terça-feira, 1 de agosto de 2017

FMP/Fase realiza semana de Capacitação Docente com foco na Educação Superior do século XXI


Neste ano, em que a Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora seu cinquentenário, a Direção da instituição determinou como marco a reformulação do Programa de Desenvolvimento Docente, que tem como tema central “A Educação Superior no Século XXI”. Ao longo da última semana, o corpo docente da FMP/Fase participou de atividades de capacitação promovidas pelo Núcleo Pedagógico (Nuped) da instituição de ensino, em parceria com as coordenações dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

“Nesse encontro é possível fazer algumas provocações aos professores e, a partir delas, é que eles são capazes de mudar, adequar e modernizar cada vez mais seus currículos, entendendo que o currículo é exatamente esse conjunto de situações que permitem o ensino, a aprendizagem e a avaliação como o grande balizador desse processo”, destaca Claudia Vasconcellos, assessora acadêmica da FMP/Fase.

Para compor a semana de capacitação docente, o Nuped organizou um portfólio de oficinas com o objetivo de aproximar e desenvolver vários subtemas, promovendo a construção coletiva de um novo olhar sobre a aprendizagem e também a criação de produtos que serão utilizados no cotidiano das práticas didático-pedagógicas na FMP/Fase.

“As oficinas de “Acolhimento e Empatia” e “Aprendendo a lidar com o sofrimento extremo” foram muito produtivas. Nós estamos em um momento onde está se mudando o paradigma. Nós temos uma geração nova, completamente diferente da geração dos professores. É a geração que nasceu agora nos anos 90 e que a gente precisa cuidar. Por isso, tivemos essa reflexão que começou no primeiro semestre e está continuando no segundo. As outras oficinas dizem respeito a uma prática que tem que ser inovadora, porque os alunos de hoje são muito mais ativos”, explica a professora Maria Thereza de Sá Earp, pedagoga da FMP/Fase

São muitos os desafios que o ensino superior enfrenta para se adequar à velocidade que os canais de informação e de acesso ao conhecimento oferecem como ferramentas para aprendizagem no século XXI. A FMP/Fase, ciente das mudanças e dos avanços que a tecnologia proporciona, está investindo na capacitação do seu corpo docente para que o modelo adotado em sala de aula para a troca de conhecimentos possa garantir a formação de excelência dos seus alunos. 

“Eu acredito que esse momento de encontro e atualização é muito positivo. A gente tem a possibilidade de refletir sobre as nossas ações como professores e de entrar em contato com novas formas de avaliação, que fogem um pouco àquelas que são mais convencionais, o que torna o processo de ensino mais rico, a meu ver, e proporciona uma apreciação do processo de aprendizado do aluno de maneira mais completa”, ressalta a professora Eliane Dantas, enfermeira docente na disciplina de Fisiologia e Fisiopatologia e Biologia Molecular da FMP/Fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis