Neste ano, em que a Faculdade de Medicina de Petrópolis comemora
seu cinquentenário, a Direção da instituição determinou como marco a
reformulação do Programa de Desenvolvimento Docente, que tem como tema central
“A Educação Superior no Século XXI”. Ao longo da última semana, o corpo docente
da FMP/Fase participou de atividades de capacitação promovidas pelo Núcleo
Pedagógico (Nuped) da instituição de ensino, em parceria com as coordenações
dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.
“Nesse encontro é
possível fazer algumas provocações aos professores e, a partir delas, é que eles
são capazes de mudar, adequar e modernizar cada vez mais seus currículos,
entendendo que o currículo é exatamente esse conjunto de situações que permitem
o ensino, a aprendizagem e a avaliação como o grande balizador desse processo”,
destaca Claudia Vasconcellos, assessora acadêmica da FMP/Fase.
Para compor a
semana de capacitação docente, o Nuped organizou um portfólio de oficinas com o
objetivo de aproximar e desenvolver vários subtemas, promovendo a construção
coletiva de um novo olhar sobre a aprendizagem e também a criação de produtos
que serão utilizados no cotidiano das práticas didático-pedagógicas na
FMP/Fase.
“As oficinas de
“Acolhimento e Empatia” e “Aprendendo a lidar com o sofrimento extremo” foram
muito produtivas. Nós estamos em um momento onde está se mudando o paradigma.
Nós temos uma geração nova, completamente diferente da geração dos professores.
É a geração que nasceu agora nos anos 90 e que a gente precisa cuidar. Por isso,
tivemos essa reflexão que começou no primeiro semestre e está continuando no
segundo. As outras oficinas dizem respeito a uma prática que tem que ser inovadora,
porque os alunos de hoje são muito mais ativos”, explica a professora Maria
Thereza de Sá Earp, pedagoga da FMP/Fase
São muitos os desafios que o ensino superior enfrenta para se adequar à
velocidade que os canais de informação e de acesso ao conhecimento oferecem
como ferramentas para aprendizagem no século XXI. A FMP/Fase, ciente das
mudanças e dos avanços que a tecnologia proporciona, está investindo na
capacitação do seu corpo docente para que o modelo adotado em sala de aula para
a troca de conhecimentos possa garantir a formação de excelência dos seus
alunos.
“Eu acredito que esse momento de
encontro e atualização é muito positivo. A gente tem a possibilidade de
refletir sobre as nossas ações como professores e de entrar em contato com
novas formas de avaliação, que fogem um pouco àquelas que são mais convencionais,
o que torna o processo de ensino mais rico, a meu ver, e proporciona uma
apreciação do processo de aprendizado do aluno de maneira mais completa”, ressalta
a professora Eliane Dantas, enfermeira docente na disciplina de Fisiologia e
Fisiopatologia e Biologia Molecular da FMP/Fase.
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Departamento de Comunicação Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis