sexta-feira, 26 de maio de 2017

Dependência Química é tema de pós-graduação na Fase

A dependência química é uma doença complexa. A temática deve ser trabalhada não somente pela saúde, mas em conjunto com a educação, assistência social, segurança pública, dentre outros segmentos, pois as causas são multifatoriais e os profissionais precisam estar capacitados para trabalhar desde a prevenção ao uso de drogas até a reabilitação, nas diversas esferas. Nesse contexto, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) lança o curso de pós-graduação em Dependência Química.

O curso tem o objetivo de formar especialistas que possam atuar de forma humanizada e interdisciplinar na prevenção, promoção da saúde, tratamento e reabilitação. É uma pós-graduação voltada para todos os profissionais graduados que trabalham com dependência química ou que desejam atuar direta ou indiretamente na área.

“Apesar do estreitamento entre a dependência química e a violência, vale destacar que nem todos os dependentes químicos promovem violência na sociedade. Muitas vezes, isso se torna um estigma que leva a sociedade a ter uma visão preconceituosa do dependente químico, esquecendo que a dependência química é uma doença que necessita de tratamento”, explica Sônia Paiva, coordenadora do curso de pós-graduação em Dependência Química da FMP/Fase.

Com o constante aumento no índice de dependentes químicos, o profissional especializado em dependência química atua na assistência, tanto no âmbito público como no privado, além do terceiro setor. O número de profissionais especializados não é suficiente para atender às demandas dos serviços e usuários. Os especialistas poderão atuar na educação com ações de prevenção, na assistência social com ações de redução de danos e na área de saúde, com múltiplas ações desenvolvidas em serviços como CAPS, Consultório na Rua, nas comunidades, unidades de PSF, unidades de atendimento intermediário, emergências, clínicas especializadas, ONGs, Comunidades Terapêuticas, em empresas e consultórios.    

“O enfrentamento às drogas somente é possível de forma integrada e coordenada entre serviços púbicos e privados. Considerando que esse enfrentamento requer o desenvolvimento de competências específicas para tal, o curso proposto vem oferecer conhecimento especializado para atuação e manejo da dependência química, preenchendo uma lacuna existente em relação à formação específica”, destaca.


A pós-graduação em Dependência Química da FMP/Fase está prevista para ter início em setembro deste ano. Outras informações sobre o curso e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis