sexta-feira, 4 de agosto de 2017

FMP/Fase promove 1ª Semana de Psicologia sobre as áreas de atuação profissional


Com o objetivo de discutir a formação em Psicologia e a Psicologia como profissão, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou a primeira semana de Psicologia da instituição. Nos dias 03 e 04 de agosto, profissionais e acadêmicos participaram de palestras, minicursos e debates sobre importantes temas que envolvem a identidade sexual, Psicologia Clínica, as Substâncias Psicoativas, Psicologia Organizacional e do Trabalho.

“Gostaria de parabenizar a instituição por ter a coragem de trazer um tema tão atual e complexo para debate, pois existem conflitos na compreensão do que é a identidade sexual de cada um. Essa temática precisa ser discutida com todas as pessoas da  sociedade, porque é uma realidade que perpassa as famílias, os grupos sociais, o sujeito com ele mesmo, nas suas descobertas, no seu percurso e na construção da sua própria identidade”, destaca Marília Antunes Dantas, psicóloga que ministrou a palestra sobre identidade sexual.

A psicóloga frisa, ainda, que ao falar de afetos o indivíduo carrega uma perspectiva que, de certa forma, ao longo do processo desse fenômeno tem havido desconstruções de algumas verdades, como por exemplo, a associação da orientação afetiva ligada, única e exclusivamente, ao sexo biológico. “De repente, estamos vendo esta ruptura e precisamos falar sobre ela, não tratá-la como patologia, mas como variações dentro daquilo que é o universo humano, a riqueza dos afetos, que é a riqueza da identidade e dos sentidos”, salienta.

Durante o evento foram oferecidos Minicursos sobre Autoestima, Introdução à Logoterapia e a Psicologia no Cinema. Todos os temas abordados durante a Semana de Psicologia da FMP/Fase colocaram em destaque a importância da atuação dos psicólogos na sociedade e a necessidade de refletir sobre as abrangentes áreas de mercado para atuação dos profissionais.

“Com a realização do evento, a gente tem a oportunidade de discutir sobre temas importantes e atuais. É necessário ressaltarmos a importância dos profissionais da área de psicologia e mostrar às pessoas o quanto é importante que elas procurem um profissional, que busquem ajuda, sobretudo no mundo como o de hoje, tão conturbado, tão difícil, com tantas fontes de sofrimento e descontentamento. Então, eu gostaria de deixar claro que nós psicólogos e psicanalistas, não estamos ali só quando a pessoa está em uma crise profunda, mas que ela também possa nos procurar assim que sentirem que esteja acontecendo algo diferente, porque quanto mais rápido ela nos procura, mais fácil é o processo do tratamento", explica a psicanalista Virgínia Ferreira da Silva, professora do curso de Psicologia da FMP/Fase e Coordenadora de pós-graduação em Psicologia Clínica com Ênfase em Perspectivas Breves.

A FMP/Fase deu início à segunda turma do curso de Psicologia, turno diurno, aprovado pelo MEC, com nota máxima - conceito 5. Os estudantes da área de Psicologia da Fase contam com o importante diferencial da formação generalista, pois o curso oferece 5 das 6 ênfases profissionais, são elas: Avaliação Diagnóstica; Clínica; Educação; Gestão; e Prevenção e Promoção da Saúde. 

"Os temas abordados durante o evento foram escolhidos por nós, alunos do 2º período, então está sendo muito gratificante poder participar. São assuntos que estão à margem e a sociedade às vezes acaba não discutindo. Com a oportunidade de conhecer melhor cada tema, poderemos passar nossos conhecimentos a outras pessoas. Por enquanto, é tudo muito novo para mim, mas quando chegar lá na frente, acredito que a dificuldade de compreensão vai ser bem menor e o conhecimento enorme", frisa Sara Cabral, aluna de Psicologia da FMP/Fase.

A Fase também oferece educação continuada com cursos de Especialização em Psicologia Clínica, MBA em Gestão de Pessoas e Residência Multiprofissional em Atenção Básica na área de Psicologia.


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis