quarta-feira, 12 de julho de 2017

Fase promove capacitação de cozinheiros que atuam na rede pública de ensino


A primeira turma do curso de capacitação para cozinheiros que atuam na rede pública de ensino de Petrópolis, promovido pela Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, terminou os estudos no último dia 05. Cozinheiros de diferentes unidades de educação da cidade foram capacitados a manipular os alimentos com segurança, aplicando as boas práticas higiênico-sanitárias, além de aprenderem a utilizar os alimentos de forma integral, preservando ao máximo os nutrientes e adquirindo informações de como higienizar as hortaliças de forma correta e segura para o consumo.
“Diversas pesquisas demonstram que a sanitização e a manipulação de alimentos em escolas frequentemente são inadequados, em especial a higienização das mãos do manipulador e dos alimentos, bem como o controle de temperatura e condições de estocagem. O adequado treinamento dos manipuladores de alimentos tem sido identificado como o principal fator de controle da segurança sanitária de alimentos em escolas”, explica Caroline Geoffroy, professora do curso de Nutrição da FMP/Fase.

O curso foi realizado no Laboratório de Técnica Dietética da FMP/Fase e abordou temas importantes para o conhecimento das merendeiras que atuam no contato direto com a alimentação das crianças que estudam na rede pública de ensino do município, como casos da doença celíaca e da intolerância à lactose, estando preparadas para elaborar receitas considerando tais restrições alimentares.
“Nosso interesse em capacitar os cozinheiros da rede pública é atender tanto o nosso público dos Centros de Educação Infantil, quanto o público das unidades escolares de maneira geral, que tenham intolerância à lactose e ao glúten. Temos alguns casos na rede e sentimos a necessidade de capacitar os nossos cozinheiros. Esse curso será oferecido para várias turmas com 20 alunos, para que possamos capacitar em torno de 400 a 500 cozinheiros da rede. Nossa intenção é formar novas turmas e oferecer também outros cursos na área de Nutrição e Gastronomia”, frisa Márcia Regina Cardoso, diretora do Departamento de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos tiveram aula teórica sobre Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos, com aulas práticas para desenvolverem receitas para celíacos e intolerantes à lactose, aproveitamento integral de alimentos e higienização de hortaliças.

“Aprendemos muito sobre o grande valor nutricional que os alimentos têm e que muitas vezes a gente acaba jogando esses produtos fora, por acharmos que não têm muita importância. No decorrer do curso, pude aprender algumas receitas que posso colocar em prática no dia a dia. Foi um desafio lançado e, agora, mãos à obra”, destaca Carlos Augusto da Silva, cozinheiro da Escola Municipal Professor Flávio Maciel.
A capacitação dos cozinheiros também favorece a disseminação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos do 5º e 6º períodos do curso de Nutrição da FMP/Fase, que participam do projeto. “Montamos receitas com o objetivo de reaproveitar totalmente os alimentos, muitas vezes descartados, como os talos e as cascas, que podem ser reaproveitados de outra forma, evitando o desperdício. Escolhemos receitas de biscoito de laranja, que utiliza a casca da fruta, bolo de casca de banana, salpicão com a casca da melancia, entre outras”, avalia Bruna Paulino Cardoso, aluna de Nutrição da FMP/Fase.
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis