quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Programação da Semana de 11 a 17 de dezembro de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Irradiação de alimentos
Aproximadamente um terço da produção mundial de alimentos se perde antes de chegar à mesa do consumidor. Além disso, o mercado globalizado, agilizou o vai e vem de produtos entre os países, favorecendo também, a reboque, a propagação de microorganismos, pragas e doenças transmitidas por alimentos. Nesse cenário, tratamentos capazes de estender a vida útil e garantir a segurança de produtos alimentícios tem avançado. Um deles é a irradiação de alimentos. O Em Questão sobre o tema tem como convidado o engenheiro nuclear Josilto de Aquino. Ele atua na CNEN, Comissão Nacional de Energia Nuclear, é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e também perito da Agência Internacional de Energia Atômica. O programa faz parte da série “Você tem fome de que?”, tema da 22ª Semana Científica da FMP/Fase
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Paulo Sá – Ao som dos bandolins
O programa mostra o trabalho e a paixão do bandolinista carioca Paulo Sá, que iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, com repertório renascentista e barroco. A predileção pelo instrumento, nada popular, fez de Paulo um desbravador de caminhos. Tornou-se o primeiro bacharelado em bandolim da América latina. Paralela à carreira nos palcos, o músico tem um longo currículo acadêmico. Fez doutorado na UniRio e mestrado no Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor de bandolim na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 30 anos de carreira, gravou cds, apresentou-se em salas de concerto, emissoras de rádio e televisão no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Também fez parte da Orquestra de Cordas Brasileiras, do Rio Trio e da Camerata Brasil. Paulo Sá desenvolveu ainda outros trabalhos de música instrumental, com destaque para o Paulo Sá Quarteto, com repertório autoral, e o Duo com Daniel Miranda.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           



Programa AO REDOR
Tema: Café
Os cafés especiais estão garantindo um ganho extra para os agricultores. O preço pago pela saca do grão pode ser de 30% até 100% maior que o valor do produto tradicional. O episódio apresenta o programa de capacitação criado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para garantir o  acesso dos pequenos agricultores ao mercado de Produtos Sustentáveis Certificados desta que a terceira bebida mais popular do mundo.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          
Programa MINUTO FASE
Tema: Semana científica 2016 – Loucura suburbana
A revisão do modelo de atenção à saúde mental foi um dos temas abordados na vigésima segunda Semana Científica da FMP/Fase. A palestra foi seguida de debate com o público sobre a luta antimanicomial. A programação contou ainda com a intervenção do bloco Loucura Suburbana, formado por pacientes, familiares e funcionários do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Com energia de sobra e samba no pé, o grupo conquistou a plateia. Fundado em 2001, o grupo tem como metas a integração dos pacientes e o combate ao preconceito em relação às doenças psiquiátricas.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE
Tema: Especial Responsabilidade Social
O projeto Manta Térmica, desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família da A FMP/Fase realiza uma série de ações de cunho social, como parte da proposta de integração da instituição com a comunidade, identificando problemas e ajudando a propor soluções. Atividades que contam com a participação de alunos e funcionários. Na Semana de Responsabilidade Social, o Minuto Fase acompanhou algumas dessas iniciativas, como os projetos Manta Térmica, Mudas de Amor, Cantinho de Amor e Anel de Solidariedade.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
          
Programa MINUTO FASE
Tema: Fale-me de Petrópolis
A memória de uma cidade é feita de documentos, livros, objetos, patrimônio, mas também há uma história viva, narrada pelos moradores. É dessa história que trata o projeto ““Fale-me de Petrópolis”, do Museu Imperial. O título foi escolhido a partir de uma fala do Imperador dom Pedro Segundo. Era dessa forma que ele, no exílio, pedia aos amigos que mandassem notícias sobre a cidade que amava. A ideia é que personalidades petropolitanas de destaque compartilhem suas experiências no município. O Minuto Fase acompanhou uma das edições do projeto, com a participação do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Pachá. Ele é morador de Petrópolis, faz parte da Sociedade de Amigos do Museu Imperial e é conselheiro da Fundação Octacílio Gualberto.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa MINUTO FASE
Tema:
Simpósio de saúde mental da Região Serrana                                                           De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 10 pessoas no mundo sofre de algum distúrbio mental. São aproximadamente 700 milhões de pessoas precisando de atendimento qualificado, mas que na maior parte dos casos não têm acesso a um tratamento adequado. Um dos motivos é que apenas 1% dos profissionais de saúde atuam na área ligada às doenças psiquiátricas. Aprimorar os serviços de saúde mental e mudar a forma como as pessoas enxergam e lidam com os pacientes são questões fundamentais para mudar esse quadro. O assunto foi abordado no primeiro Simpósio de Saúde Mental da Região Serrana, realizado na FMP/Fase, e promovido pela Coordenação Municipal de Saúde Mental de Petrópolis. Durante dois dias, profissionais de saúde e estudantes compartilharam experiências de iniciativas bem-sucedidas na área de saúde mental nas cidades da serra fluminense.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA -

DOMINGO – ARTE & CULTURA – LÃ: O CARTUNISTA

SEGUNDA – EM QUESTÃO – PSICOLOGIA SOCIAL
TERÇA – ARTE & CULTURA – MONTE RORAIMA + QUITANDINHA
QUARTA – EM QUESTÃO – REKLAÇÃO MÉDICO PACIENTE
QUINTA – ARTE & CULTURA – SATURA CIA DE TEATRO + MEMÓRIA E IMAGEM
SEXTA –  EM QUESTÃO – LITERATURA INFANTOJUVENIL
SÁBADO – ARTE & CULTURA – OSCAR GARCIA DA ROSA + CORAL DÓ RÉ MI
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Nanotecnologia: Quanto menor, melhor   
O mundo esta à beira de uma nova revolução tecnológica, desde que os cientistas aprenderam a sintetizar e manipular moléculas e átomos individualmente. A utilização de átomos como unidade básica permite, em teoria, a construção de nanomáquinas, capazes de realizar tarefas até agora inimagináveis. Nano é o prefixo grego que indica um bilionésimo. Um nanômetro (bilionésimo de metro) é a escala de comprimento de átomos ou moléculas simples. Parece ficção cientifica, mas algumas aplicações já existem na química, na biologia e em outras áreas da ciência. Essa nova promessa da ciência, a nanotecnologia, é o tema do debate de especialistas
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Aedes aegypti
O mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, a zika e a febre chikungunya é o tema de hoje. Em uma época em que as condições para a proliferação do mosquito, com chuva e calor, estão chegando, o programa fala sobre como combater o Aedes e as novidades que estão surgindo que podem evitar novas epidemias no futuro. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador da Rede Dengue, Zika e Chikungunya na Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Bertold Brecht
Diretor de Teatro e da Cia Ensaio Aberto, Luiz Fernando Lobo e Pós-doutora em Letras Puc-Rj, Ana Bulhões, conversam com o apresentador, Renato Farias sobre um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Vida e obra de Bertold Brecht, e como ele mudou o teatro no Brasil e no mundo.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Recife - PE/ Quipapá, Escada e Camutanga
A equipe do Canal Saúde na Estrada foi a Pernambuco conhecer experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e no interior do estado. No Recife, o programa mostra um centro de referência do SUS no atendimento à mulher, o Hospital da Mulher do Recife, que realiza atendimento integral e humanizado às mulheres. Já no interior de Pernambuco, nos municípios de Quipapá, Escada e Camutanga, o Canal Saúde na Estrada conhece o Programa Estadual de Combate a Doenças Negligenciadas, que vem recebendo mais atenção com o projeto Sanar, dedicado desde 2011 a sete doenças negligenciadas, como a doença de Chagas e o tracoma.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Vivendo com doenças crônicas
Hipertensão e diabetes são apenas duas das muitas doenças crônicas que uma pessoa pode ter com as quais se pode levar uma vida normal, mas que necessitam de alguns cuidados especiais e mudanças de hábitos. O programa fala sobre viver com doenças crônicas e sobre o papel dos familiares no apoio às pessoas que têm alguma dessas enfermidades.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Encontro de estudantes secundaristas
Estudante e presidente da AERJ, Ruan Vidal, estudante e 1A dir de políticas educacionais da AERJ, Bruna Pereira, estudante e dir de políticas educacionais da AERJ, Juliana Viana, estudante, Walber Maciel, estudante, Luana Souto e estudante, Victor Guedes são alguns estudantes secundaristas do RJ que participaram do programa para mostrar quais são as suas demandas em relação ao sistema público de educação no RJ e no Brasil.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                              Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
Para quem curtiu o programa da semana passada e ficou com gostinho de quero mais, fique ligado no programa dessa semana. Fui com a minha família curtir um piquenique aqui em Petrópolis lá no parque Cremerie. Foi uma tarde muito bacana com brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. Uma iniciativa que divulga os eventos infantis da cidade. Fui conhecer também uma criançada que desde cedo está aprendendo a cuidar do meio ambiente através de uma ação desenvolvida por uma escola voltada para a educação ambiental e que começou esse trabalho com as crianças. É tão fácil que você pode fazer com o seu filho mesmo morando em apartamento. Além disso, temos também dicas de saúde.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: A trajetória do Genocídio Nazista
O documentário "A Trajetória do Genocídio Nazista", com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas. As imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez. A produção é do Museu Estadunidense Memória do Holocausto e contou com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na divulgação para o público de língua portuguesa, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, situado entre 1918 e 1945, crucial na forma como vemos o mundo.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa FASE.DOC
Tema: Museu de imagens do inconsciente
Como forma de valorizar e dar visibilidade a museus menos conhecidos no Brasil, esta é a história do Museu de Imagens do Inconsciente, criado pela psiquiatra Nise da Silveira com obras feitas pelos internos do atual Instituto Municipal Nise da Silveira (ex-Centro Psiquiátrico Pedro II) e reconhecimento artístico de profissionais brasileiros. Hoje possui cerca de 360 mil obras
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Terras indígenas
Professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP-FIOCRUZ, Gabriel Eduardo Schütz ; o Cacique Ailton Aratikum e a antropóloga e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Oiara Bonilla, discutem que o que define uma população indígena é o seu território. Porém, boa parte da população indígena brasileira vive em terras não regularizadas e estão na luta para ter o seu direito à terra reconhecido.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 21ª conferência mundial dos médicos de família     
A 21ª Conferência Mundial dos Médicos de Família, World Conference of Family Doctors (WONCA), que aconteceu entre os dias 2 e 6 de novembro, no Rio de Janeiro, é o tema do Bate Papo na Saúde. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz e com o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Thiago Gomes.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Refloresta
No Rio Grande do Norte, agricultoras, pescadoras e marisqueiras se organizam em uma rede de comercialização solidária de produtos para gerar renda para suas famílias, dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e enfrentar a violência contra a mulher.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis