segunda-feira, 26 de junho de 2017

Receitas mais leves nas festas juninas


As festas juninas, que são sinônimos de boa comida, também podem ter opções saudáveis no cardápio. Como as três receitas light para iguarias tradicionais como canjica, curau e quentão, selecionadas pela nutricionista Brigitte Olichon, professora de Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase-RJ):

 

Canjica com metade de calorias

Ingredientes: 500g de canjica; 6 xícaras de chá de leite desnatado; 2 colheres de sopa de amido de milho; 2 pedaços de canela em pau; 6 colheres de sopa de adoçante culinário; 5 cravos da Índia; casca de 1/2 laranja ou limão.

 Modo de preparo: Deixe o milho para canjica de molho em água por 24 horas. Escorra, coloque na panela de pressão e acrescente 2 litros de água, a canela, o cravo e a casca de laranja. Deixe cozinhar na pressão por 40 minutos. Deixe sair toda a pressão da panela. Abra e escorra a água, retire os cravos, a canela e a casca da laranja. Reserve. Em uma panela adicione o leite, o amido de milho e o adoçante culinário. Misture bem até dissolver todo o amido de milho. Em seguida, adicione o milho para canjica reservado e cozinhe por 10 minutos mexendo sempre. Antes de desligar o fogo, teste o doce. Se precisar adicione mais um pouco de adoçante e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.

 
• Rende 20 porções. Cada porção tem 100 calorias, metade das 200 da receita tradicional, segundo Brigitte Olichon.

 

Curau 

Ingredientes: 2 latas de milho cozidas no vapor; 1 litro de leite desnatado; 3/4  xícara (chá) de adoçante culinário; 1 pitada de sal; e canela em pó a gosto.

Modo de preparo: Escorra o milho. No liquidificador, junte o milho escorrido e o leite. Bata por 4 minutos. Coe esse caldo. Leve o caldo a uma panela, adicione o adoçante e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em 10 tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente ou frio.

• Cada porção tem apenas 70 calorias, enquanto o prato original possui 170, de acordo com a nutricionista.

 

Quentão 

Ingredientes: 3 colheres de sopa de adoçante culinário; sumo de 1 limão; casca de 1 laranja (sem a parte branca para não ficar amargo); 4 rodelas de gengibre; 4 unidades de cravos da Índia; 2 paus de canela; 1/2 copo de suco de maçã (100ml); 2 copos de água (500ml).

Modo de preparo: Junte o adoçante, o limão, casca da laranja, o gengibre, a canela e o cravo, em uma panela. Leve ao fogo brando e misture até dissolver o adoçante. Adicione o suco de maçã e a água. Ferva por 10 minutos. Sirva bem quente.

 
• A receita rende 4 porções. Cada porção tem apenas 25 calorias, já o quentão tradicional tem 120, como explica a professora da FMP/Fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis