode ser que os
custos diminuam porque as vendas estão em baixa. No entanto, talvez essa seja a
oportunidade que estava faltando para se dar início a uma nova ideia. Projetos
inovadores serão sempre bem-vindos na sociedade atual, porque representam
soluções para problemas existentes e podem revolucionar qualquer organização”,
finaliza José Ferrari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis