sexta-feira, 28 de abril de 2017

Programação da Semana de 30 de abril a 06 de maio de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Racismo e Saúde Mental
O Brasil tem mais de 104 milhões de pessoas autodeclaradas negras. 52,9 % da população. É o país com o maior contingente de negros e negras fora da África. Mas nos indicadores sociais, essa parcela gigantesca da população aparece sempre em situação de desvantagem, em comparação à população branca. Isso quer dizer menos acesso à saúde, à educação, à moradia, à justiça, à renda. Tratamento diferenciado, discriminação, desvalorização. Tudo isso misturado tem um impacto psicológico que gera sofrimento e adoecimento. O episódio sobre Racismo e Saúde Mental conta com a participação do psicólogo e pesquisador, Pedro Almeida.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Betto Pereira – Do Maranhão para o Mundo
Consagrado no cenário musical maranhense, o cantor e compositor Betto Pereira decidiu apostar em outra forma de expressão artística. E entre uma pincelada e outra, foi criando seu próprio universo. De forma autodidata, desenvolveu um estilo próprio, com telas bem coloridas e que retratam suas referências de vida. Na carreira de Betto, música e artes plásticas andam sempre entrelaçadas. Mas o lado pintor virou referência, ultrapassou fronteiras e projetou o artista, desde a exposição “Pedalando Cores”, apresentada no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 2014.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           

Programa MINUTO FASE
Tema: Vamos falar sobre
A FMP/Fase abre as portas do campus para debater com a sociedade temas contemporâneos como o tempo na modernidade e os avanços tecnológicos. O projeto de extensão “Vamos Falar Sobre” prevê uma série de 5 encontros gratuitos, abertos ao público em geral, com mediação da psicanalista Virgínia Ferreira. As discussões acontecem sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês, entre os meses de março e agosto.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



Programa AO REDOR
Tema: Sustentabilidade
O episódio apresenta três projetos de agências da ONU que aliam conservação ambiental e geração de renda: ecoturismo, na República Dominicana, produção de cacau orgânico, em São Tomé e Príncipe, e um programa de preservação florestal em Samoa.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – ARTE & CULTURA – TRIBO DE GONZAGA
SEGUNDA – EM QUESTÃO – SÍNDROME CONVERSIVAS
TERÇA – ARTE & CULTURA – ETNOLOGIAS CULINÁRIAS
QUARTA – EM QUESTÃO –EQUIDADE
QUINTA – ARTE & CULTURA – CANTO LÍRICO
SEXTA – EM QUESTÃO – DEPRESSÃO
SÁBADO – ARTE & CULTURA – SOB EFEITO  
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: O mar do pré-sal
O petróleo descoberto abaixo da camada de sal do Oceano Atlântico, a sete quilômetros de profundidade, é visto como uma riqueza capaz de transformar a vida dos brasileiros. No país inteiro, começou uma discussão sobre o aproveitamento desses recursos. A Convenção do Mar estabelece que um país só pode exercer o direito de exploração da plataforma continental, e de seu subsolo, até um limite de 200 milhas náuticas a partir da base. A descoberta no pré-sal fez com que a ONU desse sinal verde para o Brasil incorporar, para além das 200 milhas, mais 712 mil quilômetros quadrados de extensão. Um aumento de vital importância para o país, mas que também aumenta a responsabilidade dos brasileiros contra acidentes e na preservação ambiental. Mas o que existe nas águas profundas do nosso oceano? Que recursos naturais temos para preservar? O Censo da Vida Marinha mostrou que só conhecemos 1% do que existe em nossos mares.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Depois da cirurgia bariátrica
A cirurgia não se encerra em si mesma. Uma rotina de disciplina, equilíbrio e cuidados específicos é fundamental para a manutenção dos resultados. Perder dezenas de quilos, recuperar a autoestima e incorporar, na rotina, hábitos saudáveis e esportes. Todas essas são conquistas comuns a pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica (popularmente conhecida como redução de estômago) e hoje têm uma história de sucesso para contar. O procedimento não deve ser encarado como o último passo na busca por qualidade de vida. A redução de estômago é só a primeira etapa no processo de emagrecimento e apenas ela não resolve o problema. É preciso que o paciente passe por uma reeducação alimentar e comportamental completa. A apresentadora Marcela Morato conversa com o chefe do programa de cirurgia bariátrica da SES-RJ, Dr. Cid Pitombo, sobre o depois dessa cirurgia.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: O Segundo Armário
O livro "O Segundo Armário: diário de um jovem soropositivo" foi escrito sob o pseudônimo de Gabriel Abreu, após o autor experienciar situações de preconceito e por receio de conversar sobre o assunto com as pessoas mais próximas. Estas também foram razões para o título do livro, o que denota a omissão de sua homossexualidade. Para falar sobre a publicação, o apresentador Renato Farias conversa com o autor, Salvador Correa, e com o ator e educador, Angelo Mayerhofer.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Muqui – Cachoeiro do Itapemirim - ES
Crescer com Saúde, uma experiência em educação nutricional é uma projeto que acontece em escolas municipais de Muqui-ES para o controle da obesidade infantil. As mudanças geradas na merenda e nas cantinas escolares estão ajudando a melhorar hábitos alimentares nas crianças e em suas famílias. Em Cachoeiro do Itapemirim, a realidade dos que têm dificuldades de locomoção mudou. O projeto IR e VIR Transporte Solidário oferece atendimento especial para os cadeirantes do município, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência e contribui para sua inclusão social e exercício da cidadania.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Ausência paterna  
Muitas vezes, a criança que é criada sem referencial masculino pode se tornar aversiva às ordens dadas por representantes femininos e outras figuras de autoridade. O modelo masculino se faz essencial na formação da personalidade da criança e do adolescente. É necessária uma figura de referência e de valores que possa criar um vínculo de afeto e estabelecer parâmetros de comportamento à criança. Este modelo pode não ser o pai biológico, mas outra figura masculina que dê este suporte, como um avô, um tio, o padrasto, por exemplo. É o caso de muitas mães que criam seus filhos longe deste pai biológico e que, no entanto, são crianças e adolescentes saudáveis por terem encontrado um outro modelo de referência. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com o servidor público, Luiz Antônio França; a especialista em atendimento, Alessandra Galvão; e com a psicanalista, Maria Prisce Cleto Chaves sobre essa ausência paterna.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           






Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Diálogos
O programa acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e vai discutir sobre o que está em jogo na hora de dialogar com alguém. A importância de escutar, sentir, falar e transformar na hora de conversar com uma pessoa. Como o diálogo surgiu e a dificuldade dele estar no nosso dia a dia.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30




Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Lanche saudável e “Doutor Google”
No programa desta semana iremos mostrar que a criança pode ajudar a preparar o seu lanche, de maneira saudável. O episódio apresenta 3 receitas muito boas que você pode fazer em casa com o seu pequeno. Sabia que o Google realizou uma pesquisa e divulgou 20 perguntas mais buscadas na internet quando o assunto é criança? O Histórias de Mãe levou essas perguntas para a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt responder.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Imprudência nas estradas: um assassino global
A imprudência no trânsito faz vítimas nas proporções de uma epidemia global: todos os anos, mais de 1,5 milhão de pessoas morrem nas estradas. Especialistas já descobriram meios de reduzir mortes e acidentes, mas será que estamos dispostos a mudar? Confira no documentário da TV ONU.

Tema: “O morador de rua não precisa só de comida, precisa de saúde e educação”
A falta de acesso a moradia é um drama crescente em todo o mundo. Neste 20 de fevereiro, que marca o Dia Mundial da Justiça Social, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) aborda o tema com uma reportagem produzida no Rio de Janeiro, onde cerca de 15 mil pessoas vivem sem acesso a moradia, segundo a Prefeitura do Rio.

Tema: Canadá: uma história de violência
O Canadá está passando por uma crise pouco divulgada. Desde 1980, mais de 1,1 mil mulheres e meninas indígenas foram assassinadas ou estão desaparecidas. O assassinato brutal de uma criança de 15 anos uniu a nação contra esse tipo de violência.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h



Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Reforma na previdência
A proposta de Emenda Constitucional 287/2016 ou “Reforma da Previdência” como é conhecida, apresentada pelo governo Michel Temer, tem dado o que falar. Foram décadas para se chegar ao modelo em vigor hoje, que mesmo com seus desajustes, permite ao segurado usufruir do benefício conquistado com a contribuição ao longo de sua vida de trabalho. O apresentador Paulo Bellardi conversa com a presidente da Comissão da Previdência Social da OAB/RJ, Suzani Ferraro e a doutora em Estudos Populacionais e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano sobre as propostas da emenda, a recente flexibilização do governo, o impacto das possíveis mudanças previstas na vida das pessoas e muito mais.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Rio São Francisco – Margens em tensão
O programa vai falar sobre os impactos gerados pelas obras de transposição do Rio São Francisco em cinco estados nordestinos. A Fiocruz Pernambuco reuniu em um seminário pesquisadores em saúde, acadêmicos e representantes de diversas comunidades atingidas pelos canais do projeto.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Chapada do Apodi – Morte e Vida
O episódio conta a história de trabalhadores rurais que vivem na Chapada do Apodi e que desenvolveram vários tipos de câncer por trabalharem com veneno.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis