segunda-feira, 6 de março de 2017

Programação da Semana de 05 a 11 de março de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV: 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Dores na coluna
Problemas na coluna são a maior causa de afastamento do trabalho entre os brasileiros. Mais de 160 mil casos por ano, segundo a Previdência Social. Uma média de um afastamento a cada 5 minutos. Nem todos os casos levam à licença médica. Mas todos causam desconforto e sofrimento. A boa notícia é que para a maior parte dos pacientes, há tratamento com bons resultados sem precisar de cirurgia. O Em Questão sobre dores na coluna tem como convidado o ortopedista, traumatologista e cirurgião de coluna, Paulo Brum.
Em Questão: Domingo, 21h 
Segunda, 15h 
Terça, 20h 
Quarta, 18h 
Quinta, 12h 
Sexta, 9h e 21h 
Sábado, 12h e 18h 

Programa ARTE & CULTURA 
Tema: César Nascimento: Música Brasileira do Maranhão
Nascido em Teresina, no Piauí, César Nascimento cresceu no Maranhão e é de lá que ele traz suas principais referências. Cantor, músico e compositor desde os 16 anos, ele transporta para suas canções a atmosfera nordestina, com pitadas generosas do rico universo maranhense. Em 2012, o Estado no qual cresceu mereceu uma homenagem toda especial, com o lançamento do DVD "Ilha magnética”, em que revisita o folclore e as tradições regionais. Atualmente residindo em Petrópolis, o músico desenvolve um projeto ao lado de seu filho, Ícaro Gaspar, chamado “Eletrônica Nascimento”. 
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h 
Segunda, 18h 
Terça, 9h e 21h 
Quarta, 15h 
Quinta, 20h 
Sexta, 18h 
Sábado, 9h e 21h

Programa AO REDOR
Tema: Década internacional de afrodescendentes – quilombo do Dandá/Bahia – Guerra e paz/ONU
 Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França. 
Ao Redor: Terça, 14h30 
Sexta, 10h 
Domingo, 13h

Programa MINUTO FASE 
Tema: 2º Workshop Social 
As técnicas e as habilidades trabalhadas na faculdade de Administração também podem ser aplicadas em um sentido mais amplo, para o benefício da sociedade. O incentivo ao empreendedorismo social faz parte do currículo do curso da FMP/Fase. Conceitos do Marketing são utilizados em projetos sustentáveis voltados para a comunidade. O resultado pôde ser visto na segunda edição do Workshop Social. Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA - 
DOMINGO – ARTE & CULTURA – MULHERES NA ARTE – PITA CAVALCANTE SEGUNDA – EM QUESTÃO – ALIMENTAÇÃO E CÂNCER 
TERÇA – ARTE & CULTURA – QUITANDINHA + BRUNO BELO 
QUARTA – EM QUESTÃO – ENDOMETRIOSE 
QUINTA – ARTE & CULTURA – MUSEOLOGIA SOCIAL + CARYBÉ
 SEXTA – EM QUESTÃO – CULTURA INDÍGENA
 SÁBADO – ARTE & CULTURA – CELLOGRAFF + MONTE RORAIMA 

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h 


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 Programa TOME CIÊNCIA 
Tema: Vacinas, o melhor remédio
Nos primeiros anos de 1900, quando o cientista Oswaldo Cruz tratou de vacinar a população do Rio de Janeiro contra a varíola, uma revolta popular que durou uma semana causou 23 mortes, dezenas de feridos e mais de mil presos. Muitos achavam que íam ficar doentes por causa da vacina. Hoje, a varíola é considerada uma doença erradicada no Brasil, exatamente por conta da vacina. O mesmo aconteceu com a poliomielite. E não há pais que reajam mais contra a vacinação dos bebês. Uma vacina contra a AIDS ou uma vacina que impeça a dengue é uma realidade próxima para os cientistas brasileiros. Uma solução capaz de economizar vidas, recursos financeiros e muito sofrimento. Afinal, desde que o médico inglês Edward Jenner criou, em 1796, a primeira vacina contra a varíola, se tornou consenso entre a comunidade científica que não há método melhor para se
erradicar uma doença. 
Tome Ciência: Quarta,21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE 
Tema: Alergia alimentar
O sintoma de uma alergia alimentar pode variar desde uma vermelhidão na pele até um choque anafilático, uma reação grave que exige atendimento de urgência. E para evitar essas consequências, só mesmo passando longe do alimento causador da alergia. Uma tarefa que se tornou mais simples com a nova exigência da Anvisa para os rótulos dos produtos industrializados. No programa, também vamos explicar a diferença entre alergia e intolerância alimentar, falar dos fatores que aumentam a chance de uma pessoa ser alérgica e dos alimentos que mais provocam alergia. 
Ligado em Saúde: Terça, 8h 
Quarta, 14h 
Domingo, 19h30 

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: O (Des) aprendizado de si
Uma mulher com pênis, um homem sem? Um menino vira mulher e namora uma menina que vira homem? Ela é ele? Ele é ela? ”Do choque inicial veio a motivação para o trabalho de doutorado sobre candidatos/as ao processo transexualizador em um serviço de um hospital público. 
Ciência & Letras: Domingo, 14h 
Segunda, 13h 
Quinta, 19h30 

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Joinville - SC 
Em Joinville, Santa Catarina, programas de saúde atendem moradores de rua por meio do Consultório de Rua, CAPS AD e o Centro POP Porto Seguro que, além do acolhimento, faz atendimento psicológico, oferece oficinas de artes, grupos de cidadania e cursos de jardinagem e paisagismo. Outro projeto que visa promover cidadania é o “Jovem Vencedor”, iniciativa da UBSF Jardim Sofia que visa combater a vulnerabilidade dos jovens do bairro, incentivando-os para a prática de esportes, promoção da cultura, convivência comunitária e cuidados com o meio ambiente, além de encaminhá-los ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h 
Sábado, 14h30 

Programa EM FAMÍLIA 
Tema: Festa de criança
Designer de festas infantis, Milena Orlando, e Shiley Oliveira, mãe da Nicole, de 9 anos, e da Isabel, de 7 anos, falam sobre o significado e a importância de se comemorar o dia do aniversário das crianças. 
Em Família: Quarta, 16h 
Domingo, 22h 

Programa UNIDIVERSIDADE 
Tema: Projeto Identidade
Uma exposição chamada Projeto Identidade fotografou artistas negros em imagens clássicas da cultura popular mundial, para nos fazer refletir sobre o porque praticamente não há representações da cultura negra em nossos ícones, e como isso influencia as nossas vidas, a sociedade, e principalmente, as famílias negras. 
Unidiversidade: Quinta, 16h 
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE 
Tema: Páscoa
No episódio dessa semana você vai conferir a receita do cheesecake de creme de avelã. Um ótimo pedido você fazer na páscoa. Além disso, temos dicas de saúde com a pediatra Maria Beatriz Eckhardt. 
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30 
Domingo, 13h30 

Programa FASE.DOC - ONU
Tema: A longa luta dos norte-coreanos por liberdade 
Da Coreia do Norte, uma jovem e corajosa mulher fala sobre sua fuga e sua determinação para acabar com o sofrimento que vivia neste país asiático – e os esforços para trazer os responsáveis à justiça. 
FASE.Doc: Terça, 18h 
Domingo, 20h

Programa FASE.DOC – ONU 
Tema: Especial retrata realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas 
Parte da série jornalística "Trabalho doméstico, Trabalho decente", este especial retrata a realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai na busca por direitos, respeito e dignidade. O documentário visibiliza oportunidades e desafios dos países para a promoção dos direitos econômicos e do empoderamento das mulheres. 
FASE.Doc: Terça, 18h 
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS 
Tema: Vamos falar de suicídio?
O psiquiatra, psicanalista e coordenador do grupo de pesquisa em prevenção ao suicídio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (ICICT), Carlos Estellita-Lins, a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Patrícia Fanteza, e a professora associada do Instituto de Medicina Social da UERJ, Maria Heilborn, conversam sobre um dos maiores tabus da sociedade, do mundo. Mas o silêncio que o rodeia faz cada vez mais vítimas em números assustadores. O suicídio mata 32 brasileiros por dia, segundo dados do CVV, associação que presta serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio. O programa aproveita o mês de campanha mundial sobre o tema e discute como diversos setores da sociedade atual lidam com o assunto. 
Sala de Convidados: Segunda, 21h 
Sábado, 15h 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE 
Tema: Políticas públicas para pessoas idosas
De acordo com o último levantamento do IBGE, hoje vivem no Brasil, 23 milhões de idosos e a estimativa é que nos próximos vinte anos, esse número seja três vezes maior. No programa de hoje você vai saber como o Brasil trata seus idosos. Será que a política nacional é cumprida na prática? E a saúde do idoso? Quais os reflexos do envelhecimento da população para o SUS? 
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30 
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA 
Tema: Refloresta
No começo dos anos 1980, agricultores do sul do Brasil, expulsos de sua região pelo latifúndio, chegaram à divisa do Acre com Rondônia para ocupar terras públicas. Enquanto tentaram reproduzir no norte os modelos de produção que utilizavam no sul, atravessaram um difícil período de pobreza e precariedade. Mas o aprendizado com extrativistas locais, a formação de uma associação e a reorientação radical da produção em direção ao extrativismo de produtos da floresta transformaram suas histórias. Em Nova Califórnia, Rondônia, vamos conhecer o projeto Reca, cooperativa que produz e comercializa em escala produtos da floresta amazônica. 
Curta Agroecologia: Segunda, 16h 
Sábado, 22h 

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis